8 perguntas sobre a anestesia peridural

Existem muitas perguntas a respeito desse procedimento. A seguir, responderemos 6 perguntas sobre a anestesia peridural, um tema tão ligado à saúde materna.

É importante saber bem os diferentes termos usados para se referir a esse procedimento: raquianestesia, anestesia subaracnoidea, anestesia epidural ou peridural. Na maioria dos casos, as mulheres que dão à luz e que devem se submeter à cesariana conhecem esse tipo de anestesia.

O grau de ansiedade da mãe no parto pode ser minimizado graças à essa anestesia

1)O que é a anestesia peridural e para que ela serve?

É uma substância injetada para impedir que a mãe sinta dor no parto. Essa injeção é aplicada na região da medula espinhal ou ao redor dela, bloqueando a sensibilidade de certas partes do corpo com o objetivo de impedir que a paciente sinta dor na hora de dar à luz.

2)Como ela é aplicada?

O médico anestesista é aquele encarregado de aplicar a injeção no local que circunda a medula espinhal, que se chama zona epidural. Primeiro, o especialista faz a assepsia dessa área das costas onde ele irá introduzir a agulha com uma substância específica. O médico pode aplicar um anestésico local para tirar a sensibilidade nessa região.

Essa técnica de anestesia foi desenvolvida no final do século XIX pelo espanhol Fidel Páges

O paciente pode receber a anestesia por via intravenosa. Através de aplicação na veia, o sedativo tem a finalidade de ajudar a pessoa a relaxar e conseguir dormir profundamente. Essa injeção vai acelerar a recuperação do paciente depois da cirurgia.

3)Por que essa substância é aplicada?

Ela é aplicada porque causa menos efeitos colaterais que a anestesia geral, isto é, os riscos são menores para a paciente. Logo, as pessoas se recuperam muito mais rápido. Apenas em casos muito específicos, é necessário que a paciente espere algumas horas para que o efeito da anestesia termine e ela possa voltar a andar.

Existem diferentes técnicas de aplicação dessa anestesia, dependendo do paciente e da cirurgia que irá realizar

4)Em que momento deve ser aplicada a anestesia peridural?

A raquianestesia é aplicada sempre e quando forem realizadas as seguintes intervenções cirúrgicas:

  • Cirurgias de abdômen, pernas ou pés
  • Quando a demora para se conseguir a dilatação vaginal durante o trabalho de parto causar muita dor, sem analgésico.
  • Cirurgia cesariana
  • É necessária a aplicação desse anestésico para qualquer uma dessas operações, porque possibilita ao paciente ficar em uma posição mais confortável durante o procedimento cirúrgico.

5)Quais são os riscos que essa anestesia podem trazer?

Essa substância pode provocar alguns efeitos colaterais:

  • Reações alérgicas
  • Algum tipo de sangramento ao redor da coluna vertebral (hematomas)
  • Problemas na hora de urinar
  • Convulsões (são pouquíssimos os casos)
  • Infecção na coluna vertebral (meningite)
  • Danos neurológicos significativos

6)O que o médico e enfermeiros devem saber antes do procedimento cirúrgico?

Se não for uma cirurgia cesariana, ele deverá constatar se a mulher está grávida ou não. Além disso, é preciso informar sobre os remédios, suplementos e/ou ervas que você tiver comprado sem prescrição médica e que estiver tomando. Outra informação importante que o médico precisa saber é se você tem ou não alguma alergia, que tipo de anestesia você já recebeu, se ela provocou em você alguma alergia ou outros problemas de saúde.

Se a cirurgia for agendada com antecedência, esses profissionais de saúde podem recomendar que você não tome medicamentos como ácido acetilsalicílico, ibuprofeno (Advil, Motrin), varfarina (Coumadin), assim como outros remédios que dificultam a coagulação sanguínea.

7)O que você deve fazer no dia da cirurgia?

Siga as instruções e recomendações dadas pelo médico-cirurgião:

  • No dia anterior ao procedimento cirúrgico não fumar, nem consumir nenhum tipo de bebida alcoólica ou outra substância nociva ao organismo.
  • Você só poderá tomar medicamentos que seu médico prescreveu com água.
  • É indispensável estar em repouso
  • Uma sugestão importante é chegar cedo ao hospital

8)O que recomendamos fazer depois do procedimento cirúrgico?

Antes de qualquer coisa, queremos dizer que esses conselhos não substituem a opinião de um especialista, assim, é recomendável fazer uma consulta com o médico de confiança e esclarecer suas dúvidas e preocupações a respeito da operação, antes de se submeter à ela.

  • É necessário se organizar para que uma pessoa se responsabilize pelos seus cuidados, antes, durante, e depois da cirurgia.
  • Logo após a aplicação da anestesia peridural o pessoal da enfermagem retira o cateter das costas, e você deverá permanecer na cama deitada até que volte a sentir as pernas e consiga andar.
  • Leve em consideração que alguns pacientes apresentam sintomas como náuseas, enjoos e muito cansaço. Geralmente, os pacientes não sentem dor quando estão sob o efeito da anestesia peridural e se recuperam totalmente.

Esperamos que essas respostas sirvam como guia para que você conheça por alto, tudo o que estiver ligado à essa anestesia. Essas informações podem servir para você como instrução prévia e conhecimento geral, antes da consulta médica.

Recomendados para você