Como apresentar as crianças à leitura

22 Março, 2020
Iniciar as crianças na leitura é uma tarefa que leva tempo. O objetivo principal é que os nossos filhos adquiram gosto pelos livros.

Desde pequenas, mais especificamente a partir do primeiro ano de vida, as crianças podem ter uma aproximação ao mundo dos livros e da leitura. Apresentar os nossos filhos a essa tarefa requer dedicação e esforço por parte das pessoas que se encontram ao seu redor. No entanto, estabelecer uma bela relação com os livros desde pequenos os fará adquirir um gosto pela leitura que, certamente, manterão durante toda a vida.

A leitura é um processo gradual, no qual intervêm muitos fatores, tanto pessoais da criança quanto das pessoas que se encontram ao seu redor como externos. Entretanto, existe uma série de orientações ou dicas para ajudar os seus filhos nessa atividade. Estimular a atenção deles é a melhor forma de apresentá-los à leitura.

Dicas para apresentar as crianças à leitura

Mostrar para ela livros simples adequados à sua idade e aos seus gostos

Ainda que possa parecer um aspecto óbvio e básico, muitas vezes isso não é aplicado. É muito importante escolher livros adequados para a idade da criança, mas também para os gostos dela.

Se, por exemplo, quisermos encontrar um livro destinado a uma criança de dois ou três anos, devemos buscar formatos que elas possam usar sozinhas, com inúmeras ilustrações e textos simples e curtos.

Mãe lendo com o filho: maneiras de apresentar as crianças à leitura

Por outro lado, se estivermos falando de um bebê, a musicalidade dos textos, assim como as rimas e os livros com som serão as melhores opções. Da mesma forma, é conveniente levar em conta os diferentes tipos de livros que existem no mercado.

Incluir atividades complementares à leitura

Fazer artesanatos é uma das atividades que as crianças mais gostam. Por isso, para estimulá-las, uma boa opção é fazer um artesanato depois da leitura.

Desenhar os seus personagens favoritos ou criar marionetes deles, por exemplo, são algumas das opções que vocês podem realizar. Dessa maneira, as crianças vão focar mais a atenção na história e captar melhor os detalhes dela.

Mais truques para apresentar as crianças à leitura

Mostrar uma atitude predisposta com os livros diante das crianças

Como já dissemos em outras ocasiões, diante das crianças, tudo tem que ser adotado com uma atitude positiva e com predisposição. Somente dessa maneira as crianças perceberão como os adultos apreciam aquilo e elas, portanto, farão o mesmo.

Por isso, é importante aproveitar verdadeiramente tanto o tempo que vocês dedicam à leitura diária ou semanal quanto a história que vocês têm em mãos. Afinal, não podemos forçar as crianças a realizar uma atividade à qual nós mesmos não dedicamos atenção nem gostamos.

E, falando em forçar, também é essencial levar em conta que existirão dias nos quais a criança vai estar mais receptiva e mais atenta, e outros nos quais ela não vai querer ler. Esse aspecto é importante na hora de não obrigar as crianças a ler, já que por meio da obrigação não se conseguirá estimular o gosto pela leitura.

Pai apresentando a leitura à filha

Falar sobre o livro para apresentar as crianças à leitura

Um dos aspectos essenciais na hora de iniciar a criança na leitura é ir conhecendo os gostos dela. Podemos fazer isso por meio de conversas sobre as histórias que estão sendo lidas.

Assim, além de conhecer os gostos da criança, essas conversas ajudarão os pais a tratar de temas complexos ou temas que, sem a história do livro, seriam difíceis de explicar para os nossos filhos.

As ilustrações são uma parte essencial dos livros infantis. Por si só, elas podem criar uma história sem a necessidade do texto que as acompanha. Dessa forma, cada uma das ilustrações que vocês encontrarem nos livros infantis transmite sentimentos e sensações, aspectos importantes para serem tratados com a criança.

Igualmente, dessa maneira, vocês também vão estimular a forma de expressão dos seus filhos, algo muito importante tanto para a vida pessoal quanto para a etapa escolar deles.

Transforme a leitura em algo especial

Por fim, o objetivo principal de iniciar uma criança na leitura é fazer com que, algum tempo depois, ela mesma adquira o gosto pelos livros. Isso pode ser motivado com pequenas ações que farão com que a criança continue com a leitura como um de seus hobbies, à medida que for crescendo.

Dessa forma, visitar bibliotecas e fazer uma carteirinha, criar um álbum com todos os livros que são lidos, assim como dar de presente um livro personalizado são algumas das opções que farão com que a leitura se transforme em um momento especial e divertido para os pequenos de casa.