Os cochilos no meio da manhã são necessários para as crianças?

· 8 de março de 2019
No caso das crianças, os cochilos no meio da manhã não apenas servem para recuperar a energia, mas também ajudam a fortalecer a memória. Portanto, é necessário saber quanto tempo elas devem descansar e qual é o melhor horário para dormir.

Um pequeno cochilo à tarde reabastece as nossas energias. Nos casos das crianças, os cochilos no meio da manhã são essenciais pois permitem o crescimento saudável.

Assim, talvez você se pergunte quanto tempo esses períodos de descanso devem durar ou, então, até que idade as crianças devem dormir durante o dia. A seguir vamos dar uma revisada nesse assunto.

Até que idade os cochilos no meio da manhã são necessários?

Quanto menores forem as crianças, mais horas de sono elas precisam. O mais recomendável é que crianças até dois anos de idade tirem três sonecas por dia. Os cochilos podem ser divididos da seguinte forma:

  • Meio da manhã: para bebês entre 4 e 9 meses, cada soneca deve durar pelo menos 3 horas.
  • Depois do almoço: à medida que a criança cresce, o tempo de sono pode diminuir. No entanto, é importante que ela não deixe de cochilar nesse horário.
  • Depois de ter brincado à tarde: assim como o primeiro cochilo, só é necessário para bebês menores de 1 ano de idade.

Cabe destacar que até os cinco anos ainda é importante manter duas sonecas por dia. Na falta de uma delas, o cochilo deve durar pelo menos uma hora.

Não pense que se a criança dormir durante o dia, não conseguirá dormir à noite. Essa crença é falsa porque, na verdade, o cochilo pode ajudar a relaxar e dormir melhor ao anoitecer. Além disso, a criança não vai acordar com tanta frequência à noite por causa de pesadelos.

O cochilo no meio da manhã é importante para as crianças.

Benefícios dos cochilos no meio da manhã para as crianças

Os cochilos não só permitem que as crianças relaxem, mas também ajudam a recuperar a energia perdida durante o dia. Como resultado, elas ficarão de bom humor, não se sentirão cansadas nem vão ter problemas de hiperatividade.

Ademais, você pode ficar mais tranquila porque esse descanso pode prevenir possíveis acessos de raiva e birras. Você também pode aproveitar a oportunidade para descansar e realizar outras atividades que precisa.

Outro benefício é que, ao dormir a quantidade adequada, as crianças estarão mais dispostas a aceitar a comida que você oferecer. Assim, elas vão crescer saudáveis e fortes.

Além disso, tudo o que foi aprendido durante o dia é registrado na memória durante o sono. Isso resultará em crianças mais inteligentes e com boa capacidade de memória.

Como fazer com que as crianças cochilem?

Embora a maioria das crianças goste da hora do cochilo, há outras que, embora precisem, não querem ir para a cama. Isso pode acontecer porque elas querem continuar brincando e sentem que vão perder tempo se forem dormir.

Mesmo assim, existem alguns sinais que os pequenos mostram quando precisam dormir, por isso não se engane. Por exemplo, eles podem ficar muito irritáveis, bocejar constantemente, esfregar os olhos e querer mais a mamadeira.

Esse é o momento ideal para ir para a cama. Se esperar muito tempo, vai ser mais difícil de a criança pegar no sono depois. Além disso, é importante tentar manter uma boa rotina com um horário fixo, assim a hora de dormir vai ficar cada vez mais natural.

Até os cinco anos ainda é importante manter duas sonecas por dia. Na falta de uma delas, o cochilo deve durar pelo menos uma hora.

Um bom lugar para dormir

Para que a criança não durma em qualquer lugar, faça com que ela se costume a tirar uma soneca na cama. Dessa forma, ela sempre vai procurar descansar no mesmo lugar.

Nesse sentido, é recomendável que o ambiente da casa seja calmo e sem muito barulho. De qualquer forma, não há problema em se acostumar com um pouco de barulho, especialmente se a criança tiver outros irmãos.

Para que o pequeno aprenda a diferenciar o sono da noite do sono de dia, você pode deixar o quarto iluminado. A lâmpada não precisa estar necessariamente acesa, basta deixar a janela ou a porta entreaberta para deixar entrar luz.

O cochilo no meio da manhã é importante para as crianças.

Tenha uma boa rotina

Os cochilos no meio da manhã devem durar entre 45 minutos e uma hora. No entanto, se a criança dormir apenas uma vez por dia, é recomendável que ela durma no período da tarde por no máximo 2 horas.

Além disso, estabeleça uma programação diária e tente cumpri-la. Assim, o relógio biológico da criança vai se acostumar a essa rotina. Dessa forma, será mais fácil com que ela tenha sono mais ou menos no mesmo horário todos os dias.

Outra coisa que pode ajudar os pequenos a pegar no sono é colocar uma música relaxante. No entanto, tenha em mente que cada criança é diferente. Você deve conhecer o seu filho e ver o que funciona melhor para ele a fim de evitar a insônia.

Finalmente, lembre-se de que os cochilos no meio da manhã são muito importantes e benéficos para as crianças. Mas cuidado: o excesso de sono é contraproducente. Portanto, esforce-se para manter uma boa rotina de sono com os seus filhos.

  • Developed by RelayHealth. (2012). Sleep Patterns in Babies. CRS – Pediatric Advisor.
  • Pollack-Nelson, C., Wanna Nakamura, S., Nesteruk, H., Balci-Sinha, R., & Kish, C. (2018). Trends In Infant Sleep: What Do The Data Show? What Are Caregivers’ Behaviors? Proceedings of the Human Factors and Ergonomics Society Annual Meeting. https://doi.org/10.1177/1541931218621057