Aulas de botânica para crianças

· 16 de novembro de 2018
Não se trata apenas de observar e estudar árvores e plantas. Botânica é muito mais do que isso e seu filho pode tirar grandes conclusões dela. E se surgir nele uma paixão desconhecida pelo meio ambiente?

Entre as muitas atividades e matérias que as crianças têm à sua disposição, há uma que as conecta de uma maneira particular com o meio ambiente. Estamos falando da botânica para crianças!

Esta é uma alternativa de vital importância hoje em dia, mas nem sempre recebe o espaço que merece.

A botânica é um ramo da biologia que se dedica ao estudo das plantas em todos os seus aspectos. Justamente, entre as muitas origens de sua denominação, o termo grego botánē, que significa ‘erva’, representa isso muito claramente.

Basicamente, é uma ciência que se dedica a estudar a vida dos vegetais. Isso inclui, portanto, suas fontes de alimentação, seu papel na cadeia alimentar e em cada ecossistema.

Além disso, também envolve sua relação com outros seres vivos, que se baseiam no oxigênio que expelem para sobreviver.

Além de sua relevância como ciência, a botânica para crianças é essencial para a conscientização sobre o papel da vegetação neste planeta.

Graças a ela, as crianças aprenderão a reconhecer espécies. Além disso, vão adquirir o gosto pelo cultivo de suas próprias árvores, plantas e flores.

Algumas escolas em áreas rurais e também aquelas com orientação para as ciências naturais têm um espaço no currículo dedicado às ciências naturais.

A seguir, vamos nos aprofundar nos seus benefícios e no planejamento das aulas de botânica para crianças.

Benefícios para as crianças de aprender sobre botânica

Embora, a priori não seja um tema que atraia imediatamente a atenção dos pequenos, as plantas apresentam variedades que serão muito atraentes para eles.

Uma coisa é ler sobre algo em livros, mas outra totalmente diferente é testemunhá-la e examiná-la pessoalmente.

As aulas de botânica para crianças motivarão os seguintes benefícios:

  • Despertará o interesse pelo conhecimento das espécies que compõem seu ambiente cotidiano.
  • Aprenderão a melhorar e a cuidar do meio ambiente.
  • Poderão conhecer e transmitir a importância de preservar a flora em todo o planeta.
  • Pode despertar uma paixão que poderia muito bem se tornar um hobby ou uma vocação.
  • É uma matéria que requer contato permanente com a natureza e com o ar livre.
botânica para crianças

Atividades para as aulas de botânica para crianças

1. Aula teórica

Em primeiro lugar, as atividades de iniciação no assunto devem ser consideradas. Pode-se recorrer a materiais de estudo, como livros e resumos, bem como vídeos, fotografias, diagramas e outros.

Nessas aulas, tópicos como os tipos de plantas, suas funções, lugares onde se desenvolvem e os efeitos das mudanças climáticas em cada espécie serão abordados, entre muitas outras questões.

Além disso, também é um bom momento para discutir como contribuir para o cuidado da flora em nossa região.

2. Mãos à obra!

Nada melhor para aprender do que fazer você mesmo. Ao montar germinadores ou hortas, as crianças podem aprender todo o processo pelo qual uma semente passa até se tornar a planta que vemos como resultado.

Esta atividade pode levar a outras atividades mais significativas, como, por exemplo, o plantio de árvores em locais públicos ou na própria instituição de ensino.

“A botânica para crianças é essencial para aumentar a conscientização sobre o papel da vegetação neste planeta”

3. Excursões

Se houver parques ou reservas naturais perto da escola, eles serão uma ótima alternativa para sair das aulas habituais e conhecer essas espécies pessoalmente.

Nestes passeios, é possível observar a variedade de flora e fauna, a relação entre elas e também o desenvolvimento natural dos seres vivos longe das mãos do homem. Em certos lugares, há também espécies ameaçadas de extinção que são dignas de admiração.

Posteriormente, esta visita pode servir para aprofundar os tópicos apresentados em aula. O que viram que chamou a atenção?

Existem diferenças entre as plantas no ambiente natural em relação àquelas que plantamos em casa? E em relação àquelas que vemos na escola ou nas praças?

4. Outras atividades

Além do que já comentamos, também podemos encontrar livros específicos para que as crianças possam se familiarizar ainda mais com o assunto.

Se você quiser passar uma tarde agradável com seu filho, você pode convidá-lo para sair coletando.

No caminho para o parque ou qualquer outro lugar, recolham folhas, sementes e frutos de diferentes árvores. Em seguida, tentem descobrir de que espécie são.

Um segredo: se você tirar fotos e fizer upload para o mecanismo de pesquisa na internet, aparecerá especificamente a planta que você está procurando.

botânica para crianças

Por fim, você também pode sugerir que comecem um projeto juntos.

Para isso, pegue um caderno e designe uma folha para cada nova espécie que encontrarem. Nela, coloquem suas características (nome científico, tipo, família, estação, etc). Vocês podem até mesmo colar uma folha ou pelo menos desenhá-la e colorir.

Como você deve ter notado, a botânica para crianças não é apenas se sentar e ler sobre árvores e plantas.

É muito mais do que isso! Pode significar um ponto inicial de contato para seus filhos amarem a natureza pelo resto de suas vidas.