Benefícios das artes plásticas para as crianças

· 19 de outubro de 2018
Desde a creche, as artes plásticas para crianças ocupam um lugar muito importante na educação. Descubra no artigo a seguir quais são seus benefícios.

As artes plásticas para as crianças são um verdadeiro meio de expressão. Atividades como desenhar ou pintar permitem que as crianças soltem sua imaginação e expressem as preocupações que têm em seu interior.

Sem dúvida, a arte desempenha um papel importante no universo infantil.

As artes plásticas são um verdadeiro exercício para melhorar a psicomotricidade das crianças, pois elas aprendem a manusear diferentes ferramentas, como pincéis e tesouras, entre outras.

Assim como todas as experiências culturais, as artes plásticas para as crianças são uma ótima maneira de desenvolver aptidões, conhecimentos e valores que as acompanharão durante a vida toda.

Não é por acaso que as artes plásticas integram grande parte do programa de aprendizado das creches.

6 benefícios das artes plásticas para as crianças

Estes são os benefícios mais notáveis das artes plásticas para as crianças. Certamente, são razão suficiente para encorajar seu filho a praticá-las!

1. Divesão nas produções

A coisa mais importante sobre as artes plásticas é que as crianças se divertem enquanto realizam seus trabalhos.

Além disso, quando desenham, pintam ou cortam, elas mantêm uma imagem projetada do possível resultado final. Você deve saber que é necessário trabalhar essas expectativas.

O estímulo das artes plásticas em casa ou na sala de aula é ensinar as crianças a aproveitar cada etapa do processo e a saber lidar com a frustração e o gerenciamento das expectativas.

Alguns dirão que o importante é participar. Mas o mais importante mesmo é se divertir no caminho!

O resultado final não importa. O que interessa é o processo criativo.

Artes plásticas para as crianças

2. Criatividade individual

O desenvolvimento da imaginação é tão importante quanto aprender a falar, conhecer as cores e até mesmo aprender a contar.

Além disso, as artes plásticas são uma excelente maneira de incentivar as crianças a se expressarem e derrubarem barreiras linguísticas, principalmente nas fases em que o discurso verbal ainda não está completamente assimilado.

3. Descobrem o mundo

Os adultos não devem influenciar o processo criativo das crianças, mas podem lhes dar oportunidades de conhecer e experimentar o mundo.

O papel, a tinta, o gesso, a argila e elementos naturais como folhas, terra e água são uma ótima maneira de ter contato com novos materiais, objetos, texturas e possibilidades.

Como mãe, sua missão é encorajar a sensação de exploração à medida que as crianças descobrem o mundo através dela.

“O objetivo da arte não é representar a aparência externa das coisas, mas seu significado interno”

–Aristóteles–

4. Consciência corporal e coordenação motora

Através do tato e da manipulação de objetos menores, as crianças descobrem o mundo e interpretam o que as cerca e as torna curiosas.

Você deve ter em mente que o desenho, a pintura e os trabalhos manuais são um excelente recurso no desenvolvimento motor da criança.

Por exemplo, a destreza dos dedos e a coordenação entre o olhar e o movimento das mãos ao cortar aumentam a consciência de si mesmas.

Além disso, elas aprendem que é preciso cuidar do seu próprio corpo em todas as ações e atividades.

5. Autoestima

Saber como falhar é a regra número 1 de um artista e também é válida para as crianças.

Portanto, é importante escolher atividades que se adaptem à idade da criança para que sempre haja a possibilidade de superação.

Além de desenvolver ferramentas emocionais tão importantes como a resistência, a paciência e o autocontrole, todas as artes plásticas incluem uma boa dose de incentivo para melhorar.

Tenha em mente que elas têm um papel muito importante na construção da autoestima e da confiança das crianças.

Artes plásticas para as crianças

6. Tempo de qualidade entre pais e filhos

As artes plásticas representam um meio de interação e de passar um tempo de qualidade entre pais e filhos.

Esses tipos de atividade os incentivam a passar muito tempo juntos, seja pintando, desenhando ou criando.

Nesse tipo de situações, novas relações próximas são produzidas. Nelas, a comunicação, a cooperação, o espírito crítico e o compartilhamento de experiências e opiniões são fomentados.

Em resumo, para possibilitar que as artes plásticas para as crianças se tornem realidade, é necessário que elas recebam o apoio dos adultos.

Da mesma forma, o professor é essencial para estimular o aluno, seja no caminho da arte ou em outra área do conhecimento.