7 atividades para ajudar uma criança com transtorno de déficit de atenção

Crianças com transtorno de déficit de atenção podem ter problemas de aprendizagem devido à dificuldade de concentração e atenção. Essas atividades são perfeitas para trabalhar com elas. Não perca!
7 atividades para ajudar uma criança com transtorno de déficit de atenção
Mara Amor López

Escrito e verificado por a psicóloga Mara Amor López.

Última atualização: 04 dezembro, 2022

Uma criança com transtorno de déficit de atenção pode ter dificuldade para ouvir instruções e cumpri-las. E também para se lembrar de pequenos detalhes, organizar suas coisas e controlar seu comportamento. Por isso, é importante trabalhar com elas, tanto em casa quanto na escola, com atividades e estratégias que as ajudem a lidar da melhor forma com essa dificuldade.

Crianças com transtorno de déficit de atenção têm mais dificuldade em alcançar o sucesso acadêmico. Alguns sintomas, como a incapacidade de prestar atenção ou não conseguir controlar seus impulsos e ficar parado, entre outros, dificultam o bom desempenho escolar. Vamos propor uma lista de atividades que podem ajudar uma criança com déficit de atenção a melhorar.

Atividades para ajudar uma criança com déficit de atenção

Apresentamos a seguir uma seleção de atividades que podem ajudar crianças com transtorno de déficit de atenção a melhorar seus sintomas e, consequentemente, seu desempenho. Está preparada? Continue lendo.

Caça ao tesouro

Essa atividade é muito indicada para crianças com esse transtorno, pois elas não precisam se sentar e podem se movimentar livremente. Dessa forma, desenvolvem sua capacidade de atenção, memória e concentração, que são algumas das coisas em que têm mais dificuldade. Para realizar este jogo, devemos desenhar um mapa do tesouro de casa ou de outro lugar. Em seguida, escondemos objetos em diferentes áreas, que indicaremos no mapa e que elas devem encontrar.

Quebra-cabeça

Os quebra-cabeças são uma boa opção para crianças com TDAH. Com esta atividade desenvolve-se o raciocínio lógico, a atenção, a concentração e a paciência, entre outros. O importante é procurar quebra-cabeças que têm um tema pelo qual a criança seja apaixonada para que ela se sinta mais motivada a montá-lo.

Montar quebra-cabeças é uma maneira divertida de trabalhar a concentração, a paciência e o raciocínio lógico. Há para todas as idades e com diferentes graus de dificuldade.

Quem é quem?

Quem nunca jogou um jogo de tabuleiro desse tipo? É um clássico e, além disso, é um recurso muito bom para trabalhar com essas crianças. Nessa atividade, a atenção, a concentração, a memória, a paciência e o respeito às regras e à troca de turnos são aprimorados. É um jogo muito divertido e, como tem dois participantes, pode ser perfeito para compartilhar com o pequeno em casa.

Jogo dos 7 erros

Essa é outra das atividades que pode ser de grande ajuda para a criança com TDAH, pois aumenta a concentração e a atenção, que é o que a tarefa exige. A criança é apresentada a duas imagens aparentemente idênticas, mas há pequenas diferenças entre elas. A missão é encontrar essas diferenças, e para isso, ela precisa se concentrar e prestar atenção nas imagens. À medida que se torna algo monótono, a dificuldade pode ser aumentada.

Jogo da memória

Este é outro dos jogos clássicos que você pode jogar com seu filho se ele tiver déficit de atenção. É o conhecido jogo de encontrar pares. Consiste em virar pares de cartas até encontrar aquelas que são idênticas. Dessa forma, promove-se a memória, a concentração e a atenção, pois a criança tem que prestar atenção onde estão as mesmas imagens para formar o par.

O mestre mandou

Essa brincadeira pode ser um desafio para a criança com déficit de atenção, pois ela deve estar muito atenta às ordens que deve cumprir. Além disso, também terá que respeitar as regras estabelecidas. É aconselhável começar a jogar com poucos participantes para que sejam turnos curtos e ordens simples.

Cada carro em seu lugar

Esta atividade ajudará seu filho a manter a atenção. Você só precisará de carros de brinquedo e seguir os passos abaixo:

  1. Desenhe uma estrada em uma cartolina.
  2. Em ambos os lados da estrada, desenhe vagas de estacionamento para estacionar os carros.
  3. Coloque um adesivo com uma letra ou cor diferente em cada carro e faça o mesmo nas vagas.
  4. O pequeno terá que dirigir o carro pela estrada e estacioná-lo no lugar certo
É muito importante apoiar, acompanhar e valorizar o esforço da criança com déficit de atenção, mais do que olhar apenas para as notas obtidas na escola.

Outras maneiras de ajudar uma criança com déficit de atenção

Daremos a seguir algumas dicas que vão te ajudar na hora de ter recursos e estratégias para enfrentar as dificuldades apresentadas pelas crianças com TDAH:

  • Estabeleça um horário para realizar as tarefas da escola e ter tempo livre.
  • Defina algumas regras simples em casa.
  • Sempre que der instruções à criança, faça isso de forma simples para que ela as compreenda.
  • Mantenha algumas rotinas em casa de acordo com suas tarefas e as coisas que a criança tem que fazer.
  • Olhe mais para o esforço do que para as notas.
  • Observe a criança sempre que puder.
  • Quando ela tiver um bom comportamento, reforce-o com boas palavras e elogios.
  • Tenha conversas frequentes com os professores da criança.
  • Dê as ordens de forma clara, curta e tão simples quanto possível.
  • Divida as tarefas em pequenos passos. Dessa forma, a criança alcançará pequenos objetivos que aumentarão sua motivação e facilitarão sua conclusão.

Sobre atividades para ajudar crianças com déficit de atenção

Uma criança com déficit de atenção apresenta dificuldades em se concentrar e prestar atenção nas tarefas que está realizando. É por isso que muitas das crianças com esse transtorno também têm problemas de aprendizagem. Por esse motivo, é importante que tanto os pais em casa quanto os professores na escola tomem algumas medidas para ajudá-las a melhorar sua atenção.

Essas atividades que propomos são um bom recurso para trabalhar a concentração, a atenção e a paciência desses pequenos. Esperamos que sejam de grande ajuda para você.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Urzúa, A., CERDA, A., RAMOS, M., & QUIROZ, J. (2009). Trastorno por déficit de atención con hiperactividad en niños escolarizados. Revista chilena de pediatría, 80(4), 332-338.
  • Roselló, B., García Castellar, R., Tárraga Mínguez, R., & Mulas, F. (2003). El papel de los padres en el desarrollo y aprendizaje de los niños con trastorno por déficit de atención con hiperactividad. Revista de Neurologia, 2003, vol. 36, num. Supl. 1, p. 79-84. https://roderic.uv.es/handle/10550/32626
  • Esperón, C. S. (2008). Convivir con niños y adolescentes con trastorno por déficit de atención e hiperactividad (TDAH). Ed. Médica Panamericana.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.