Meu filho ama os dinossauros!

Aviões, princesas, animais, unicórnios ... os interesses das crianças evoluem de acordo com a idade. Nos meninos, em particular, o interesse pelos dinossauros é enorme. Descubra porque seu filho é tão apaixonado por essas criaturas!

As crianças sentem paixão pelos dinossauros. De fato, é muito comum vê-las manipulando a coleção de brinquedos que inclui uma infinidade de modelos existentes no mercado.

Acontece que os dinossauros são um mundo em si. Havia espécies muito variadas: algumas eram minúsculas, outras enormes, havia muitas carnívoras, outras herbívoras, etc.

Atualmente, este mundo fascina pessoas de todas as idades, incluindo as crianças. Essa paixão pelos dinossauros geralmente vem de filmes e livros. Seu aspecto de dragão inflama a imaginação desde os mais pequenos até os mais velhos, como em filmes espetaculares como Jurassic Park.

Apesar de a ciência moderna ter derrubado muitos mitos sobre os dinossauros, esses animais da antiguidade continuam a trabalhar a imaginação de crianças e adultos. Por isso, vamos descobrir juntos neste artigo os aspectos que levam as crianças a ficarem fascinadas com os dinossauros.

Por que as crianças sentem paixão pelos dinossauros?

1.- Elas sonham em ser tão fortes quanto eles

Os dinossauros são conhecidos por serem poderosos, ferozes, quase invencíveis e capazes de se defender. Certamente, seu filho acharia ótimo ser como eles!

Tenha em mente que, para as crianças, que estão começando a descobrir o mundo, essas qualidades são muito admiradas e desejadas. Elas tomam como exemplo aquelas criaturas que sabem como se defender e tentam imitá-las, com o desejo de se tornarem tão poderosas quanto elas.

Brincar e imaginar ser um verdadeiro dinossauro é uma maneira de experimentar essas qualidades e expressar muitas facetas de sua personalidade, ainda em construção.

crianças que adoram os dinossauros

2.- Elas acham a história de seu desaparecimento muito intrigante

A admiração das crianças pelos dinossauros também vem do seu repentino e inexplicável desaparecimento. Este é um fenômeno que continua fascinando pessoas de todas as idades, mas que sem dúvida deixa a criança sem palavras e com perguntas sem resposta.

Os dinossauros têm o mesmo caráter dos animais míticos; eles se transformam em personagens de filmes de ficção científica. Eles não são animais reais, como os lobos, ou criaturas puramente imaginárias, como os dragões.

Eles têm um estado próprio na imaginação das crianças. Eles são seres que existiram, mas com uma peculiaridade fundamental: desapareceram.

Longo é o caminho do ensino por meio de teorias; breve e eficaz por meio de exemplos
–Sêneca–

3.- Elas sentem orgulho de serem especialistas

Você pode ter ouvido sobre uma história que aconteceu no Museu de História Natural em Londres, quando admitiram haver confundido a legenda de um dinossauro, graças a um menino de 10 anos de idade.

A família e o menino visitavam o museu e, por acaso, o menino de 10 anos notou um erro no nome de um dos dinossauros. Ele avisou a um funcionário do museu e, depois de verificar, a galeria reconheceu o erro.

Nesse sentido, as crianças se orgulham de poder impressionar seus pais com nomes de dinossauro extremamente complicados. Conhecem todos pelo nome e colecionam livros e figuras; além disso, elas prestam atenção aos documentários que contam a vida dos dinossauros.

Muitas vezes você ficará surpreso com o conhecimento do seu filho. Essa satisfação aumentará o interesse do pequeno pelo mundo dos dinossauros.

4.- Elas os veem como testemunhas do passado

Os dinossauros representam o passado. Um tempo distante dos tempos do pai, da mãe e dos avós, já que não conseguem medir esse salto temporal.

Isso faz com que a criança se pergunte sobre as origens do mundo, como foi a Terra, quem foram os primeiros homens, entre outras perguntas.

A criança que está interessada nos dinossauros entende que pertence a um universo muito maior que o da família. É algo positivo, estimulante e reconfortante para ela.

5.- Elas não têm medo

O fascínio das crianças por essas criaturas se deve principalmente ao fato de elas não existirem mais. Eles viviam numa época em que o homem ainda não existia, então seus conflitos eram estranhos aos nossos.

O fato de que esses animais não continuam vivendo na atualidade é extremamente reconfortante para o seu filho. Eles sabem que é pouco provável que esses monstros do passado o ataquem, apesar da alegada agressividade da maioria deles.

Finalmente, tenha em mente que seus interesses tendem a ser pontuais; basta observar que os brinquedos que querem para um dos seus aniversários não sobrevivem até o ano seguinte. Portanto, não se preocupe com o vício de seu filho nestas criaturas.

Além disso, até mesmo um interesse passageiro é um bom treinamento para o seu filho. Certamente, lhe permite explorar a vida, estimular sua criatividade, adquirir muitos conhecimentos e despertar a curiosidade. Quem sabe um dia seu filho não será um arqueólogo especializado em criaturas pré-históricas!

Recomendados para você