Alterações nos cabelos e unhas durante a gravidez

A gravidez é um período em que, além das alterações hormonais, metabólicas e imunológicas, ficam evidentes as alterações nos cabelos e nas unhas.
Alterações nos cabelos e unhas durante a gravidez
Maria del Carmen Hernandez

Escrito e verificado por a dermatologista Maria del Carmen Hernandez.

Última atualização: 05 abril, 2023

Enquanto o corpo passa por uma variedade de mudanças fisiológicas, as mudanças no cabelo e nas unhas durante a gravidez podem ser mais perceptíveis. Estima-se que mais de 90% das mulheres apresentem alterações, inclusive na pele, durante o período da gravidez.

Descubra quais mudanças ocorrem no cabelo e nas unhas durante a gravidez

Existem muitas manifestações clínicas que geralmente aparecem durante a gravidez. Todas são alterações benignas que se resolvem sozinhas no pós-parto. Consequentemente, recomenda-se a aplicação diária de creme hidratante , o uso de protetor solar nas áreas expostas e a manutenção de uma dieta completa e variada.

Queda de cabelo

Durante a gravidez, os valores elevados de estrogênio prolongam a fase de crescimento do cabelo, o que causa menos queda de cabelo. Consequentemente, no período pós-parto, o ciclo de crescimento e repouso do cabelo volta ao seu padrão anterior, por isso é provável que a perda seja evidente.

É comum que ocorra queda de cabelo ou eflúvio telógeno até um ano após o nascimento do bebê, pois os níveis hormonais e os folículos pilosos se autorregulam sem a influência dos hormônios da gravidez.

Aumento do crescimento do cabelo

Muitas mulheres grávidas experimentam espessamento e crescimento do cabelo e ainda mais cabelo pode ser visto em lugares indesejados. Ou seja, pode haver presença na face, nas pernas, nos braços e nas costas. A grande maioria de todas as alterações volta ao normal após o parto.

O crescimento do cabelo durante a gravidez é estimulado por níveis elevados de hormônios de crescimento no sangue.

Manchas nas unhas

A leuconíquia refere-se às manchas brancas que aparecem nas unhas e são inofensivas. Na maioria dos casos costuma ser resultado de uma lesão na unha ao roê-la, um trauma direto ou uma reação alérgica a algum produto. Estudos publicados pelo International Journal of Dermatology concluem que essa é uma das alterações mais frequentes a serem observadas (24%).

A leuconíquia se resolve sozinha e desaparece quando a unha está totalmente crescida, após seis a oito meses.

Cor enegrecida nas unhas

Outro achado que pode ser observado durante a gravidez é a presença de melanoníquia, uma faixa longitudinal hiperpigmentada na lâmina ungueal. Geralmente afeta uma única unha e é causada pela presença localizada de melanina, um pigmento do corpo. Além da gravidez, outras causas que a provocam são as seguintes:

Unhas encravadas

É comum ver unhas encravadas nessa fase. Na verdade, isso se deve ao uso de sapatos muito apertados. Assim, deve-se evitar o excesso de pressão nos pés por causa da retenção de líquidos. Portanto, é recomendável usar sapatos confortáveis e largos e elevar as pernas ao longo do dia. Sempre que houver sinais de infecção ou inflamação na área ungueal, um médico especialista deve ser procurado.

Aumento do crescimento das unhas

As alterações hormonais durante a gravidez podem causar aumento do crescimento e fortalecimento das unhas. O aumento da pressão arterial e do fluxo sanguíneo para as extremidades também é um dos fatores que as estimula. Recomenda-se o uso de luvas para a limpeza da casa e evitar o contato direto com produtos químicos. Além disso, a aplicação de creme hidratante ajuda a manter as unhas fortes e saudáveis.

Embora as unhas possam crescer e se fortalecer durante a gravidez, elas também tendem a rasgar ou quebrar com mais facilidade.

Unhas quebradiças

Embora possa haver aumento do crescimento das unhas durante a gravidez, elas também tendem a rasgar, quebrar e rachar com mais facilidade. Unhas fracas também podem ser causadas por uma dieta deficiente em vitaminas do complexo B. Como resultado, a biotina melhora a espessura, firmeza e dureza das unhas. Ela é encontrada em laticínios, vegetais, ovos e peixes.

Queratose subungueal

A ceratose subungueal geralmente ocorre em 7% das mulheres grávidas. É caracterizada por um crescimento anormal abaixo da lâmina ungueal. Nesse caso, ocorre um espessamento do leito ungueal, que se torna queratinizado e se acumula no espaço subungueal.

Cabelos e unhas durante a gravidez

A grande maioria das alterações de cabelo e unhas que ocorrem durante a gravidez se resolvem espontaneamente após o nascimento do bebê. O ideal é que a gestante conheça a condição fisiológica e temporária de todas essas alterações no corpo. Da mesma forma, todos os tipos de angústia ou preocupação serão aliviados.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Erpolat S, Eser A, Kaygusuz I, Balci H, Kosus A, Kosus N. Nail alterations during pregnancy: a clinical study. Int J Dermatol. 2016 Oct;55(10):1172-5. doi: 10.1111/ijd.13316. Epub 2016 Apr 20. PMID: 27097299.
  • Vora RV, Gupta R, Mehta MJ, Chaudhari AH, Pilani AP, Patel N. Pregnancy and skin. J Family Med Prim Care. 2014;3(4):318-324. doi:10.4103/2249-4863.148099
  • Gizlenti S, Ekmekci TR. The changes in the hair cycle during gestation and the post-partum period. J Eur Acad Dermatol Venereol. 2014 Jul;28(7):878-81. doi: 10.1111/jdv.12188. Epub 2013 May 20. PMID: 23682615.
  • Bistas KG, Tadi P. Biotin. 2021 Feb 12. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2021 Jan–. PMID: 32119380.
  • Malkud S. Telogen Effluvium: una revisión. J Clin Diagn Res. 2015; 9 (9): WE01-WE3. doi: 10.7860 / JCDR / 2015 / 15219.6492

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.