Amor e amizade entre adolescentes

07 Março, 2020
A adolescência é uma época marcada pelas primeiras experiências e pela instabilidade no amor e na amizade. Vamos analisar os diferentes sentimentos que invadem os jovens nessa etapa das suas vidas.

A adolescência é a etapa da vida na qual aparecem os primeiros sintomas de amor e de amizade entre os adolescentes. De fato, trata-se de uma oportunidade fantástica para que os jovens descubram dois dos sentimentos mais importantes que as pessoas sentem. Neste artigo, vamos repassar qual importância eles têm para os adolescentes.

A amizade na adolescência desempenha um papel fundamental, já que é o momento no qual os adolescentes assumem a liberdade de mãos dadas com os seus companheiros de jornada. Em algumas ocasiões, os jovens passam menos tempo com os seus pais do que com os seus amigos, algo que causa preocupação pelos comportamentos que podem aprender nesse círculo.

No entanto, ainda que você perceba que cada dia seu filho está reivindicando mais o próprio espaço, ele ainda precisa de você. Por esse motivo, você deve sempre permanecer interessada e disponível para falar com ele quando necessário.

Amor adolescente

O amor adolescente é lembrado por toda a vida pela sua intensidade, importância e pela aprendizagem emocional que fornece para a vida dos jovens. De fato, os primeiros amores são lembrados para sempre. Eles representam uma mudança de vida na adolescência, já que se dá uma relação muito mais emocionante e irresistível do que aquelas que os jovens já experimentaram anteriormente.

Igualmente, pode existir uma sensação de apego desmedido. Assim, a alegria de ter um ao outro se combina com o medo de perder o outro. Então, aparecem conflitos dolorosos, enquanto há brigas por questões de liberdade, posse, honestidade, confiança, ciúmes ou sacrifício.

Por isso, é importante que os pais estejam sempre conscientes dessas tensões, para poder, dessa forma, avaliar a complexidade com a qual ocorrem as relações dos seus filhos.

Por último, é o momento de se perguntar se é possível que exista amor e amizade entre adolescentes. Frequentemente, ocorre a situação de dois adolescentes terem uma relação de amizade que inclui uma atração física.

Amor e amizade entre adolescentes

A amizade na adolescência: o que a torna tão especial?

Para os adolescentes, os bons amigos podem ser como um grupo de apoio pessoal que contribui com muitos benefícios. Assim, estes são os pontos favoráveis da amizade nessa etapa tão crucial para a aprendizagem:

  • Proporciona a segurança emocional que os adolescentes precisam para crescer.
  • Um grupo social permite fazer coisas novas, fora do âmbito familiar.
  • As amizades fornecem um senso de pertencimento, uma sensação de valorização, e, além disso, ajudam a desenvolver a confiança.
  • É uma forma de experimentar diferentes valores, papéis, ideias e identidades.
  • Os amigos fornecem conforto por mostrarem que outros passam por experiências semelhantes.
  • Representam uma fonte de reconhecimento que nutre a autoestima.

“A adolescência é o momento da vida no qual os jovens deixam de acreditar em contos de fadas e começam a acreditar no amor”.
—Anônimo—

Por que é tão importante o amor na adolescência?

Não há idade para o amor. No entanto, na adolescência, o amor tem uma magnitude especial. Estas são algumas razões pelas quais o amor na adolescência é tão importante:

  • É a etapa na qual os adolescentes experimentam o primeiro amor.
  • É a primeira vez que ocorre um interesse físico entre duas pessoas.
  • Permite compartilhar sentimentos e pensamentos que os jovens não compartilham com mais ninguém.
  • É uma oportunidade para entender o que representa a palavra “compromisso”.
  • Os adolescentes aprendem o significado de uma relação saudável entre duas pessoas, que inclui dar e receber.
  • Há um apoio moral muito importante durante essa etapa.
  • Determina os parâmetros afetivos das pessoas.
Amor e amizade entre adolescentes

Antes de finalizar, você precisa saber que diversos estudos confirmaram que o estado de namoro não afeta a autoestima dos adolescentes, mas tem um efeito significativo nas condutas de internalização, externalização e nas crenças sexistas.

“O amor adolescente é lembrado por toda a vida pela sua intensidade, importância e pela aprendizagem emocional que fornece para a vida dos jovens”.

Definitivamente, o amor e a amizade entre os adolescentes são uma das experiências mais bonitas e apaixonantes que as pessoas descobrem durante a jornada da vida.

Por fim, lembre-se de que, como mãe, você não deve pressionar nunca o seu filho sobre as escolhas dele. Por outro lado, sempre se certifique de estar disponível para auxiliá-lo e guiá-lo nessa etapa tão especial!

  • Carmona, M. G., & López, J. E. (2015). Autoconcepto, dificultades interpersonales, habilidades sociales y conductas asertivas en adolescentes. Revista Española de Orientación y Psicopedagogía, 26(2), 42-58. https://www.redalyc.org/pdf/3382/338241632004.pdf
  • Coleman, J. C., & Hendry, L. B. (2003). Psicología de la adolescencia. Ediciones Morata.
  • Lacunza, A. B., & de González, N. C. (2011). Las habilidades sociales en niños y adolescentes. Su importancia en la prevención de trastornos psicopatológicos. Fundamentos en humanidades, 12(23), 159-182. https://www.redalyc.org/pdf/184/18424417009.pdf
  • Michelson, L., Sugai, D., Wood, R. y Kazdin, A. (1987). Las habilidades sociales en la infancia: Evaluación y tratamiento. Barcelona: Martínez Roca.