Atividades de verão para pais com recém-nascidos

· 30 de abril de 2019
Embora você não possa tomar todo o sol que deseja ou passar toda uma tarde na praia, há muitas opções para aproveitar o verão, inclusive, se você tiver um bebê pequeno. Vamos dar algumas sugestões de atividades para você fazer com o seu bebê recém-nascido.

Felizmente, existem sim várias atividades de verão para pais com bebês recém-nascidos. Embora sejam de curta duração, permitem que você curta momentos agradáveis.

Dessa forma, se você se tornou mãe recentemente, não se preocupe porque não terá que passar o verão trancada de jeito nenhum. Você tem a disposição várias opções e só precisa conhecê-las para poder aproveitá-las. A seguir, vamos falar sobre algumas delas.

Precauções que devemos tomar com um recém-nascido no verão

Antes de fazer o planejamento das atividades de verão, devemos falar sobre determinadas precauções que devem ser tomadas. A razão disso é que os recém-nascidos, mesmo tendo concluído sua gestação no ventre materno, ainda estão em plena fase de amadurecimento. Na verdade, isso vai perdurar por mais alguns anos.

Seu organismo e seus sentidos ainda não se desenvolveram o suficiente, assim como o seu sistema imunológico, entre outros.

Por esse motivo, o verão e suas peculiaridades tornam ainda mais necessário que levemos em consideração alguns precauções especiais. Estamos nos referindo a quais precauções? Estas são algumas delas:

  • Exposição ao sol: devido à natureza frágil de sua pele, devemos evitar o máximo possível o contato da pele do bebê com o sol. Nos momentos ao ar livre, devemos manter o bebê vestido e na sombra.
  • Hidratação: para regular a temperatura corporal, o corpo costuma liberar uma parte das suas reservas de água. É importante dar líquido à criança. Se ela ainda estiver ingerindo leite materno, isso bastará.
  • Evitar levá-lo à praia, pelo menos, até que complete seis meses de vida.
  • Não o agasalhe demais: isso poderia provocar sudorese excessiva e irritação na pele.
  • Proteja-o dos mosquitos extremamente frequentes nessa época.

Dicas de atividades de verão para pais com recém-nascidos

Depois de considerar as questões anteriormente mencionadas, podemos começar a planejar as atividades de verão para pais com recém-nascidos. Embora seja verdade que as circunstâncias nos limitam em vários aspectos, podemos considerar as seguintes dicas:

1. Brincar com o bebê

Os recém-nascidos se encontram em uma fase das suas vidas em que estão desenvolvendo os seus sentidos. Para ajudá-los nesse processo nada melhor do que fazer companhia brincando com eles.

mãe beijando filha recém-nascida

As brincadeiras com o olhar ou com as mãos vão permitir-lhe coordenar pouco a pouco seus movimentos e aprender a fixar o olhar em algumas coisas. Além disso, se falarmos com ele de maneira carinhosa, e ao mesmo tempo fizermos suaves carícias, ele vai identificar rapidamente o timbre de sua mãe e isso vai transmitir-lhe tranquilidade.

Para aliviar as circunstâncias climáticas, procure encontrar um lugar fresco, mas nem tanto. Os bebês são sensíveis às mudanças bruscas de temperatura.

Se você for ligar o ar condicionado, ligue-o antes de levá-lo para o quarto e em uma potência não muito alta. O quarto deve estar fresco, nunca frio. E nunca é demais lembrar que o que pode ser fresco para um adulto pode ser frio demais para um bebê.

2. Ajude-o a conhecer o seu corpo

Durante o seu primeiro mês de vida, os bebês não estão conscientes de como usar as diferentes partes do seu corpo. Só se manifestam neles alguns reflexos inatos, como o andar. É um bom momento, então, de estimulá-los a tocar e pegar as coisas com a mão ou mexer a sua cabeça em alguma direção.

Após o segundo mês, você verá que o bebê entra em uma fase de maior sociabilidade. Ele vai interagir mais com o seu entorno e seus movimentos vão começar a ter uma finalidade específica.

3. Passeios ocasionais

Diferentemente do inverno, quando as baixas temperaturas nos obrigam a permanecer abrigados, o verão pode ser uma época propícia para passar momentos ao ar livre. Se você tiver um bebê de poucos dias, com certeza se pergunta se é aconselhável fazer isso.

A resposta é sim, sempre que você levar em consideração alguns cuidados que devem ser tomados. Além do cuidado com relação à exposição ao sol, deve-se evitar as altas temperaturas, o vento ou a mudança de clima da noite.

A partir da segunda semana de vida, o bebê já vai estar preparado para passar alguns minutos fora de casa. Procure mantê-lo sempre protegido; os acessórios do carrinho de bebê podem ser de grande ajuda. O ar fresco vai ajudá-lo a relaxar; e isso vai se traduzir em um melhor descanso e em um estado de espírito sossegado.

“Para aliviar as circunstâncias climáticas, procure encontrar um lugar fresco, mas nem tanto. Os bebês são sensíveis às mudanças bruscas de temperatura”.

4. Não se esqueça de reservar um tempo para você

Os recém-nascidos dormem a maior parte do dia. Dessa forma, haverá muitos momentos em que você estará em casa sem saber como aproveitar esses momentos livres.

No entanto, não precisa ser desse jeito. Se você está em busca de relaxamento, a alternativa número um, no que se refere a atividades de verão para pais com recém-nascidos, é sair para espairecer.

Por exemplo: você pode dar um mergulho na piscina ou fazer uma caminhada. É óbvio que você precisará de alguém para cuidar do bebê por alguns minutos.

mãe passeando com bebê

À noite, você pode aproveitar a brisa fresca enquanto bebe alguma coisa na varanda ou no terraço, na companhia de alguém ou sozinha. O verão é uma estação ideal para se conectar com a natureza, sempre evitando os horários de calor excessivo e o sol.

Como você vai ver, há uma ampla variedade de atividades de verão para pais com recém-nascidos. Não há motivos para se privar dos grandes prazeres do verão: você só precisa encontrar o momento adequado e ter determinadas precauções para cuidar da sua saúde e da saúde do seu bebê.