As artes marciais para moldar o caráter das crianças

22 de julho de 2018
Os pais frequentemente levam os filhos para as aulas de artes marciais a fim tentar moldar o caráter dos pequenos. Isso acontece porque se trata de uma recomendação bem comum.

É possível que as crianças melhorem o seu quadro com essa valiosa prática em casos de hiperatividade, falta de atenção, timidez ou transtornos causados por bullying escolar.

Da mesma forma, também é comum que as crianças escolham essa atividade porque são admiradores dela, já que seus heróis praticam artes marciais. Outras vezes, trata-se de uma sonho frustrado dos pais, que desejam ver os seus filhos realizando atividades que eles gostariam de ter feito.

De qualquer maneira, trata-se de uma opção que requer equilíbrio físico e mental que, sem dúvida, trará muitos benefícios para as crianças. É por essa razão que é considerado um método para solucionar possíveis problemas que as crianças têm. Se não tiverem nenhum problema marcante, também é útil para ensinar noções sólidas de disciplina, assim como o aprendizado de certos valores. 

as artes marciais

Aspectos que ajudam a moldar o caráter da criança

Os especialistas no assunto podem falar dos detalhes do treinamento que beneficiam o corpo e a mente. Mas muitos pais também podem afirmar que as artes marciais foram um impulso no desenvolvimento da personalidade dos seus filhos e na formação do seu caráter.

Acredita-se que se uma criança começa essa prática desde cedo, adquire várias ferramentas de autocontrole, segurança em si mesma e domínio do seu temperamento. Por isso, uma das maiores vantagens dessa atividade é que os seus efeitos são duradouros, pois são elementos aprendidos para serem praticados com mais eficácia na idade adulta

As artes marciais são um conjunto de disciplinas que permitem harmonizar corpo, mente e espírito. Assim, fomentam nas crianças o respeito por si mesmas e pelos outros. Ao mesmo tempo, requer tempo, dedicação e esforço. Por isso, as crianças podem receber a dose necessária segundo a sua condição. Ou seja, sem importar a complexidade do problema, a atividade fornece ferramentas para combatê-lo efetivamente.

as artes marciais

As artes marciais e o caráter

É preciso considerar os seguintes aspectos que transformam as artes marciais num modelador do caráter do seu filho.

  • Por meio das artes marciais, as crianças podem aprender a administrar suas emoções de uma maneira melhor, canalizando-as e, dessa forma, agindo de uma maneira adequada.
  • Através dos exercícios, a criança pode facilmente liberar adrenalina, enquanto mantém seus músculos tonificados, flexíveis e consegue entrar em forma.
  • Ajuda a controlar problemas de peso em crianças com obesidade e melhora a musculatura das crianças mais magras. Isso também faz com que elas tenham mais segurança em si mesmas, visto que não terão problemas com seu aspecto corporal.
  • Fomenta e desenvolve a confiança em si mesmo, podendo estabelecer seus objetivos de forma clara e precisa.
  • Estimula a habilidade de se concentrar. Dessa forma, a criança terá mais noção de como ter sucesso e estará centrada nas suas responsabilidades. Em médio e longo prazo, esse aspecto ajudará a ter mais organização e manter as coisas sob controle.
  • Contribui para a formação de pessoas que respeitam a si mesmas e os outros, o que favorece boas relações sociais.
  • Fornece ferramentas para equilibrar uma personalidade decidida e sem temores. Mas, ao mesmo tempo, ensina a ser prudente e a evitar problemas ou brigas desnecessárias.
  • Ensina a se colocar no lugar dos outros, adquirindo consciência de que é preciso tratar as outras pessoas da maneira que ela gostaria de ser tratada.
  • A criança absorve os principais valores dessa prática como a humildade, honra, lealdade e o amor ao próximo.
  • A criança pode avaliar suas conquistas à medida que vai cumprindo com os objetivos propostos na atividade. Isso será útil na idade adulta, já que melhora seu autoconceito e o conceito que os outros têm sobre ela. 
  • Transforma-se numa imagem de respeito para os seus colegas, já que tem inúmeras opções para se defender de alguma perseguição.
  • Adquire a responsabilidade de seguir um modelo, ter um horário e ser mais independente nas suas ações.