O Desafio do Rinoceronte Laranja

· 28 de março de 2018
Descubra como funciona esse método para parar de gritar com seu filho.

O rinoceronte laranja é um desafio. É um método baseado na experiência real de uma mãe que quis modificar o comportamento do seu filho através da autodisciplina. Aqui entram em jogo outras qualidades como a paciência, a compreensão e a boa comunicação entre pais e filhos.

A vida dos pais está cheia de desafios e um deles é o da comunicação com os filhos. Há ocasiões em que as pressões diárias da vida fazem com que se perca a paciência e se recorra aos gritos.

Por que é ruim gritar com os filhos?

Obviamente, é preciso reconhecer que perder as estribeiras e gritar com os filhos não é um método prático e que na maioria das vezes não se consegue nada com a criança. Ainda que ela obedeça, será por medo e não por respeito.

Além disso, esse costume pode deixar marcas para a vida toda, criando nos filhos o mau hábito de gritar com as outras crianças, imitando o jeito de ser dos pais. Entretanto, existem maneiras de deixar este mau hábito para trás e uma delas é através do que ficou conhecido como o rinoceronte laranja.

Origem do rinoceronte laranja

O desafio partiu de uma mãe de quatro filhos dos Estados Unidos, chamada Sheila McCraith. Ela se sentiu envergonhada quando, sem perceber, descobriu que gritava com seus filhos o tempo todo.

Gritar com os filhos

Seu mal-estar foi tanto, que ela se propôs a mudar seu comportamento. Nesse meio tempo, Sheila descobriu duas coisas importantes:

  1. Ela era capaz de controlar o impulso de gritar com seus filhos na presença de estranhos.
  2. Aquilo que os filhos pensam e sentem é mais importante do que a opinião das outras pessoas.

Esse acontecimento a levou a confessar que tinha o costume de gritar muito com seus filhos, mas que queria mudar esse hábito. Assim, ela teve a ideia de propor a si mesma um desafio, que denominou como o rinoceronte laranja.

Sheila comenta que o nome de rinoceronte laranja surgiu porque estes animais são fortes e só se defendem quando são provocados.

Em relação à cor, para ela o laranja lembra determinação. Precisamente força e determinação era do que ela precisava para se livrar desse mau hábito.

Em que consiste o desafio do rinoceronte laranja?

Este desafio consiste em aguentar um tempo sem gritar com os filhos. Claro que para conseguir isso, esta mãe se valeu de algumas dicas adicionais que lhe permitiram permanecer focada em seu objetivo.

Estes truques incluem: colocar no papel sua determinação de não gritar com os filhos, monitorar seu progresso e anotar cada vez que alcançar o objetivo de não gritar com eles.

A experiência pessoal dessa mulher mostra que ela conseguiu passar um período de quatro anos completos sem gritar com seus filhos. Portanto, considera-se que é uma ferramenta bem-sucedida.

Como aplicar a técnica do rinoceronte laranja

A terapia comportamental do rinoceronte laranja propõe sugestões práticas e um tanto inverossímeis. Frente à ideia de bombardear seus filhos com uma enorme lista de impropérios e uma guerra de palavras, tente as seguintes medidas:

  • Respire profundamente.
  • Saia do local por alguns instantes. Vá para outro cômodo ou saia para o quintal.
  • Movimente seu corpo.
  • Escute música.
  • Feche seus olhos e se imagine em um local agradável.
  • Lave o rosto com água fria e conte até dez.
  • Procure em vários lugares da casa um objeto com a cor laranja, que te faça relembrar o seu objetivo.

Mudança de comportamento através do desafio do rinoceronte laranja

Ainda que seja verdade que como pai você tem autoridade sobre seus filhos, isso gera grandes responsabilidades. Lembre-se de que você é o modelo a ser seguido por seus filhos.

É claro que aceitar o desafio do rinoceronte laranja não é uma fórmula mágica para a mudança. Porém, te permite aceitar e trabalhar os seguintes aspectos:

  • Reconhecer que você tem um problema de comunicação com seus filhos.
  • Aceitar que é preciso força de vontade para mudar.
  • Propor o desafio baseado em metas fáceis de serem cumpridas. Por exemplo, passar um dia inteiro sem gritar com seus filhos e ir avançando a partir daí.
  • Conversar com outras pessoas sobre sua meta, para que possam te animar para alcançá-la.
  • Identificar as situações que te levam a gritar com os seus filhos.
  • Antecipar-se às situações que desencadeiam os gritos e evitá-las.
  • Esforçar-se para controlar suas reações em diferentes ambientes e situações.

É verdade que, como pai ou mãe, certas situações podem ser demais para você e fazem com que você acabe gritando com seus filhos. Mesmo assim, a ideia é que os gritos não sejam o padrão habitual de criação na sua casa. Assim, tenha coragem e aplique o método do rinoceronte laranja na sua casa.