Por que você não deve colocar seu filho no carro com casaco

24 de junho de 2018
Como mães, sempre estamos preocupadas com a segurança dos nossos filhos. Por isso, descubra neste artigo por que você não deve colocar seu filho no carro com casaco.

Como mães, sempre estamos preocupadas com a segurança dos nossos filhos. É por isso que no inverno procuramos deixá-los bem abrigados para evitar um resfriado. Mas esse mesmo casaco que usamos para protegê-los do frio pode ser uma armadilha mortal no caso de uma colisão.

Questão de medidas

Um estudo recente mostrou que a espessura do casaco que colocamos nos pequenos no inverno para protegê-los do frio, cria um espaço inseguro entre o cinto de segurança do banco do carro e o corpo das crianças pequenas.

Dessa forma, como os corpos não ficam suficientemente presos no assento, as crianças poderiam ser jogadas para fora do carro no caso de uma colisão a apenas 60 km/h.

Faça um pequeno teste

Nada como testar por si mesmo. Sente o seu filho no assento do carro com o casaco e ajuste o cinto, em seguida, faça-o se abaixar, tire o casaco e volte a sentá-lo. Observe que a diferença dos cintos e seu torso é significativa. Esses poucos centímetros podem fazer a diferença entre um choque com consequências graves e outro sem nada para se lamentar. Seja cauteloso e não subestime os testes de segurança.

Um minuto faz a diferença

A maioria das mães já saiu de casa com as crianças prontas para sair no frio e assim mesmo as colocaram no carro. Isso evita ter que tirar o casado para entrar no carro e, depois, voltar a colocá-lo antes de sair. Certamente é muito cômodo, mas isso coloca a vida dos nossos filhos em risco.

Então, separe um minuto para tirar o casaco antes de entrar no carro e, em seguida, para colocá-lo ao sair. A vida do seu filho vale muito mais do que um minuto. Leve em conta também que no inverno os acidentes são mais frequentes.

Leve um cobertor no carro em vez do casaco

Se você quiser manter seus filhos aquecidos durante o trajeto no carro, você pode levar um cobertor para eles.

Depois de sentá-los cada um em sua cadeira e ajustar o cinto, cubra-os com um cobertor. Como sabemos que, por vezes, temos problemas e o tempo é curto, ensine-os a se vestirem. Certamente, eles vão se sentir grandes e independentes. Delegue essa responsabilidade aos seus filhos se eles já tiverem cerca de 3 anos ou mais. Você vai se surpreender com os resultados dessa ideia.

Leis de trânsito

De acordo com as leis de trânsito vigentes, os policiais são obrigados a impedir a circulação de carros que levam crianças sem respeitar as normas de segurança.

Isso significa, basicamente, que todos os passageiros do veículo devem estar com os cintos de segurança devidamente colocados e fixados. Da mesma forma, o veículo deve contar com todos os sistemas de retenção aprovados, tanto ao trafegar por ruas da cidade como vias interurbanas.

De acordo com a lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, somente a partir dos 10 anos de idade as crianças podem se sentar no assento dianteiro. Crianças com idade inferior a 10 anos devem ser transportadas nos bancos traseiros, salvo exceções. Uma das exceções faz referência a casos em que a quantidade de crianças no carro for maior do que a capacidade de assentos dos bancos traseiros, por exemplo.

Um pouco de cuidado extra

É conveniente refletir se, mesmo que seu filho tenha completado 10 anos, convém levá-lo sentado na frente. Especialmente no inverno, quando há maior possibilidade de acidentes devido às condições climáticas. Também recomendamos ter prudência ao viajar por estradas ou rodovias onde os carros geralmente andam em velocidades mais altas.

Compartilhe a informação

Compartilhe essa informação com seus familiares a fim de garantir que avós, tios ou outras pessoas que levem seus filhos no carro saibam dessa informação. Assim, seus filhos vão viajar seguros com qualquer pessoa.

Comente também com suas amigas. Ajude a difundir esta informação que pode salvar vidas e evitar acidentes graves.