7 fábulas para educar as crianças

26 Fevereiro, 2018
A educação das crianças começa em casa. Por isso, é imprescindível usar todas as ferramentas didáticas e pedagógicas disponíveis para garantir a aprendizagem. As fábulas são uma excelente opção, conheça quais são as de maior destaque.

Contar fábulas para educar as crianças é uma excelente maneira de introduzi-las no mundo da leitura.

Também, ao contar lições de moral, estas se transformam em um maravilhoso recurso educativo que deixará valores de grande benefício em sua personalidade. Com isso, fomentará a capacidade criativa, as habilidades da linguagem e a compreensão eficaz de temas lidos para enfrentar ao mundo.

Porque usar fábulas para educar as crianças?

As fábulas são relatos breves que falam sobre animais ou coisas inanimadas que recebem características humanas. Sem dúvidas, são muito divertidas e animadas, ao mesmo tempo em que representam atitudes ou comportamentos dos personagens.

Esta característica permite transmitir uma norma ou valor de conduta indispensável para a atuação da criança na sociedade. Além disso, permite captar sua atenção e manter vívida a lembrança do que escutou e aprendeu.

7 fábulas divertidas para educar as crianças

A forma mais antiga de transmitir conhecimentos foi através de lições orais. Atualmente se dispõe de uma ampla seleção de fábulas para educar as crianças cheias de emoções e aprendizagens divertidas. Conheça as 7 fábulas mais usadas pelos especialistas: as crianças.

A assembleia dos ratos

Esta fábula divertida narra a história de um grupo de ratos que procuravam uma forma de avisar uns aos outros sobre a presença do gato. Muitas propostas, mas ninguém disposto a fazer alguma coisa. Com este relato você pode ensinar à criança como é fácil dizer que podemos fazer algo e não cumprirmos com o que foi dito.

A cigarra e a formiga

Ao narrar esta curta fábula aos seus filhos você estará transmitindo a importância do trabalho e do esforço. Nela se assinala o árduo trabalho de uma pequena formiga que construía sua casa, enquanto a cigarra só cantava. Com este conto, a criança vai aprendera aproveitar o tempo de forma mais eficiente.

Assembleia na carpintaria

Se seu pequeno já atingiu a idade escolar, esta fábula para educá-lo é ideal. Nela é contada a história de um grupo de ferramentas que destacavam os defeitos umas das outras.

Porém, ao ver o quão indispensável cada uma era para construir móveis incríveis, mudaram de opinião. Essa história fomenta nas crianças o quão importante são os seus colegas de classe e o quão significativo pode ser a experiência de cada pessoa para a sociedade.

O pastorzinho mentiroso e o lobo

É um excelente relato para ajudar a criança a canalizar a pressão ou a tentação de ceder às mentiras. O conto narra a história de um pastor que assustava as pessoas, dizendo que um lobo estava vindo, fazendo com que elas corressem em busca de ajuda.

Um dia um lobo realmente apareceu, mas desta vez ninguém ajudou o pastorzinho porque pensavam que era outra mentira. Este relato transmite o ensinamento de que as mentiras trazem consequências desastrosas para quem as conta.

O leão, o cervo e a lebre

Este relato narra a difícil decisão que um leão teve que tomar para caçar uma presa. Ele podia decidir por uma pequena lebre adormecida ou um cervo grande e suculento. O que ele escolheu não lhe serviu muito.

Com esta fábula para educar as crianças você porque ensinar ao seu pequeno a se conformar com o que tem. E também a aprender a tomar decisões sábias avaliando os riscos.

As duas rãs

Neste conto se apresenta a perspectiva e vida de duas rãs muito diferentes. Uma delas não pensava que o mar poderia ser extraordinário, pois sempre tinha vivido em um lago.

Porém, ao ouvir a descrição, se ofendeu e reagiu de forma cruel. Com esta fábula, você poderá ensinar às crianças que o mundo é um lugar gigante com inúmeras coisas para ver.

A lebre e a tartaruga

Esta antiga fábula ensinou muitas pessoas,  durante a infância, a não enganar os outros. Também transmite a ideia de que confiar muito em si mesmo se torna um obstáculo na aprendizagem e ao fazer novos amigos.

Nela, conta-se a história de uma tartaruga que desafiou uma lebre vaidosa a uma corrida. Com o passar dos fatos, a lebre aprendeu que ninguém é melhor do que ninguém.

Em resumo, as fábulas para educar as crianças representam uma ótima opção para sensibilizar os pequenos. Ajuda a experimentar emoções e sentir como se fossem protagonistas da história. Inclua as fábulas nas suas rotinas de leitura para desfrutar dos benefícios desta poderosa ferramenta pedagógica.