7 estratégias para ganhar o respeito do seu filho

08 Setembro, 2018
A compreensão do que significa a conduta respeitosa não é algo que surge naturalmente nas crianças. Veja 7 estratégias para ganhar o respeito do seu filho.

De fato, as crianças precisam que os adultos lhes ensinem o que significa respeitar os demais. Se você quiser ganhar o respeito do seu filho terá que ensiná-lo.

As crianças estão expostas a uma variedade de exemplos em que a falta de respeito é a tônica comum. Todos os dias, as crianças podem ver nos programas de televisão e nos filmes o uso de palavrões, violência e desrespeito.

Inclusive naqueles que supostamente são para crianças ou que estão classificados como adequados para elas. Por isso é tão importante que os pais sejam proativos na hora de educar as crianças sobre o respeito.

Crie regras sobre o respeito

As regras da casa devem incluir normas sobre o comportamento respeitoso. Além de discutir a importância de usar palavras gentis, é necessário falar sobre o que significa respeitar o espaço e a propriedade pessoal de outras pessoas. Além disso, é essencial que todas as regras da casa incentivem um comportamento respeitoso.

Também é importante deixar claro o que irá acontecer se ocorrer algum desrespeito. Não se deve aceitar uma falta de respeito, nem considerá-la como algo normal. É necessário agir de forma coerente.

Explique o que é um comportamento desrespeitoso

As crianças não podem saber por si mesmas o que se considera uma falta de respeito a menos que seja explicado a elas. Para fazer isso, sempre que surgir a oportunidade, você deve explicar o que é uma falta de respeito. Tanto se se tratar de um comportamento da criança quanto de um comportamento externo.

Sendo coerentes e tratando-as com respeito, as crianças vão aprender a reconhecer os sinais verbais e não-verbais do desrespeito.

Procure momentos para conversar e ensinar sobre o respeito

Antes de enfrentar novas situações, fale com o seu filho sobre o que se supõe ser um comportamento respeitoso em cada ambiente ou situação, uma vez que nem em todos são necessários os mesmos comportamentos ou se espera o mesmo das pessoas.

É importante treinar a criança para que saiba se comportar adequadamente em cada momento e lugar. Não espere que por si mesma ela saiba o que deve fazer, nem que seja capaz de inferir as lições aprendidas a partir de situações anteriores. Algumas questões de respeito são gerais, mas outras não.

o respeito

Não permita que questione suas decisões

Não permita que seu filho interrompa conversas de outras pessoas, especialmente de adultos. Além disso, não se pode deixar que critique suas decisões como pai ou mãe.

Se questiona suas decisões ou exige saber sobre o que você está conversando, lembre-o que este é um problema de adultos, que não lhe diz respeito.

Fortaleça seus comportamentos respeitosos

Para que seu filho aprenda como deve se comportar de uma forma respeitosa, é importante que saiba quando está agindo corretamente.Assim como você mostra quando ele faz algo errado.

Para isso, reforce todos os comportamentos respeitosos do seu pequeno com elogios. Não se trata de estar constantemente falando como ele está se comportando bem. Basta fazer isso algumas vezes. Mas, atenção! Não o recompense com prêmios.

Ofereça um modelo de respeito para seu filho

Assim como em todas as aprendizagens que as crianças devem realizar, o exemplo dos pais é fundamental. Além de tratar o filho de maneira respeitosa sempre, é necessário que a criança veja que seus pais se comportam de maneira respeitosa com os demais.

A maneira de se relacionar com seu parceiro, com seus pais, com seus sogros, com seus vizinhos ou com pessoas que você não conhece diz mais à criança sobre o respeito do que qualquer lição. Mostre ao seu filho como tratar as pessoas com bondade e respeito e você praticamente não vai precisar censurá-lo por nenhum comportamento desrespeitoso.

o respeito

Aplique as consequências quando for necessário

Quando uma criança já reconhece um comportamento desrespeitoso, porque você já falou sobre isso com ela, não se deve permitir que tal comportamento se repita. Portanto, é preciso aplicar as consequências anunciadas anteriormente.

Dar um tempo para a criança refletir pode ser uma forma de agir adequada perante um comportamento desrespeitoso. Tirar algum privilégio também pode ser uma maneira eficaz de lidar com o desrespeito em crianças mais velhas e adolescentes.