Artesanatos elaborados com macarrão para as crianças

17 Dezembro, 2019
O macarrão, além de ser um dos pratos favoritos das crianças, também pode ser utilizado para realizar artesanatos.

Com comida não se brinca! São inúmeras as ocasiões em que já escutamos essa frase nas nossas casas. No entanto, hoje é justamente isso o que vamos ensinar. Às vezes, queremos fazer artesanatos com as crianças para passar um tempo gostoso em família e não temos ao nosso alcance os materiais necessários, porque nesses trabalhos são utilizadas coisas que não é comum ter em casa.

Por isso, os artesanatos para as crianças que explicaremos a seguir são elaborados com macarrão, um material simples para potencializar a criatividade.

Que artesanatos elaborados com macarrão podemos fazer?

Jogo da velha

Já imaginou se divertir criando um artesanato e poder continuar se divertindo com ele ao transformá-lo em um jogo tradicional? Essa é a primeira das opções que te oferecemos para os artesanatos elaborados com macarrão. Para criar esse jogo da velha, você precisará apenas de:

  • Macarrão: podem ser de duas formas diferentes ou pintados de cores diferentes para distinguir as peças de um jogador das peças do outro.
  • Um tabuleiro de madeira no qual você vai formar as linhas.
  • Tinta.
Artesanatos elaborados com macarrão

Acessórios

Ainda que à primeira vista possa parecer um trabalho manual muito simples, vai divertir muito os pequenos da casa, que podem usar esses acessórios depois para curtir as suas brincadeiras. Para criar pulseiras ou colares de macarrão, você só precisa desses elementos:

  • Tinta acrílica ou têmpera.
  • Cordão.
  • Macarrão em forma de tubo.
  • Tesoura.

Marcadores de página, outro dos grandes artesanatos feitos com macarrão para as crianças

Incentivar a leitura das crianças é tarefa obrigatória para os pais. Essa motivação pode ser realizada de diferentes maneiras, e uma delas é por meio dos trabalhos manuais, com a criação de marca-páginas. Para esse artesanato, você vai precisar de:

  • Palitos de picolé.
  • Macarrão em forma de gravatinha.
  • Tinta acrílica ou têmpera.
  • Cola.

O primeiro passo será decorar o macarrão com os temas que a criança quiser. O mais divertido de tudo é que a simplicidade do trabalho manual faz com que se possa, inclusive, fazer um marcador de página para cada livro que a criança leia.

Os temas da decoração poderão ser em função das cores das capas e, uma vez que terminem os livros, poderemos utilizar os marcadores como medalhas de leitura.

Depois de terminar a decoração, o passo seguinte será colar o macarrão no palito de picolé, que será o elemento que fica dentro do livro. Esse palito também poderá ser decorado ou simplesmente usado como ele é naturalmente.

Enchimento de desenhos

O desenho é uma atividade que costuma ser muito querida pelos pequenos, ao mesmo tempo em que é muito boa para desenvolver a criatividade e a imaginação. Por isso, outro dos artesanatos elaborados com macarrão que propomos é o seguinte: fazer um desenho a lápis e rechear o seu interior com macarrões de diferentes formas.

Desde desenhos mais simples, como uma árvore ou uma casa, no qual se podem incluir numerosas unidades de macarrão e, até mesmo, criar animais diferentes.

Artesanatos elaborados com macarrão para as crianças

Porta-retratos, um dos artesanatos mais populares feitos com macarrão

Outro dos artesanatos elaborados com macarrão mais simples e bonitos é o porta-retratos. Para isso, você vai precisar de:

  • Macarrão, das cores e formas que vocês mais gostem.
  • Cola.
  • Um porta-retratos liso ou então um papelão que utilizaremos como moldura.

Em primeiro lugar, vocês devem escolher o que acabamos de comentar, entre usar um porta-retratos ou criá-lo vocês mesmos a partir de um material simples de se adquirir como o papelão. Em segundo lugar, vocês devem colocar na moldura o macarrão que tiverem escolhido e seu porta-retratos totalmente personalizado já estará pronto.

Formas para aprender

Uma das melhores maneiras para fazer os pequenos aprenderem é por meio dos jogos. Por isso, nesse caso, utilizaremos o macarrão para criar diferentes elementos de aprendizagem como, por exemplo, um esqueleto e conhecer, assim, o corpo humano, ou um esqueleto de dinossauro e curtir a fantasia.

Para esse trabalho manual vocês vão precisar de:

  • Macarrão de um tamanho pequeno.
  • Cola.
  • Uma cartolina.

Em primeiro lugar, aconselhamos vocês a desenharem, na cartolina e com lápis, a estrutura do esqueleto para que depois os pequenos, pouco a pouco, colem o macarrão e conheçam, assim, os ossos.