8 tipos de cuidados pós-parto que toda mãe deve provar

21 de dezembro de 2018
Depois do parto, todas as mulheres precisam de seis semanas para que o seu corpo se recupere das mudanças da gravidez.

Nesse período, é preciso descansar e ter em mente os cuidados do pós-parto. Longe do que muitas pessoas geralmente pensam, o pós-parto corresponde a semanas e inclusive meses de mudanças e reajustes.

Na sexta semana depois do parto,ocorrem muitos reajustes no corpo da mãe, tanto físicos como emocionais que a deixarão um pouco ressentida e cansada.

Todo o seu corpo, lentamente, reverterá essas mudanças que ocorreram durante a gravidez para voltar a ser o mesmo de antes.

Por essa e outras razões, é importante conhecer alguns cuidados pós-parto básicos para que você possa se recuperar tranquilamente em casa, sempre respeitando seu próprio ritmo e as limitações do seu corpo.

Os cuidados mais importantes do pós-parto

cuidados pós-parto

Cuidados de higiene para os lóquios

Entre as experiências que você vai experimentar depois de dar a luz está o aparecimento dos lóquios, que são uma descarga vaginal de tecido e sangue que se encontram no útero durante a gravidez e que é preciso expulsar do corpo logo após o seu retorno para casa.

É um processo bastante natural e saudável para as mulheres. Assim, é preciso apenas manter uma boa higiene desde o começo.

O recomendável é que você lave a região íntima entre 3 ou 5 vezes ao dia, com água e sabão neutro. Além disso, é preciso secar a área com uma toalha macia e limpa.

A lactância para as contrações pós-parto

Depois de dar a luz ao seu bebê, você sentirá algumas cólicas fortes. Trata-se de contrações que são produzidas porque o útero se reduz para retomar seu tamanho habitual.

Normalmente, aparecem quando se amamenta o bebê, pois nesse processo são liberados hormônios que contraem o útero.

Esse processo é um pouco doloroso e sua intensidade dependerá se você já passou pela primeira gravidez ou não, pois tendem a ser mais dolorosos em mulheres que já tiveram filhos.

Para que você possa ajudar a vazão dos vasos sanguíneos, o ideal é começar a amamentar o quanto antes, já que o estímulo mamário contribui para que as contrações realizem a sua função normalmente.

Sono e descanso para recuperar a energia

cuidados pós-parto

As primeiras noites com o seu bebê serão muito cansativas já que você ainda está se acostumando aos horários de amamentação e de sono.

O recomendado é que você sincronize o seu horário com o do bebê. Dessa forma, tente dormir enquanto ele estiver dormindo. Descansar o máximo possível durante os primeiros dias do pós-parto é importante para que você se sinta bem.

Se a única coisa que você deseja é comer, dormir e cuidar do seu bebê, faz bem, já que são dias para cuidar de você mesma e repousar.

“Esteve nove meses no meu ventre, mas estará toda a vida no meu coração”

– Anônimo –

Levante a sua perna para combater o inchaço

Depois de ter dado à luz, a sensação das pernas e dos pés inchados voltará a aparecer e durarão um pouco mais de tempo.

Para reduzir o inchaço, o melhor remédio é manter os pés elevados sempre que possível. Principalmente quando você estiver deitada na cama.

Caminhadas leves para combater a prisão de ventre

O ideal é que você não espere muito e vá ao banheiro quando quiser, já que do contrário as fezes podem se acumular e endurecer.

Para evitar o sofrimento da prisão de ventre e para que você possa ir ao banheiro tranquilamente, é recomendado caminhar lentamente. Isso estimulará o trânsito intestinal e o retorno do seu organismo à normalidade.

Também é muito importante que você beba muita água e coma frutas e verduras frescas ricas em fibra.

Cuidados em caso de pontos ou episiotomia

Os pontos vaginais ou episiotomia são um corte ou ferida feitos na zona do períneo para poder prevenir um rompimento durante a fase de expulsão.

Antes de sair do hospital, é melhor perguntar como cuidar corretamente desse ferimento em casa.

De qualquer forma, os cuidados da episiotomia são fáceis e indolores. Se você realizá-los corretamente, evitará dores e infecções.

É importante tomar banho diariamente com água morna e sabão neutro para manter a cicatriz limpa e seca com o uso de uma toalha macia e realizando leves toques.

Outro conselho que pode ajudar é ter um momento de descanso de 10 minutos a cada hora para que o sangue não se acumule na região.

Cuidados pela subida do leite

cuidados pós-parto

A subida do leite é muito normal. Na verdade, geralmente, acontece no terceiro ou quarto dia depois de ter dado à luz e vem acompanhando de uma leve febre.

Nesses momentos, seus seios encherão tanto que você pensará que eles vão explodir. Ficarão muito doloridos, quentes e inchados.

Para aliviar essa sensação, o recomendável é colocar um pano úmido e frio nos seios sempre que sentir dor e fazer o possível para que o seu bebê se alimente bem. Você também pode extrair um pouco de leite com uma bomba extratora de leite.

Emoções da mãe depois do parto

Os cuidados do pós-parto vão além das mudanças físicas. Ter um bebê gera emoções fortes e sentimentos distintos como a felicidade, passando pelos medos e dúvidas até chegar aos sentimentos tristes.

É possível que você experimente maior sensibilidade expressados com choros espontâneos ou momentos em que você se sinta sozinha ou com a autoestima baixa. Todas essas emoções são normais e compreensíveis.

No entanto, ao se apresentarem de forma mais intensa, na forma de ansiedade, temor, tristeza, insônia, é preciso pedir ajuda e consultar um médico, já que pode se tratar de algo um pouco mais grave como uma depressão pós-parto.