A aprendizagem do riso das crianças

· 5 de dezembro de 2018
Ter a oportunidade de ver o primeiro sorriso de uma criança é um momento emocionante para qualquer pai. Mas o que isso revela da sua aprendizagem sobre o mundo?

Inicialmente o bebê ri por imitação. Ou seja, ao ver um sorriso em seu rosto, fará a mesma coisa. Na medida em que cresce, ele começa a achar outras coisas divertidas como a brincadeira de esconder, as cócegas, as caretas, os sons engraçados, repetição de ações agradáveis, etc.

Depois do primeiro ano, ele vai adorar que você diga palavras enquanto ele também vai prolongando as suas sílabas.

Sem dúvida, isso permitirá que o bebê aprenda a linguagem mais facilmente descobrindo aos poucos como se comunicar com você e com o mundo à sua volta. Este é um processo que se estende até a infância.

O riso das crianças lhes permite comunicar com o mundo exterior

De acordo com especialistas, os bebês aprendem os risos e os sorrisos tão rapidamente que se presume ser uma forma de comunicação. Assim como conseguem dizer que estão com fome, sono, frio ou calor através do choro, o riso também é um mecanismo de interação com as pessoas.

Pesquisas mais recentes foram realizadas por um grupo de cientistas da Birkbeck College de Londres que recolheu mais de 700 questionários em todo o mundo sobre a aprendizagem do riso em crianças. Eles descobriram que os bebês sorriem para responder a situações agradáveis.

Como o riso evolui nos bebês?

do riso

O primeiro sorriso do nosso bebê é uma bênção que toca diretamente a alma. Embora seja um mero reflexo, você sentirá que ele abriu os lábios para dizer que está feliz por ter nascido em seus braços, e que se sente bem e protegido pelo calor do seu corpo.

Geralmente, os recém-nascidos sorriem enquanto dormem porque é um gesto inconsciente. É uma contração dos músculos faciais que foram motivados por sensações que geraram prazer como por exemplo, o gosto do leite materno, uma lembrança de quando estava na barriga da mamãe, etc.

O dia mais perdido de todos é aquele em que não se riu.
-Chamfort-

Alguns chamam de “o sorriso de um anjo” porque não há nenhum incentivo, não se dirige a ninguém e nem tenta comunicar nenhuma mensagem. Inclusive, pode ser que o papai e a mamãe tentem incentivar sem nenhum resultado positivo.

Então, a partir da oitava ou nona semana de vida, o sorriso de seu bebê vai se tornando um ato voluntário.

Você pode perceber que ele abrirá um sorriso quando se sente acompanhado, especialmente por seus pais ou pelas pessoas mais próximas. Nesta fase, confirma-se que enquanto você estiver feliz, seu bebê também estará.

Nos meses seguintes, com a repetição desta experiência na vida cotidiana, a criança pode adquirir um grande senso de humor que irá lhe abrir as portas da felicidade e uma personalidade entusiasta.

Sem qualquer dúvida, esta sensação de prazer que a alegria proporciona faz com que se sinta aceita e amada pela sua família.

Benefícios do riso nas crianças

do riso

Manter um bom senso de humor é tão positivo para os seres humanos que deveríamos nos esforçar para que as crianças desenvolvam isso desde cedo.

Adultos que são felizes veem a vida de outra perspectiva e o mesmo acontece com esses anjinhos que estão ainda descobrindo o mundo.

Para que você conheça a importância do riso em crianças, apresentaremos aqui uma lista com os principais benefícios:

Um remédio incrível

Faz com que elas se sintam melhor e deixem o pessimismo de lado. Além disso, fortalece o sistema imunológico.

Ajuda na educação

Se você usa um pouco de humor para resolver um acesso de raiva, verá que conseguirá um efeito incrível sobre o comportamento da criança.

Desenvolve a empatia

Para desenvolver a alegria, você primeiro precisa estar atento e entender o que os outros precisam.

Aumenta a confiança

Muitos estudos mostraram que o senso de humor infantil tem uma relação direta com a autoestima.

Promove a inteligência

A repetição de piadas melhora o vocabulário e a memória. Além disso também desenvolve uma forma de pensamento lateral que faz ponderar sobre o entorno e avaliar se é engraçado ou não.

A aprendizagem do riso nos bebês é um caminho emocionante que lhe inspirará a ser feliz. O seu sorriso é o principal estímulo para ele. Por isso, aproveite a vida e compartilhem sorrisos.