Benefícios dos jogos cooperativos para as crianças

23 de novembro de 2019
Os jogos cooperativos são o tipo de jogo mais apropriado para as crianças, pois fazem com que elas se divirtam e aprendam valores positivos.

Os jogos cooperativos são aqueles nos quais a competitividade desaparece. São jogos que têm como objetivo fundamental a formação de uma equipe que se ajuda mutuamente para atingir uma meta. Eles têm muitas utilidades, mas uma das suas principais vantagens é ajudar as pessoas que participam do jogo a se relacionarem.

Portanto, os jogos cooperativos geralmente são usados ​​para atividades nas quais um grupo está começando a se conhecer ou em uma situação que requer que a união de um grupo já criado aumente. Esses jogos melhoram as habilidades pró-sociais, incluindo a capacidade de compartilhar e ser gentil.

Esses jogos promovem a confiança através da colaboração solidária. Com eles, é possível alcançar objetivos comuns e se divertir. Eles ajudam a deixar de lado as práticas individualistas e a competitividade. Portanto, são muito úteis na educação. Veremos mais benefícios desse tipo de jogo.

Os jogos cooperativos reduzem a violência nas crianças pequenas

Os jogos cooperativos reduzem a violência nas crianças quando elas são pequenas. Isso pode ser visto no estudo Cooperative Games in Young Children: A Way to Modify Aggression (Jogos cooperativos para crianças pequenas: uma maneira de modificar a violência) feito por April Bay Hinitz em 1994, na Universidade de Nevada, Reno.

os jogos cooperativos para as crianças

Aprendizado cooperativo

Os jogos cooperativos são tanto uma forma de aprendizado cooperativo quanto, sem dúvida, uma forma de brincar. Atualmente, existem muitas pesquisas documentando os benefícios do aprendizado cooperativo.

Os benefícios do aprendizado cooperativo incluem a possibilidade de um maior domínio dos conteúdos na educação e a redução dos problemas de controle e disciplina na sala de aula. Além disso, o jogo demonstrou ser essencial para a saúde mental e o desenvolvimento intelectual.

Dessa forma, o jogo cooperativo tem todos os benefícios do aprendizado cooperativo, além dos que são fornecidos pelo próprio jogo.

Crianças com autismo

Também foi demonstrado que os esses jogos são muito úteis em situações terapêuticas, para melhorar as habilidades de comunicação de crianças autistas ou de crianças socialmente excluídas.

As crianças com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) não desenvolvem os jogos sociais imitativos ou atividades criativas da mesma maneira que as outras crianças. Portanto, os jogos cooperativos são muito úteis para elas.

Criação de um sentimento de grupo com os jogos cooperativos

Os jogos cooperativos são jogos inclusivos e, por isso, são capazes de promover um sentimento de pertencimento ao grupo. A importância do sucesso acadêmico para o sentimento de pertencimento ao grupo foi amplamente documentada em diversos estudos, incluindo o de Geoffrey Cohen, de Stanford.

A diversão com os jogos cooperativos

Os jogos cooperativos são divertidos. Diversão e felicidade são emoções cada vez mais apreciadas como algo importante nos sistemas educacionais.

Considere, por exemplo, a Declaração dos Direitos da Criança das Nações Unidas, em relação ao direito das crianças de brincar. A psicologia positiva também está começando a documentar o valor da felicidade na saúde humana.

jogos cooperativos

Empatia

Os jogos cooperativos constroem a empatia porque a ética subjacente neles é a do cuidado e da preocupação mútuos. Dessa forma, são um contraste à individualidade de cada um, individualidade esta que caracteriza cada vez mais a nossa sociedade.

Adeus à competitividade

Esses jogos oferecem uma ruptura com a necessidade de competir. Já foi amplamente estudado como a competição tem muitas desvantagens para as crianças, aumentando a ansiedade e reduzindo o sentimento de igualdade.

A maioria dos sistemas educacionais é baseada em estruturas competitivas. É por isso que esses jogos são tão necessários, para descansar dessa competição excessiva.

Quando somos adultos e oferecemos oportunidades de jogos cooperativos para as crianças, implicitamente estamos dizendo que a cooperação é uma norma social muito valiosa e importante. Portanto, os jogos cooperativos ajudam a criar um clima social positivo, um clima que é mais seguro e agradável para as crianças.

  • Gregory M. Walton, Geoffrey Lawrence Cohen. (2011). A Brief Social-Belonging Intervention Improves Academic and Health Outcomes of Minority Students. Science.
  • April Bay Hinitz. (1994). Cooperative Games in Young Children: A Way to Modify Aggression.  Universidad de Nevada, Reno.