Atividades culinárias para crianças de 3 a 6 anos

Você inclui os seus filhos na cozinha? Vamos te contar como fazer isso, bem como quais atividades são melhores para fortalecer o vínculo entre pais e filhos.
Atividades culinárias para crianças de 3 a 6 anos

Última atualização: 17 Dezembro, 2020

Cozinhar com as crianças pode ser um pouco estressante para os pais, mas, sem dúvida é muito benéfico para os pequenos. Na verdade, embora possa ser estressante, também é benéfico para os pais, pois reforça o vínculo emocional entre pais e filhos. Por isso, a seguir, você vai conhecer algumas atividades culinárias para crianças de 3 a 6 anos.

Quando as crianças aprendem a cozinhar com os pais, elas adquirem muitas habilidades novas. Essa também é uma boa maneira de passar um tempo em família. Para cozinhar com as crianças, são necessárias receitas simples, ingredientes saborosos e utensílios que sejam fáceis de usar para os pequenos.

Quando você cozinhar com o seu filho, tente fazer com que ele faça a maioria das coisas! Assim, ele vai se sentir muito mais satisfeito com o trabalho realizado.

Se você fizer tudo em seu lugar, ele vai pensar que não é capaz de fazer as coisas sozinho, ficará entediado e não terá vontade de continuar participando da cozinha com você. Dê o protagonismo a ele, faça com que ele se sinta importante na cozinha e, acima de tudo, faça com que ele se sinta capaz de cozinhar, mesmo que, na verdade, você esteja ajudando.

Por que as atividades culinárias para crianças são benéficas?

Cozinhar com as crianças é muito mais do que preparar alimentos. É passar um tempo juntos, organizando, planejando, construindo e criando. É um momento que vale ouro e os pequenos vão se divertir muito com os pais. Mas quais são as atividades que o seu filho pode fazer na cozinha?

Atividades culinárias para crianças

  • Ajude o seu filho a aprender habilidades numéricas precoces ao medir ou contar.
  • Ajude o seu filho a desenvolver habilidades de alfabetização por meio da leitura das receitas.
  • Crie um momento especial para vocês e para melhorar a relação entre pais e filho.
  • Seja prática, criativa, bagunceira e muito divertida.

Sentar-se com a família e compartilhar a comida que você preparou juntamente com o seu filho é uma ótima maneira de fazer com que ele se relacione emocionalmente com você. Além disso, também é ótimo para que ele desenvolva habilidades sociais, tais como compartilhar, falar e ouvir.

O que você precisa para cozinhar com as crianças

É bom dar ao seu filho a escolha do que cozinhar, mas também é importante se certificar de que a receita seja simples o suficiente, caso contrário você vai acabar fazendo tudo enquanto a criança assiste.

Talvez você conheça um prato simples que você poderia fazer com o seu filho. Talvez seja algo que ele goste de comer, como um prato salgado ou sobremesa favorita. Caso contrário, busque receitas para crianças ou procure livros de receitas para crianças.

Depois de decidir o que cozinhar, certifique-se de ter todos os ingredientes e equipamentos necessários, além de um espaço livre para trabalhar. Você também precisa de bastante tempo. Seu filho provavelmente vai misturar e medir tudo muito lentamente, e você pode precisar limpar o que for derramado enquanto faz a receita.

Provavelmente, seu filho vai querer experimentar todos os ingredientes. E tudo bem! No entanto, as cozinhas podem ser lugares perigosos para as crianças. Você sempre deve supervisionar o seu filho quando estiver por perto de superfícies quentes, líquidos ferventes, aparelhos elétricos e objetos pontiagudos.

Como cozinhar com crianças?

A seguir, vamos dar algumas dicas que vão te ajudar a cozinhar com crianças:

  • Fale sobre o prato antes de começar. Mostre ao seu filho os ingredientes e a receita, se estiver seguindo uma.
  • Deixe o seu filho fazer tudo o que for possível. A criança pode lavar legumes e frutas, misturar, mexer e te ajudar a medir e contar. Com uma supervisão cuidadosa, o seu filho pode até mesmo tentar cortar o que for mais fácil, como uma fruta macia com uma faca sem serra. Talvez você precise primeiramente mostrar a ele o que fazer para depois deixá-lo tentar.
  • Fale sobre o que está fazendo e introduza palavras e vocabulário relacionado à culinária, tais como “ralar” e “fazer purê”. Você também pode encorajar o seu filho a dizer palavras para descrever sabores e texturas, tais como “salgado”, “quebradiço” ou “crocante”.
Atividades culinárias para crianças

Adaptar atividades culinárias para crianças de diferentes idades

Uma salada verde simples é um bom primeiro prato para o seu filho mais novo. Ajude o pequeno a lavar as folhas e, então, deixe-o parti-las com as mãos. Além disso, ajude-o a medir e a adicionar os ingredientes para o molho e dê um conjunto de colheres para misturar a salada na tigela.

As receitas escritas são uma ótima maneira de fazer com que o seu filho mais velho desenvolva habilidades de vocabulário e aritmética. Leia a receita com o seu filho antes de começar. Além disso, você também pode falar sobre conceitos como frações, pesos e temperaturas.

Cozinhar também pode ser uma janela para outros países e culturas. Você pode falar com o seu filho sobre os países de origem dos pratos e as pessoas que vivem nesses locais.

Cozinhar em família é uma ótima ideia para se conectar com o seu filho em um nível muito mais profundo e para que ele aprenda grandes coisas com você. Além disso, você também estará criando memórias maravilhosas na mente do seu filho!

Pode interessar a você...
Tenho um filho adolescente vegano: o que devo fazer?
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Tenho um filho adolescente vegano: o que devo fazer?

Descubra como ajudar o seu filho adolescente vegano com a alimentação por meio das dicas e recomendações que vamos dar a seguir.



  • Todolibro. (2018) Cocina divertida para niños (y no tan niños). Editorial. Todolibro