Adolescentes interessados em gastronomia

Quem disse que os adolescentes não gostam de cozinhar? Aparentemente, as coisas estão mudando: os jovens estão mais envolvidos com a alimentação do que muitos imaginam.
Adolescentes interessados em gastronomia
Sharon Capeluto

Escrito e verificado por Sharon Capeluto.

Última atualização: 07 julho, 2023

A gastronomia representa um mundo interessante para muitos adolescentes. A relação que os jovens têm com a comida parece ter sofrido alterações importantes desde o confinamento que a pandemia exigiu. Os jovens passavam muito tempo em casa, sem possibilidade de sair com os amigos, o que os fazia aventurar-se a explorar a cozinha.

Além disso, o vegetarianismo, o veganismo e a implantação de hábitos alimentares saudáveis são práticas cada vez mais difundidas entre os adolescentes. E isso parece ter despertado algum interesse pela gastronomia em geral. De fato, muitos jovens compartilham suas experiências culinárias em blogs ou outras redes sociais.

Adolescentes e gastronomia

A relação dos adolescentes com a gastronomia pode variar muito dependendo da cultura, do ambiente social e da educação. É verdade que boa parte da população jovem tem poucas habilidades na hora de preparar um prato de comida. No entanto, cada vez mais os jovens dão prioridade à alimentação.

Uma investigação realizada pelo Observatório Nestlé trouxe alguns dados mais do que interessantes sobre os hábitos alimentares de adolescentes durante o isolamento por COVID-19. Estes são alguns dos resultados:

  • 30% dos jovens entrevistados aumentaram o consumo de frutas, verduras e legumes.
  • 30% dos adolescentes espanhóis começaram a cozinhar com um dos pratos mais tradicionais da gastronomia espanhola: a omelete de batata.
  • 12% deles ousaram fazer o seu primeiro pão caseiro.
Ao optar por um estilo de vida mais saudável, muitos jovens passam a ter um contato próximo e diário com alimentos que lhes são novos.

A influência das tendências

Felizmente, um estilo de vida saudável é um tema quente entre os adolescentes. As práticas de autocuidado, tanto física quanto mental, são cada vez mais difundidas nas gerações mais jovens.

Nos últimos tempos, as redes sociais favoritas dos adolescentes foram inundadas com histórias sobre a implementação de hábitos saudáveis. Por exemplo, você encontrará receitas de preparações que incluem vegetais, legumes e proteínas e informações valiosas sobre cuidados com a saúde mental e emocional. A nível digital, os jovens optam por consumir conteúdos que contribuam de forma positiva para o seu bem-estar geral. Isso denota como a conscientização sobre saúde aumentou consideravelmente.

Por sua vez, a preocupação com o meio ambiente e o compromisso com a vida dos animais levam cada vez mais adolescentes a seguirem um estilo de vida vegetariano ou vegano. Essa questão os obriga a entrar no campo culinário de forma mais responsável e criativa.

Para os adolescentes, a gastronomia é um mundo a explorar

Gastronomia é um termo que se refere ao estudo e à prática do preparo, da apresentação e do consumo de alimentos. No entanto, também podemos dizer que é uma arte. É um mundo de prazer e exploração.

As diferentes sensações que cada prato traz são capazes de nos transportar para lugares distantes com apenas uma mordida. É por isso que os adolescentes estão dispostos a se aventurar além do que estão acostumados a comer e experimentar novos pratos. Dessa forma, eles podem ampliar seus horizontes e compreender melhor a diversidade cultural.

Na cozinha, os jovens podem inovar, experimentar, combinar e se sentir à vontade para criar pratos que tenham o seu toque pessoal. Dessa forma, seus preparos podem refletir seu estilo. Assim, muitos adolescentes preferem se sentir independentes e recebem o crédito por terem preparado as refeições com as próprias mãos.

Os adolescentes podem encontrar na gastronomia uma forma de expressão artística e criativa. Ali, sabores, texturas e aromas se combinam para criar pratos que podem ser tão atraentes quanto deliciosos.

Compartilhe uma mesa, compartilhe uma experiência

A gastronomia pode se tornar uma atividade de grupo e comunidade, onde as pessoas se conectam para compartilhar o amor pela arte culinária. Cozinhar e comer juntos pode ser uma forma de fortalecer a comunicação e a convivência. Além disso, ajuda a construir relacionamentos mais próximos e significativos.

Neste sentido, o fato de os adolescentes se interessarem pela cozinha é um aspecto positivo que pode trazer importantes benefícios a nível individual e social. Sem dúvida, representa um espaço valioso para os jovens habitarem, desde que se sintam atraídos por ele.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Souza Moraes, K. C., de Almeida, M. E. F., & Santos, V. S. (2019). Efecto de la gastronomía sobre la aceptabilidad de las verduras por los adolescentes. Ciencia y Salud12(1), e26699-e26699.
  • VII Observatorio Nestlé. (2020). La alimentación de las familias durante el confinamiento. Los adolescentes mejoran sus hábitos en el confinamiento: comen más fruta y verdura, innovan en la cocina y hacen más ejercicio. Nestlé España S.A

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.