6 dicas para melhorar as atitudes do seu filho adolescente

3 de janeiro de 2020
Embora seja normal que atitudes ruins se manifestem durante a adolescência, existem várias estratégias que podem ajudar a lidar com essa fase da vida de uma maneira saudável.

O fato de que o seu filho apresente atitudes ruins durante a adolescência é bastante comum. Embora esse mau comportamento, mais cedo ou mais tarde, desapareça após o término dessa fase, neste artigo, você descobrirá algumas dicas para controlar e melhorar as atitudes do seu filho adolescente.

Como melhorar as atitudes do seu filho adolescente?

1. Definir regras em conjunto

As regras familiares ajudam a manter o equilíbrio em casa, ao mesmo tempo que promovem a autorresponsabilidade, o respeito e a empatia pelos outros. Da mesma forma, o fato de que todos os membros da família participaram da elaboração das regras faz com que todos se sintam realmente envolvidos.

Por exemplo, se vocês estabelecerem em família que devem tratar os outros e falar com eles com respeito, você poderá recorrer a essa regra se, em uma discussão, o seu filho começar a ter atitudes desrespeitosas. Assim, você poderá lembrá-lo de que ele participou da elaboração dessa regra familiar e a aceitou.

2. Não avalie o seu filho negativamente

De acordo com as teorias do Etiquetamento social e do Efeito Pigmaleão, se uma criança ou adolescente constantemente receber qualificações como “você é preguiçoso”, acabará assumindo que, de fato, ele é assim e agirá de acordo com essa ideia.

dicas para melhorar as atitudes do seu filho adolescente

Tente se concentrar no seu comportamento e diga ao seu filho como ele faz você se sentir: “me incomoda que você se comporte assim” ou “fico triste que você não se esforce o suficiente”.

3. Elogie o seu filho para reforçar o seu comportamento positivo

Sem dúvida, os pais não podem ignorar quando os filhos têm um mau comportamento. No entanto, se os filhos perceberem que os pais prestam atenção apenas quando se comportam mal, é provável que eles repitam esse comportamento.

Por isso, é necessário que os pais elogiem os seus filhos com alguma frequência. Ao elogiar o seu filho toda vez que ele mostra uma atitude positiva, você está reforçando para que ele repita esse bom comportamento.

4. Ouvir as suas preocupações é uma maneira de melhorar as atitudes do seu filho adolescente

Subestimar os problemas que preocupam o seu filho adolescente é um erro muito comum atualmente. Em geral, os problemas dos adolescentes podem parecer de pouca importância para nós e é provável que eles sejam banalizados pelos pais.

Porém, tente ouvir o seu filho quando ele precisar compartilhar os seus problemas e preocupações com você e evite minimizar a sua importância ou desviar o assunto para outra questão. Em muitas ocasiões, o simples fato de deixá-los falar sobre o assunto e tentar ter empatia com eles pode lhes trazer um enorme alívio.

5. Comunique-se de forma assertiva para melhorar as atitudes do seu filho adolescente

Para o professor Preston Ni, é crucial saber usar uma comunicação assertiva ao lidar com adolescentes difíceis. Para fazer isso, você deve fortalecer a sua posição como pai ou mãe usando habilidades como a negociação ou como dizer “não” diplomaticamente.

Dessa forma, você não apenas reduzirá a resistência e melhorará as atitudes do seu filho adolescente, como também será um modelo fantástico de comportamento assertivo a ser seguido.

dicas para melhorar as atitudes do seu filho adolescente

6. Compartilhe os seus sentimentos com o seu filho

Em muitos casos, as atitudes ruins surgem como resultado do estresse e da frustração que o seu filho pode sentir quando não sabe como gerenciá-los ou expressá-los. Assim como os pais querem que os seus filhos expressem as suas emoções e sentimentos, eles também precisam que os seus pais façam o mesmo.

Se, como mãe, você expressar as suas emoções para os seus filhos, eles vão confiar mais em você e se sentirão mais seguros para falar de si mesmos. E, em última instância, se nós não os ensinarmos a se expressar, como eles vão aprender a fazer isso?

“Os bons hábitos formados na juventude fazem toda a diferença.”

-Aristóteles-

Em conclusão, durante a adolescência, é inevitável que os seus filhos manifestem profundas mudanças de humor e, em última instância, más atitudes.

No entanto, ao usar uma comunicação assertiva, estabelecer regras familiares e consolidar uma relação de confiança com o seu filho, entre outros fatores, você conseguirá lidar com essa complicada fase da vida de uma maneira mais saudável.

  • Ni, P. (s.f.). How to communicate effectively and handle difficult teenagers. Communication coaching.