As fases da escrita infantil

· 18 de abril de 2018
Aprender a escrever é fundamental para as crianças, já que lhes permite expressar suas primeiras ideias. E, como em todo processo de aprendizagem, é fundamental que você guie seus filhos e ofereça sua ajuda.

As fases da escrita infantil configuram um processo de desenvolvimento no qual você deverá apoiar seu filho à medida que ele evolui nessa aprendizagem.

Durante esse período, os pais e professores têm um papel importante, já que serão os responsáveis por facilitar a aprendizagem da escrita pelas crianças. Esse tipo de ensinamento começa por volta dos 3 anos de idade. Apesar disso, no primeiro ano de vida a criança já faz seus primeiros rabiscos.

Aproximadamente aos 5 anos ela vai aprender a identificar e desenhar as letras. Ao passo que aos 6 anos já saberá escrever sílabas. Com 7 anos de idade, a criança vai começar a escrever com mais facilidade diferentes tipos de texto, tanto dentro quanto fora da sala de aula.

Uma aprendizagem constante

Você deve ter em mente que se trata de uma aprendizagem constante. Além disso, não podemos nos esquecer de que nem todas as crianças aprendem a escrever na mesma idade.

Para as crianças, a escrita é uma ferramenta valiosa que lhes permitirá se expressar e se comunicar. A aprendizagem depende tanto do desenvolvimento das habilidades motoras finas quanto das habilidades motoras grossas.

Nesse período, seu filho vai aprender a segurar o lápis e adotar uma postura correta, além de controlar os músculos do pulso e dos dedos.

escrita infantil

Com prática, a criança vai conseguir controlar a força com que segura o lápis, seguir a direção das linhas e articular os movimentos. Com um pouco mais de tempo, vai conseguir fazer letras legíveis e coerentes.

Outra informação importante é que, aproximadamente 85% das crianças usam a mão direita para escrever. Normalmente, elas fazem essa escolha de maneira natural entre os 3 e os 6 anos de idade.

Paralelamente, é possível que durante esses 3 anos elas utilizem ambas as mãos. Na maioria dos casos, determinam sua preferência a partir dos 6 anos de idade.

As fases da escrita infantil

Vamos analisar a seguir as fases da escrita infantil pelas quais seu filho vai passar:

1. Rabiscos

Os rabiscos são um conjunto aleatório de traços no papel. Os primeiros traços que seu filho vai fazer serão grandes, circulares e aleatórios. Nessa fase inicial, os rabiscos já são significativos, pois a criança os usará para mostrar ideias.

escrita infantil

2. Símbolos e números

Na segunda fase da escrita infantil, a criança vai começar a fazer os primeiros símbolos e escrever os primeiros números.

3. Sequência de letras

Depois de concluída a fase anterior, seu filho vai começar a escrever algumas sequências de letras legíveis. A criança, então, vai desenvolver a consciência da relação entre som e símbolo, embora normalmente suas relações não coincidam com a maioria dos sons.

É comum que, nessa terceira fase, a criança escreva com letras maiúsculas e que não deixe espaço entre as letras.

4. Diferença de sons

Na fase seguinte, seu filho vai começar a reconhecer as diferenças entre uma letra e uma palavra. Sua mensagem terá sentido e coincidirá com as imagens, especialmente quando a própria criança escolher o tema. Apesar disso, ela ainda não vai deixar espaço entre as palavras.

5. Espaços e sinais de pontuação

Nessa fase, criança vai começar a deixar espaços entre as palavras. Frequentemente ela vai combinar letras maiúsculas e minúsculas nos seus escritos. Além disso, ela vai começar a usar os sinais de pontuação. Geralmente, vai escrever orações com a finalidade de expressar suas ideias.

6. Sons

Nessa sexta fase, seu filho vai conseguir soletrar de maneira correta algumas palavras reconhecíveis, como podem ser os nomes dos membros da família ou alguns objetos de casa.

A criança vai começar a diferenciar os sons das palavras e sua escrita vai se tornar bem legível.

7. Fase transicional

Nessa fase de transição, a escrita será legível e parecida com a ortografia convencional. Seu filho vai intercalar palavras e vai conseguir assimilar padrões de letras comuns.

8. Ortografia padrão

Na última fase da escrita infantil, a criança vai conseguir soletrar a maioria das palavras de forma correta e desenvolver a compreensão de algumas palavras.

Por fim, é necessário ter consciência de que aprender a escrever é um processo que flui gradualmente, no qual todas as fases estão conectadas entre si.

Conforme seu filho tiver mais tempo para explorar e experimentar a escrita, você vai começar a observar evidências de evolução nesse processo.