Artesanatos com garrafas PET

É hora de dar uma segunda vida às garrafas PET que temos em casa: vamos aproveitar os artesanatos.
Artesanatos com garrafas PET

Escrito por Equipo Editorial

Última atualização: 28 janeiro, 2021

Em época de férias escolares, como, por exemplo, as férias de natal ou de inverno, as crianças têm muitas horas livres a mais por dia. Dessa forma, uma das atividades que mais pode entretê-las, além de desenvolver a criatividade e a imaginação delas, é a realização de artesanatos.

Como sempre, tentamos apresentar propostas de artesanatos nas quais vocês possam utilizar materiais simples e que normalmente já tenham em casa. Assim, nesta ocasião, o nosso material base serão as garrafas PET.

Atualmente, é importante conscientizar as crianças sobre o uso mínimo desse material. Desse modo, uma boa ideia para dar uma segunda vida às garrafas PET é reutilizá-las para criar diferentes objetos novos.

Além disso, também é importante que durante esses artesanatos vocês estejam a todo momento com os seus filhos, já que será necessário cortar as garrafas, e essa é uma ação que as crianças não devem realizar.

Artesanatos com garrafas PET

Animais com garrafas PET

As crianças adoram os animais. Por esse motivo, um dos artesanatos com garrafas PET que eles mais vão gostar é esse, já que terão a possibilidade de criar diferentes animais a partir de um único objeto. Para isso, vocês precisarão de:

Artesanatos com garrafas PET
  • Uma garrafa PET.
  • Cartolina colorida.
  • Tesoura.
  • Tinta.
  • Pincéis.

O primeiro passo será realizar uma marca na parte de baixo da garrafa, já que, para esse artesanato, vocês só precisarão da bundinha da garrafa. Uma vez recortada, o passo seguinte será decorá-la e pintá-la em função do animal que vocês tiverem escolhido.

Por fim, se vocês tiverem várias garrafas de água, podem aproveitar para criar diferentes animais, como, por exemplo, um porquinho, uma zebra ou uma vaca. Há centenas de possibilidades. Só é necessário ter imaginação!

Um porquinho-mealheiro

Nada vai agradar mais as crianças do que criar o seu próprio porquinho-mealheiro para guardar o dinheiro que elas forem poupando. Nessa ocasião, vocês terão duas possibilidades: guardar apenas notas ou moedas também.

Assim, se vocês optarem pela primeira alternativa, não será necessário realizar nenhum corte na garrafa, já que vocês podem deixar a boca dela para introduzir as cédulas. Por outro lado, se vocês também quiserem guardar moedas, deverão realizar um corte na parte frontal da garrafa para poder introduzi-las.

Para decorá-la, vocês terão também duas opções: forrar com papel ou pintar diretamente com tinta.

Ao infinito e além com um foguete!

Se os artesanatos que vocês realizarem juntos puderem servir depois para os seus filhos como um brinquedo, realizá-los vai ser, para eles, uma atividade ainda mais divertida. Por esse motivo, eles vão adorar fazer o seu próprio foguete espacial. Para isso, vocês precisarão dos seguintes materiais:

  • Uma garrafa PET.
  • Tinta da cor que vocês mais gostarem.
  • Papelão.
  • Papéis de cor cinza.
  • Tesoura.
  • Cola.
  • Adesivos.
Artesanatos com garrafas PET

O primeiro passo é pintar a garrafa PET da cor que vocês tiverem escolhido. Uma vez pintada, vocês podem colar todos os adesivos que quiserem e, assim, personalizar mais ainda o foguete. O passo seguinte será criar as asas do foguete e a parte dianteira. Para isso, usaremos o papelão:

  • Vocês criarão a parte da frente fazendo um cone com os papéis de cor cinza.
  • As asas, utilizando o papelão e, depois, forrando-as com os papéis cinzas.

O jogo da rã, um dos artesanatos com garrafas PET que as crianças mais vão gostar

jogos que, apesar do passar dos anos, não saem de moda. São os chamados jogos tradicionais. Um desses jogos é, exatamente, aquele que construiremos com uma garrafa PET.

Mais precisamente, estamos falando do jogo da rã. Lembra daquela rã com a boca aberta com a qual brincávamos de introduzir fichas? Pois é essa mesma rã que criaremos com os seguintes materiais:

  • Uma garrafa de água grande de 5 litros ou mais.
  • Cartolinas coloridas.
  • Cola.
  • Tesoura.

O primeiro passo será criar a boca da rã. Para isso, faremos um furo na parte frontal da garrafa, na altura da metade, com uma amplitude grande para poder introduzir as fichas corretamente. Uma vez criada a fenda, nas cartolinas coloridas criaremos os olhos, os cantos da boca e, por fim, as mãos da rãzinha. E, assim, já teremos um jogo pronto para ser aproveitado!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.