8 benefícios de tocar bateria para as crianças

· 10 de outubro de 2018
Na última década, a pesquisa sobre como a música está associada ao desenvolvimento da plasticidade e funcionalidade do cérebro tem se intensificado.

A música proporciona uma melhora nas habilidades de linguagem, memória e comportamento. Aprender a tocar bateria, por exemplo, pode melhorar as habilidades das crianças. O que você está esperando para que seu filho ou sua filha comece a aprender?

Durante a fase de crescimento dos pequenos, é muito comum que ele vá se interessando por diversas atividades relacionadas à sua personalidade ou ao seu ambiente. Por isso, é importante inseri-los no mundo da música desde pequenos.

Certamente, os pais que não têm qualquer ligação com esse mundo normalmente são surpreendidos quando um de seus filhos escolhem um instrumento musical como um passatempo.

No entanto, a criança acertou em cheio em sua decisão devido aos vários benefícios que tocar um instrumento pode trazer.

Entre esses benefícios, temos: melhorar as habilidades de aprendizagem e linguagem, favorecer a concentração, evitar a depressão e até desenvolver um vocabulário mais amplo.

Tocar bateria realmente traz benefícios?

tocar bateria

Os instrumentos que as crianças mais escolhem são o violão, o piano e a bateria. Um momento! A bateria? Certamente, mais de uma mãe já perguntou ao filho se esse é o instrumento que ele realmente quer.

Não é para menos. Muitos pais já imaginam o “escândalo” em casa ou as reclamações dos vizinhos por causa do barulho. Mas não precisa ter medo.

Qualquer instrumento musical, e especialmente a bateria, é um excelente aliado quando se trata de melhorar as habilidades motoras e a capacidade mental das crianças. Apesar do barulho, os resultados valerão a pena.

8 benefícios para as crianças de aprender a tocar bateria

Quando os pequenos da casa optam pela bateria como um instrumento musical, os benefícios obtidos são muitos. Entre os mais destacados podemos listar os seguintes:

1. Melhora a coordenação física e mental

Este instrumento de percussão é um excelente exercício de coordenação motora, já que as crianças devem, literalmente, bater no instrumento para combinar sons e criar ritmos.

2. Ajuda na capacidade de expressão

Para tocar este instrumento, é necessário mexer as mãos e os pés.

Manter o corpo todo em movimento faz com que o seu pequeno fique cheio de energia e se sinta livre para se expressar tanto fisicamente quanto emocionalmente.

3. Inibe os impulsos agressivos

A energia que o seu filho deposita durante o treino com a bateria faz com que o seu humor melhore.

Ao mesmo tempo, proporciona que os estados de raiva ou ansiedade sejam minimizados e/ou eliminados de forma proativa.

4. Aumenta a capacidade de concentração e atenção

Para tocar bateria, é necessário uma coordenação especial. Pois, durante a execução, uma mão é usada para um padrão e a outra para o ritmo.
Pouco a pouco, seu filho irá melhorar a concentração e a atenção. Por sua vez, isso reflete nas suas habilidades de leitura e escrita.

5. Estimula a criatividade

A prática da bateria também pode aumentar significativamente a criatividade da criança ao explorar e encontrar novos ritmos.

6. Melhora as habilidades sociais

Ao fazer parte de um grupo onde cada um é uma peça importante do todo, a criança desenvolve mais empatia e melhora a comunicação com os demais ao seu redor.

Estar cercado de diferentes colegas da escola ou da banda, certamente, permitirá que ele desenvolva uma melhor interação com as pessoas.

7. Melhora os reflexos

Como a bateria é a parte energética das músicas, exigirá movimentos rápidos das mãos e dos pés. Portanto, isso faz com que o reflexo e a visualidade espacial sejam aperfeiçoados.

8. Aprendizagem de perseverança e disciplina

Fortalece o compromisso de aprender, ir aos ensaios e praticar em casa. Isso acontece principalmente com crianças que escolheram tocar bateria voluntariamente.

tocar bateria

Diferentes estudos revelaram que um baterista pode desenvolver um físico e condições semelhantes a um jogador de futebol.

Como você viu, não há dúvida sobre todas as contribuições que a bateria pode trazer para as crianças.

Este instrumento energético permite que nossos filhos tenham maior expressão e melhor desenvolvimento motor.

O importante é não forçar o seu filho e apoiá-lo se ele decidir seguir profissionalmente no mundo da música em vez de impor uma disciplina rigorosa. O mesmo se aplica se ele só quiser fazer esta atividade por hobby.

Independentemente da escolha, sem dúvida, seu corpo vai ser beneficiado com todas as vantagens que tocar este instrumento de percussão pode trazer.