Perguntas e respostas sobre os bebês prematuros

Um bebê prematuro deve receber um cuidado especial para que possa continuar seu desenvolvimento de maneira saudável. O médico pode nos orientar nesse processo.

Quando as mães escutam falar sobre os bebês prematuros, começam a surgir milhares de perguntas sobre como é o cuidado necessário.

Considera-se um nascimento antes do tempo aquele em que a mãe não passa de 37 semanas de gravidez. No entanto, isso não quer dizer que todas as crianças apresentem os mesmos problemas.

Perguntas e respostas mais comuns sobre os bebês prematuros

Os bebês que nascem antes de completar 28 semanas de gravidez correm mais riscos. Nesses casos, que são mais delicados, é vital seguir todas as orientações do pediatra e tomar as medidas necessárias.

Mas para todas as inquietudes que possam surgir, neste artigo vamos responder as mais comuns:

O bebê ter nascido prematuro é culpa da mãe?

Não é culpa da mãe que o bebê tenha nascido antes do tempo. O que pode ser relevante para um nascimento prematuro é a mãe ter pressão arterial alta.

Por outro lado, a placenta estar posicionada de forma adequada ou não estar completamente desenvolvida são fatores que também podem influenciar.

Meu bebê corre risco de morte?

Atualmente, a medicina avançou muito e esse tipo de caso é cada vez mais comum. Tudo vai depender do peso que o bebê tiver ao nascer, da semana na qual tiver nascido e se apresenta algum problema de saúde adicional.

O maior risco, como mencionamos anteriormente, correm os bebês que nasceram antes da semana 28.

“Se o bebê nascer antes da semana 28 de gravidez, é vital seguir todas as orientações do pediatra e tomar as medidas necessárias”

O sexo durante a gravidez pode causar um parto prematuro?

A atividade sexual pode liberar oxitocina, um hormônio que pode estimular as contrações do útero. Se a mulher já estiver entrando em trabalho de parto, a atividade sexual vai acelerar esse momento.

Por essa razão, os médicos recomendam evitar ter relações sexuais se a mulher tiver alguns indícios de parto prematuro.

bebês prematuros

A alimentação influencia para ter um parto prematuro?

Geralmente, as mulheres que se alimentam corretamente, que evitam substâncias nocivas e que recebem um cuidado pré-natal adequado têm os melhores resultados na gravidez. Mas toda regra tem sua exceção.

Também pode acontecer de mulheres que fazem tudo corretamente e mesmo assim têm um parto prematuro, ao passo que aquelas que se cuidam menos têm um parto no tempo normal. Assim, pode-se dizer que é relativo.

Se o bebê está na unidade neonatal, a mãe pode ver quando quiser?

Tudo depende das decisões do hospital. Geralmente, a grande maioria permite que os pais possam ver o bebê em qualquer momento e quando quiserem. Inclusive, as enfermeiras ensinam a mãe a balançar, cuidar e dar banho no bebê. Tudo isso é determinado pela administração do hospital.

Os bebês prematuros correm mais risco de ficarem doentes do que um bebê que nasce no tempo certo?

Os bebês prematuros costumam ter o sistema imunológico bem menos desenvolvido, o que os torna mais vulneráveis a qualquer tipo de infecção. Devido a isso, é muito importante tomar medidas de higiene, como lavar as mãos com sabonete sempre, inclusive mesmo sem ter tido contato físico.

“Um bebê também pode nascer depois do tempo correto. É conhecido como bebê pós-maduro. Isso acontece quando se nasce depois das 42 semanas de gravidez”

Uma doença durante a gravidez pode causar um parto prematuro?

A saúde da mãe durante a gravidez pode, sim, afetar o desfecho. A diabetes, a pressão arterial alta, a anemia e as doenças renais podem influenciar diretamente no adiantamento do parto.

O fato de nascer antes do tempo e de a mãe ter alguma dessas doenças pode fazer com que a criança apresente alguma infecção.

Quando o bebê prematuro recebe alta?

Quando a criança não precisar mais da incubadora para manter sua temperatura corporal, respirar sozinha, conseguir mamar no seio ou na mamadeira e pesar aproximadamente 2,2 kg, ela pode receber alta.

Alguns hospitais têm programas que são responsáveis por avaliar a saúde do bebê, inclusive quando ele já está em casa.

bebês prematuros

Quando e como o bebê prematuro deve dormir?

Geralmente, nas primeiras semanas, os bebês prematuros costumam dormir até 22 horas por dia.

Para que se sinta mais confortável, você pode simular um ambiente parecido com o do hospital. O bebê sempre deve estar deitado de barriga para cima, em um colchão suficientemente firme e sem travesseiro.

Como cuidar corretamente da pele de um bebê prematuro?

Os médicos recomendam não dar banho no bebê todos os dias, pois sua pele é muito mais propensa a infecções.

Dê banho uma ou duas vezes por semana e nos outros dias você pode passar um pano macio e gazes estéreis no rosto, nas mãos, na região da fralda e nas dobrinhas.

Ter um bebê prematuro é muito mais comum do que pensamos e pode acontecer com qualquer mãe, mesmo tendo uma boa saúde. O fundamental é ter conhecimento de como devem ser os cuidados e consultar seu médico em relação a qualquer preocupação que possa aparecer.

Recomendados para você