Massagens para combater a prisão de ventre do bebê

· 10 de maio de 2017

A prisão de ventre é um transtorno que atinge adultos e pequenos. Caracteriza-se pela impossibilidade ou dificuldade de defecar. É uma condição estressante e irritante que costuma incomodar os bebês durante os primeiros meses de vida.

A intolerância à lactose, a modificação na dieta, os alimentos sólidos, a desidratação e o consumo de laticínios em excesso por parte da mãe durante a amamentação, entre outros fatores, são as principais causas que fazem nosso bebê sofrer desse transtorno estomacal tão incômodo.

Como identifico se meu bebê sofre de prisão de ventre?

prisão de ventre

Quando nosso pequeno começa a sofrer de prisão de ventre tende a ficar inquieto, mal-humorado e nervoso.

Os gases e as cólicas, quando o bebê sofre dessa condição são inevitáveis. Os especialistas indicam que durante o período de amamentação materna os bebês evacuam constantemente cada vez que mamam, mas quando sofrem de prisão de ventre, a frequência de evacuação vai diminuindo à medida que os bebês crescem.

Se seu bebê sofre com prisão de ventre é preciso uma intervenção imediata do pediatra. Além da nossa ajuda para também auxiliar o bebê a fim de que essa condição não se torne frequente e acabe por prejudicar o desenvolvimento dele.

Lembre-se de que quanto mais tempo as fezes ficarem no intestino grosso do bebê, mais doloroso e difícil será o processo de eliminação, já que a matéria fecal estará seca e dura.

Quais são os fatores que causam prisão de ventre nos bebês?

prisaodeventre

Modificar a dieta do nosso bebê pode causar mudanças bruscas no seu sistema digestivo, já que o organismo ainda vai estar se acostumando à nova alimentação.

Alimentos sólidos. Se seu pequeno já começou a ingerir alimentos sólidos é necessário que você reduza os alimentos que possuem baixas quantidades de fibras, pois essa pode ser uma das principais causas da prisão de ventre. Além disso você deve incentivar o bebê a comer frutas e vegetais que ajudarão a regular o ciclo estomacal dele e proporcionará a absorção de vitaminas e nutrientes.

Desidratação. Se seu bebê não consome líquidos suficientes durante o dia, o organismo dele vai se encarregar de absorver o líquido dos alimentos para se hidratar. É recomendável que você dê sucos naturais, sopas e água suficiente para seu bebê durante o dia para evitar que o sistema digestivo dele comece a falhar e causar a prisão de ventre.

Não acostume seu bebê a tomar somente leite integral, já que o consumo excessivo de cálcio pode causar a prisão de ventre, mesmo quando os bebês ainda são pequenos. Ofereça também sucos e um pouco de leite materno enquanto ele se adapta completamente à mudança.

O que posso fazer para aliviar a prisão de ventre?

O principal que devemos fazer para regularizar o funcionamento intestinal do nosso pequeno é modificar a sua dieta. Você também pode ajudá-lo a movimentar os intestinos por meio de massagens fáceis e simples que serão bastante eficientes.

Massagem do relógio.  Para ajudar seu pequeno você deve segurar os tornozelos dele e massagear a barriguinha com movimentos contínuos e profundos, seguindo o sentido dos ponteiros do relógio. Essa massagem vai favorecer o trânsito intestinal e ajudar a amadurecer o sistema gastrointestinal do bebê.

Massagem com movimento de arrastar.  Para realizar essa pequena massagem você deve deitar seu bebezinho de barriga para cima e massagear a barriguinha dele com movimentos parecidos com varrer ou arrastar. Ou seja, você deve movimentar de cima para baixo as palmas das suas mãos sobre a barriga do bebê, começando pelas costelas até a parte baixa do estômago.

Massagem de lado.  Se seu bebezinho está com dificuldade para evacuar, essa massagem pode ser ideal para ele. Coloque-o deitado e virado para o lado esquerdo, ou seja, meio de lado, e durante 10 minutos estique uma perninha e flexione a outra pressionando-as contra o abdômen. Assim, você vai ajudar na ativação do trato intestinal do bebê. Repita essa massagem de 5 a 6 vezes por dia.

Massagem da bicicleta.  Esse tipo de massagem consiste em colocar o bebê de barriga para cima, segurar as perninhas e ajudá-lo a fazer o movimento de pedalar. Tente fazer com que as coxas do bebê pressionem a barriguinha dele, a fim de ativar a flora intestinal e o sistema digestivo.

Massagem com as duas mãos.  Com muita delicadeza coloque o bebê de barriga para baixo e, para não interromper a massagem dê algum brinquedo para ele se distrair porque essa posição não é muito confortável para ele.

Massagem com as perninhas para cima.  Os especialistas indicam que massagens com as mãos são uma grande ajuda contra a prisão de ventre do bebê e também representam uma grande ajuda aos pais que, assim, contam com ferramentas e técnicas que permitirão aliviar as sensações de mal-estar dos bebês.

No momento de realizar a massagem você deve colocar seu bebezinho de barriga para cima. Em seguida, com suavidade e tato deve pegar as perninhas dele e flexioná-las até que os joelhos dobrem sobre a barriguinha e, então, pressionar levemente. Você deve fazer esse exercício em três séries de 10 repetições. Isso vai ajudar a ter um melhor desempenho do seu bebê no momento de evacuar.