As melhores séries de desenhos animados para crianças

3 de fevereiro de 2018
Quais séries de desenhos animados são as mais assistidas?

As séries de desenhos animados para crianças são uma das formas de entretenimento que mais atrativos têm para as crianças. Combinam uma série de elementos visuais nos quais a imagem e o movimento conseguem dar vida a várias histórias.

Para além das cores, do brilho e da forma de apresentar os personagens, as histórias abrem as portas para um mundo no qual as crianças podem se divertir, se identificar e soltar a criatividade.

Hoje em dia, é necessário levar em consideração que nem todas as séries de televisão que têm formato de desenhos animados são recomendadas para crianças.

Na verdade, cada vez há mais séries de desenhos animados destinadas ao público adulto. Por esse motivo, os pais devem ficar muito atentos em relação ao conteúdo das imagens coloridas que nossos filhos assistem na televisão ou em qualquer outro aparelho eletrônico.

Dicas para identificar as séries de desenhos animados para crianças

Existem algumas condições que as séries de desenhos animados adequadas ao público infantil devem reunir.

Em primeiro lugar, elas devem ser cuidados com a linguagem, pois muitas crianças aprendem a falar a partir do que assistem e escutam os personagens dizer.

Ao mesmo tempo, a história da série deve mostrar comportamentos adequados, nos quais se promova o ensino de valores e sua respectiva aplicação para a vida. Também devem procurar promover a integração dos diferentes seres (um exemplo muito comum é a relação entre o ser humano e os animais).

Há séries que, embora animadas, têm histórias carregadas de uma conotação não adequada para crianças. Por esse motivo, as séries para crianças não devem possuir conteúdo explícito, como violência física, psicológica, emocional, vícios, relações sexuais, entre outros.

“As séries de desenhos animados para crianças devem ensinar a respeitar as pessoas, os animais e o meio ambiente”

Outras dicas que permitem identificar as séries de desenhos animados destinadas às crianças são as seguintes:

  • Não há estereótipos de gênero.
  • Há a estimulação da empatia, do respeito, da solidariedade, da colaboração, do amor, do trabalho em equipe, do perdão e de outros valores básicos para a vida.

Ranking das melhores séries de desenhos animados para crianças

Dois pesquisadores da Universidade de Granada, na Espanha: Concepción Alonso Valdivieso e Jesús Pertíñez López realizaram uma pesquisa sobre as séries de desenhos animados para crianças transmitidas por canais internacionais.

No momento da avaliação, os pesquisadores levaram em consideração as características dos personagens, o tipo de conteúdo e também as técnicas usadas na animação. A finalidade desse estudo foi determinar quais eram as séries mais apropriadas para o público infantil.

Esse estudo deu origem ao seguinte ranking:

1. Charlie e Lola

Os protagonistas são dois irmãos. Charlie é reflexivo e ajuda sua irmã Lola a refletir. Ambos os irmãos sempre procuram mostrar muito respeito pelos pais e ao que eles pedem. Artisticamente, essa série é atraente para as crianças.

séries de desenhos animados para crianças

2. Saari

As histórias se passam em uma ilha habitada pelos personagens que são animais estranhos, animais sem forma reconhecida. Esses seres muito diferentes exploram o mundo e vivem momentos nos quais a cooperação e a solidariedade aparecem.

3. O pequeno Bill

Bill é um menino de 5 anos que gosta muito de aprender. Essa série é uma rica fonte de conhecimento para as crianças.

4. Peppa Pig

A pequena porquinha, sua família e seus amigos costumam protagonizar histórias muito parecidas com as que as crianças vivem. As histórias são sempre resolvidas dentro de um cenário de valores positivos.

5. Jelly Jamm

Jelly Jamm é uma animação em 3D que tem um atrativo especial por sua criatividade em relação aos personagens. No planeta Jammbo, cinco amigos promovem o valor do companheirismo e da amizade.

6. Caillou

Esse personagem é um menino alegre de 4 anos que vive em uma família feliz. As crianças reconhecem nas histórias momentos das suas próprias vidas.

7. Mama Mirabelle

A protagonista é uma elefante que viajou pelo mundo gravando filmes. Na série, ela usa essas gravações para responder ao filho e aos seus amigos todas as perguntas que eles fazem à medida que crescem. Proporciona uma valiosa contribuição sobre a natureza.

8. Super Fofos!

São três animais que vivem em gaiolas no quintal de uma casa. Quando as crianças vão dormir, os três bichinhos escapam e se transformam em super-heróis. Eles vivem todo tipo de aventura, ajudando quem precisar.

séries de desenhos animados para crianças

9. Shaun, o carneiro

Esse é um personagem muito particular. É um carneiro muito inteligente que quer brincar e se divertir. Sempre consegue escapar da vigilância do cão pastor. Nunca se deixa ser manipulado pelos outros, mas também nunca se utiliza da violência.

10. Zoobabu

Sugere brincadeiras a partir de charadas que se referem ao conteúdo de uma caixa. Oferece pistas sobre o animal que está dentro da caixa. Com essas pistas, é possível descobrir características e costumes desse animal. É uma série muito educativa.

Os pesquisadores concluíram que as séries de desenhos animados para crianças não têm apenas um formato adequado, elas trazem uma contribuição educativa muito grande.

Em todas elas, cada episódio inclui valores importantes para as crianças e as ajudam a diferenciar o certo do errado. Além disso, mostram por que é positivo aplicar os valores e vivem em harmonia com todos os seres.

Apesar desses benefícios, é aconselhável que os pais tenham em mente que o tempo de televisão deve ser restrito. De acordo com os especialistas, o tempo na frente da televisão não deve ultrapassar 60 minutos por dia.