Oficinas de fotografia para adolescentes

08 Março, 2020
As oficinas de fotografia contribuem muito para os adolescentes que gostam de aprender. As suas vantagens incluem desde interesses culturais, amor pela natureza, desenvolvimento de habilidades físicas e motoras e muito mais.

A fotografia é uma forma de expressão artística e criativa, além de ser uma excelente maneira de se conectar consigo mesmo e com o mundo. Atualmente, com os avanços da tecnologia, há muitos entusiastas das fotos que estão em contato e conhecem o mundo da fotografia.

Há uma grande variedade de oferta de oficinas de fotografia para adolescentes que são muito interessantes. Nelas, os jovens têm a possibilidade de analisar a linguagem fotográfica.

Esses cursos e tutoriais sobre fotografia fornecem as ferramentas necessárias para entender como são conseguidas as imagens, o idioma da luz e da composição e outros aspectos fundamentais da fotografia.

Oficinas de fotografia para adolescentes: metodologia

As oficinas de fotografia para adolescentes propõem uma metodologia de trabalho de autoaprendizado progressivo, baseado em um acompanhamento constante. Além disso, as oficinas são realizadas por meio de dinâmicas geradas pelo grupo, de acordo com os interesses fotográficos de cada um. Por fim, a metodologia de aprendizagem se baseia em certas pautas essenciais:

Consistência e compromisso

Duas atitudes fundamentais para qualquer decisão na vida. Tanto a consistência quanto o compromisso são fundamentais na hora de iniciar uma oficina. Assim, os adolescentes estabelecem e projetam os seus interesses por aprender e desenvolver técnicas fotográficas de maneira grupal.

A tarefa e os objetivos são compromissos que o adolescente assume consigo mesmo e, além disso, com o grupo. Por fim, temos que acrescentar a consistência, tão necessária para transformar a aprendizagem em algo concreto.

Fazer para aprender

É preciso aprender fazendo, observando, experimentando, tanto de maneira individual quanto grupal. Dessa forma, as oficinas de fotografia para adolescentes promovem a realização de exercícios individuais e coletivos.

Esse tipo de exercício é fundamental para adquirir experiência fotográfica e, com isso, aprendizagem. Aprender na prática permite, então, que o adolescente passe por todas as fases de criação, desde o nascimento até a finalização do projeto.

Oficinas de fotografia para adolescentes

Estabelecimento de projetos pessoais e coletivos

Ao estabelecer projetos pessoais e coletivos, cada jovem assume a responsabilidade pela sua formação. Além disso, também aprende a desenvolver sua capacidade de compromisso consigo mesmo. Isso é transferido para o grupo e gera, por fim, um ambiente de trabalho e compromisso entre todos os seus membros.

Trabalho em grupo

O trabalho em grupo é muito importante nesse tipo de oficina. Geralmente, é feito por grupos compostos por não mais do que 12 pessoas.

Desse modo, trabalha-se a socialização e vão sendo estabelecidas pautas para o desenvolvimento do conhecimento individual. Além disso, o estabelecimento de grupos fotográficos cria um círculo de confiança que facilita o conhecimento.

Autogestão na formação e no acompanhamento profissional

Os programas de atividades das oficinas de fotografia para adolescentes são desenhados seguindo as dúvidas dos alunos. Portanto, o objetivo do profissional é responder às necessidades dos adolescentes.

A variedade dos centros de interesse será uma ferramenta para que cada participante descubra as suas capacidades fotográficas.

Além disso, durante o decorrer das oficinas, os participantes serão guiados por um fotógrafo profissional. Essa pessoa, então, facilitará a aprendizagem, revelando técnicas e respondendo às perguntas.

“Aprender na prática permite que o adolescente passe por todas as fases de criação, desde o nascimento até a finalização do projeto”.

Vantagens das oficinas de fotografia para adolescentes

A fotografia tem muitas vantagens. Entre elas, há a possibilidade de descobrir o mundo por meio dessa atividade. Assim, além de aprender as suas técnicas e composições, essa arte permite entrar em contato com a natureza e o mundo ao redor.

Naturalmente, os participantes das oficinas se tornam mais observadores e buscam capturar o que veem através da câmera. O jogo de luz e as composições são uma forma de fazer arte e se comunicar por meio dela. Dominar a linguagem da composição gera interesse cultural e artístico e, além disso, desenvolve uma maior sensibilidade.

Oficinas de fotografia para adolescentes

Por fim, outra vantagem importante de participar de oficinas de fotografia é que, por meio delas, as pessoas ficam mais seguras de si mesmas. Afinal, não há nada melhor do que avançar e dominar os elementos.

A aprendizagem da fotografia nunca acaba. Há desafios permanentes, e superá-los traz muita segurança e confiança.

Adicionalmente, aprender a usar a câmera desenvolve habilidades motoras, além de ser uma ferramenta que traz muitos conhecimentos. Isso ocorre independentemente de a pessoa se dedicar profissionalmente à fotografia ou não.

Definitivamente, as oficinas de fotografia para adolescentes são uma maneira espetacular de descobrir e explorar o mundo. Quando falamos de “mundo”, incluímos não apenas o exterior, mas também a exploração do mundo interior que habita em cada jovem. Criatividade e imaginação: a fotografia não tem limites.