5 atividades de aprendizagem cooperativa para crianças

Compartilhar, colaborar, cooperar, integrar e ter senso crítico são coisas que se aprende desde a infância. Você não sabe como fazer isso? Confira aqui.
5 atividades de aprendizagem cooperativa para crianças
Samanta Ruiz

Escrito e verificado por a professora Samanta Ruiz.

Última atualização: 13 abril, 2023

Por ser abrangente, a educação vai além do conhecimento acadêmico e ensina os alunos a desenvolver outras habilidades e competências necessárias para a vida. Para conseguir isso, é interessante implementar atividades de aprendizagem cooperativa projetadas para crianças em sala de aula.

Segundo os psicólogos sociais David e Roger Johnson (1999):

“A aprendizagem cooperativa é o uso didático de pequenos grupos, normalmente heterogêneos, nos quais os alunos trabalham juntos para alcançar objetivos comuns, maximizando a sua própria aprendizagem e a dos outros”.

A primeira coisa que é preciso para começar a trabalhar com essa dinâmica é decidir quais temas são adequados para esse método pedagógico. A segunda coisa é organizar os grupos (de 2 a 6 membros cada) e depois definir quais são as melhores atividades de aprendizagem cooperativa, de acordo com os objetivos e temas da sua disciplina.

Atividades cooperativas para aprendizagem em grupo

Aqui estão alguns exemplos. Não perca!

1. Quebra-cabeças de conhecimento

as crianças apresentam a investigação do projeto de ciências da aula ao professor responsável professor método de ensino aprendizagem colaborativa trabalho em grupo

Essa atividade é baseada na técnica do quebra-cabeça ou jigsaw, criada pelo psicólogo Elliot Aronson em 1971. Consiste em dividir a turma em grupos e atribuir a todos o mesmo tema. Em cada grupo, haverá um especialista e vários não especialistas.

Uma vez organizados os grupos, as seguintes atividades são realizadas:

  • Reunião de especialistas para troca de ideias.
  • Retorno ao grupo para compartilhar o conhecimento aprendido com os outros especialistas.
  • Apresentação das conclusões por um dos não especialistas de cada grupo.
  • Discussão e avaliação final.

O objetivo final é alcançar uma dinâmica que favoreça a aprendizagem cooperativa das crianças, em que todas contribuam com suas ideias para a construção do conhecimento grupal.

2. Resolver disputas e conflitos acadêmicos

Os criadores do conceito de aprendizagem cooperativa, os psicólogos David e Roger Johnson, propuseram o termo “conflito intelectual” para encorajar o pensamento crítico e incutir a tomada de decisões e a resolução de problemas.

A atividade que se realiza é uma investigação em grupo sobre um determinado tema e a definição de uma posição fundamentada.

Todos os grupos devem investigar a mesma coisa e depois, em uma aula dinâmica, cada um deve defender seu ponto de vista, refutar os outros argumentos e fazer uma discussão para propor soluções.

Uma das maiores vantagens dessa atividade de aprendizado cooperativo é que ela incentiva o companheirismo. Da mesma forma, para aprender é preciso assumir uma posição e defendê-la com fundamentos.

3. Alfabetização cooperativa

A leitura em grupo é enriquecedora e com essa atividade as crianças aprendem a se concentrar, prestar atenção e analisar os textos em conjunto.

Primeiro, pares ou grupos são formados e todos recebem a mesma leitura. Um dos membros lê em voz alta, enquanto os outros acompanham em voz baixa.

Depois de um ou dois parágrafos, a leitura é interrompida e os membros do grupo resumem o que ouviram. Isso é repetido várias vezes até terminar com o texto proposto.

O objetivo é que todos entendam do que se trata a leitura e que, por meio do compartilhamento cooperativo, aqueles que não conseguiram entender se beneficiem da contribuição dos outros.

O melhor desta atividade cooperativa é que ela pode ser adaptada para diferentes níveis de alfabetização.

4. Corrija as tarefas em pares

Para essa tarefa, formam-se duplas de alunos e, no início da aula, cada um explica ao seu colega como resolveu a tarefa que lhe foi atribuída para casa.

As crianças comparam suas produções e, se puderem, fazem as correções pertinentes. No caso de algo complicado, eles procuram o professor para explicar como fazer corretamente.

5. Pesquisa em grupo

Nesse tipo de trabalho de projeto, todos os grupos recebem o mesmo tópico para investigar e planejar uma apresentação.

Cada equipe divide o tema geral em subtemas individuais e, em seguida, cada um recebe a tarefa de fazer seu próprio dever de casa e pesquisa. Por fim, é feita uma apresentação do grupo em um relatório final ou em um mapa conceitual, que contém as contribuições individuais de todos os participantes.

trabalho em grupo de aprendizagem colaborativa como um professor de equipe organiza orientação

Como organizar as atividades?

Hoje a tecnologia é uma grande aliada para a educação e o trabalho em grupo. Diferentes ferramentas digitais permitem atribuir e organizar tarefas em grupo, para que todos tenham uma visão completa do processo global. Algumas das mais utilizadas são as seguintes:

  • Padlet: é um quadro branco colaborativo no qual você pode trabalhar com textos, imagens e vídeos.
  • Stormboard: são placas virtuais para registrar as tarefas.
  • Bubbl.us: é uma ferramenta útil para construir mapas conceituais.

A aprendizagem cooperativa é essencial para o trabalho em grupo

A educação treina as crianças para levar uma vida futura repleta de empregos e experiências sociais de todos os tipos. Portanto, é necessário que adquiram habilidades para funcionar em grupo, seja ele profissional, escolar, recreativo ou de qualquer outra natureza.

Esse é o principal objetivo das atividades da aprendizagem cooperativa para crianças, que elas aprendam a trabalhar em equipe. E o melhor desse método é que ele pode ser aplicado em todas as idades e fases da vida.

Enquanto as crianças pequenas podem montar um relógio de sol caseiro e apresentá-lo como projeto final, as crianças mais velhas podem investigar tópicos científicos como o ciclo da água ou o magnetismo em grupo.

Trabalhar juntos, discutir opiniões, justificar posições e apresentar conclusões ajudará as crianças a treinar habilidades valiosas para se desenvolver no mundo que as espera lá fora. Incentive-as a alcançar mais essa conquista!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.