7 aplicativos para aprender um segundo idioma

1 de dezembro de 2019
Baixe os melhores aplicativos para aprender um segundo idioma.

Os aplicativos para aprender um segundo idioma são ferramentas incríveis para transformar a educação e fazer desse momento um processo interativo.

A tecnologia é uma maneira eficaz de motivar as crianças a adquirir habilidades novas de uma maneira interessante e vivencial. Por meio dessas interfaces e funções, você fará com que os seus filhos vejam o aspecto educacional como algo lúdico e divertido.

“(…) Quando o ensino termina, o aprendizado subsequente deve ser autônomo. A aprendizagem autônoma pode ser encorajada se ‘Aprender a aprender’ for considerado um aspecto principal da aprendizagem de idiomas, visando a tornar os alunos cada vez mais conscientes da forma como aprendem, das opções disponíveis e daquelas que são mais convenientes para eles.”

– Conselho da Europa-

Os aplicativos que você verá a seguir são úteis para crianças desde a mais tenra idade e abordam diferentes perspectivas.

Lembre-se de que, quanto mais cedo você começar a motivar os seus filhos a aprender um segundo idioma, mais fácil será para que eles realmente aprendam. Com esses instrumentos, é possível estimular as quatro habilidades comunicativas básicas nas crianças.

Aplicativos para aprender um segundo idioma

1. Duolingo

Uma das ferramentas mais utilizadas pela sua praticidade e eficácia é o Duolingo. Trata-se de um programa que oferece às crianças a possibilidade de estudar inglês, francês, alemão ou russo através de algumas funções muito simples.

Esses aplicativos devem ser usados quando elas já souberem ler e escrever para que possam executar as tarefas incluídas em cada nível.

Aplicativo Duolingo
Fonte: www.gizlogic.com

2. Fun English para aprender um segundo idioma

Este é um programa que pode ser usado por crianças entre 3 e 10 anos de idade. Este aplicativo se concentra na aquisição e na aprendizagem de vocabulário e frases curtas em inglês.

É possível escolher níveis de dificuldade e tipos de sotaque. Além disso, pode ser usado gratuitamente em dispositivos iOS. Porém, ainda não está disponível na loja de aplicativos do Android.

3. Learn English Kids Videos

Um dos aplicativos mais procurados para aprender um segundo idioma é o Learn English Kids, desenvolvido pelo British Council. Trata-se de uma plataforma na qual é possível assistir a vídeos, responder a perguntas sobre eles e praticar o vocabulário, a pronúncia e a compreensão auditiva.

Além disso, é complementado por uma série de atividades virtuais que estão disponíveis no site com o mesmo nome.

4. Rosetta Stone Kids

Neste aplicativo, o foco é a compreensão de textos simples em inglês ou em espanhol. Também é oferecida a possibilidade de reconhecer os sons das letras, reconhecer as palavras do dia a dia e melhorar a pronúncia.

Seu uso é recomendado para crianças em idade pré-escolar ou nos primeiros anos do ensino fundamental. Pode ser encontrado nas lojas Apple e Android.

5. Gus on the Go

Está disponível para aprender russo, italiano, mandarim, francês, hebraico, alemão e, até mesmo, árabe. Tem atividades variadas que permitem aprender números, cores, alimentos e muitas outras palavras novas.

Também possui recursos multimídia de áudio e vídeo que facilitam o aprendizado. É um aplicativo pago que pode ser encontrado em dispositivos Android e iOS.

Outros aplicativos para aprender um segundo idioma

6. LingoKids

Com essa ferramenta, seus filhos podem praticar o que aprenderam nas aulas de inglês na escola e avançar de forma independente.

Conta com jogos, músicas e muitas atividades interativas que motivarão os seus filhos constantemente. Assim, dedicar alguns minutos do dia para reforçar um segundo idioma será divertido para eles.

Aplicativo LingoKids

7. Chinese Skill

Se você quer motivar os seus filhos a aprender mandarim, esta é uma excelente opção. Trata-se de um curso interativo baseado em jogos e dividido por níveis.

A melhor parte é que ele foi projetado com base nos padrões aprovados para o domínio de idiomas. Pode ser encontrado tanto para Android quanto na loja da Apple.

Além desses aplicativos para aprender um segundo idioma, também existem meios eficazes para reconhecer linguagens alternativas, tais como a língua de sinais e o braille. Embora o seu uso não seja tão popular, são igualmente importantes para ter uma comunicação efetiva e inclusiva.