Amamentação fora de casa: o que você deve saber

Você acha que não pode sair com seu bebê para ter que dar de mamar fora de casa? Você se sente desconfortável amamentando em público? Esse artigo é para você. Continue aqui e descubra o que você pode fazer para aproveitar a amamentação fora de casa.
Amamentação fora de casa: o que você deve saber
Angela Herrero Marin

Escrito e verificado por a farmacêutica Angela Herrero Marin.

Última atualização: 27 dezembro, 2022

Quando o sol começa a nascer e os dias ficam mais bonitos, é normal começar a pensar em todos os planos que podem ser feitos ao ar livre. Mas muitas mães se perguntam como fazer isso com um bebê recém-nascido. É por isso que hoje vamos reforçar que a amamentação fora de casa é possível.

Ter um bebê pequeno não significa que você tem que ficar em casa, muito pelo contrário! No entanto, é preciso ser proativa e esperar que, muito provavelmente, será necessário oferecer ao bebê uma ou duas mamadas durante o passeio. Tudo vai depender do tempo e da distância, mas de forma alguma deve impedir a mãe de sair um pouco para desanuviar a cabeça.

Você se sente desconfortável amamentando em público?

Mulher amamentando seu bebê no parque

Muitas mães têm vergonha de amamentar em público, principalmente aquelas que acabaram de estrear nessa tarefa. Os motivos podem ser vários: o olhar das pessoas, o fato de se sentir julgada, a vergonha de mostrar o seio, a própria insegurança, entre outros.

Além disso, em inúmeras ocasiões, as mães podem ser submetidas a pressões sociais ao receberem determinados comentários sobre sua amamentação. Ainda é possível ouvir frases negativas como “Não pode ser que o bebê esteja com fome de novo”, “Já está grande demais para mamar”, “Até quando ela vai tomar leite?” ou “Cubra um pouco”.

Todos esses comentários podem gerar desconforto para as mães e interferir na amamentação fora de casa. Razão pela qual, muitas mulheres optam por ficar dentro de casa e se poupar desses momentos ruins.

Se esse é o seu caso e você se identifica com essa situação, também existem várias opções para ser mais discreta ao amamentar em público.

Você pode ser discreta: confira como

Se você acha desconfortável amamentar seu bebê fora de casa, por qualquer motivo, a solução é não se privar de um pouco de prazer. Existem várias opções para amamentar de forma mais discreta e evitar maus momentos:

  • Porteo: se você precisar dar de mamar enquanto caminha, pode optar por fazer isso no porta-bebês. Seu filho ficará muito confortável grudado em você e no peito. Por manter a cabeça bem na frente do peito, as alças do lenço ou o elemento de transporte geralmente o cobrem quase completamente. E assim, você passará despercebida.
  • Use camisetas: as camisetas são mais discretas do que as camisas ou blusas de botão. Com uma camisa você tem que desabotoar a parte de cima para expor o peito e tudo fica muito mais exposto. Por outro lado, com uma camiseta, basta puxá-la por baixo e colocar o bebê ali mesmo. Assim, a parte superior do peito ficará completamente coberta.
  • Uso de xale: há mães que optam por essa alternativa. Envolve colocar um xale ou uma roupa macia logo acima do peito, mas sem cobrir o rosto do bebê. Muitas mães também cobrem o rosto do bebê, mas isso não é recomendado. Por acaso vemos por aí algum adulto comendo com o rosto coberto por um xale?

As manchas são normais, não tenha vergonha

O reflexo de ejeção pode ser muito significativo em algumas mulheres e, se além disso esquecemos os discos de absorção, ele pode nos pregar peças.

Se você costuma molhar várias camisetas por dia, o ideal é sempre ter discos absorventes na sua mochila para qualquer passeio. Dessa forma, você pode trocá-los com frequência ou quando começar a sentir umidade no seio.

No entanto, se você foi pega de surpresa e manchar suas roupas, não fique envergonhada! Não tem problema. São riscos ocupacionais que fazem parte da vida de uma mãe. É totalmente normal e natural.

Mãe amamentando seu bebê.

A amamentação é a maneira natural de alimentar seu filho

Para finalizar, queremos lembrar que você, melhor do que ninguém, sabe do que seu bebê precisa. Não deixe que as opiniões de outras pessoas a levem a duvidar do que você faz para e por seu filho. Simplesmente siga seu instinto e aproveite sua maternidade sem culpa.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.