Segundo mês de vida do bebê: conhecendo o corpinho

· 13 de dezembro de 2017

O segundo mês de vida do bebê vai deixar claro muitas mudanças em relação ao primeiro. Você vai perceber seu filho muito mais ativo e sociável.

No decorrer do segundo mês de vida do bebê, você vai perceber como os sentidos começam a se coordenar e como ele está muito mais ativo do que antes, quando passava praticamente o dia todo dormindo. Essa é uma etapa ideal para começar a interagir e estimular o bebê.

Esse período cria um grande entusiasmo nos pais porque verão um claro progresso no desenvolvimento do pequeno. Ele vai emitir os primeiros sons, vai escutar vozes e sons e vai estar muito mais atento ao que acontece ao seu redor. Apesar disso, ainda não vai conseguir identificar as fontes de som ou luz.

Características de um bebê de dois meses

Nessa fase da vida do seu filho, ele vai apresentar as seguintes características:

  • Vai manter o pescoço erguido durante algum tempo.
  • Vai mexer os olhos e a cabeça para acompanhar o movimento de alguma coisa ou alguém.
  • Vai dar o primeiro sorriso. Depois virão muitos outros. Mas não se esqueça de registrar esse momento!
  • Apesar de já movimentar as extremidades, ainda não tem coordenação suficiente para segurar objetos.
  • Na medida do possível, o leite materno deveria ser a única fonte de alimentação, salvo alguma circunstância que obrigue o uso do leite de fórmula.
  • O ritmo de evacuação vai se modificar um pouco. O bebê pode passar até cinco dias sem defecar sem que isso signifique algum problema. Isso acontece porque o leite materno quase não gera resíduos para eliminar. Em contrapartida, se o bebê toma leite artificial, é provável que defeque com mais frequência.
segundo mês de vida

Mudanças no organismo durante o segundo mês de vida do bebê

Em relação à alimentação, a média para bebês de dois meses de vida é de 5 a 6 mamadas por dia, aproximadamente de 150 a 180 mililitros cada.

Quanto ao peso, apesar de depender de outros fatores como a semana de gestação em que o bebê nasceu, o peso e o tamanho ao nascer e o sexo, um bebê de dois meses pode pesar entre 4 e 6,5 quilos. A altura média, varia entre os 53 e 60 centímetros aproximadamente.

Com relação às habilidades motoras, o bebê de dois meses é capaz de aprender novos movimentos à medida que adquire coordenação e força nos músculos. Ele está aprendendo a controlar o corpo, mas já pode conseguir levantar um pouco a cabeça quando deitado de barriga para baixo e apoiado sobre os braços. Ele também consegue manter a cabeça erguida se você o colocar sentado.

Como a visão começa a melhorar, o bebê de dois meses consegue identificar seus pais. Isso vai provocar alguns sorrisos de vez em quando. Além disso, ele vai reagir ao ver o seio da mãe ou a mamadeira. Nesse sentido, você vai perceber que o bebê já tem experiência na hora de sugar. Por isso, os períodos de amamentação serão mais curtos e mais eficazes.

É importante destacar que sempre que se fala de desenvolvimento dos bebês, são levados em consideração marcos de orientação padrões. Mas cada bebê terá seu próprio progresso e sua própria capacidade de crescimento.

“Como a visão começa a melhorar, o bebê de dois meses consegue identificar seus pais”

Conselhos para a criação no segundo mês de vida do bebê

  1. É fundamental levar em consideração e respeitar o calendário de vacinação. O sistema imunológico do pequeno ainda é vulnerável. Por isso, ele precisa dessas doses para ficar fora de perigo. Lembre-se de que a aplicação das vacinas pode causar febre nas horas seguintes.
  2. Tente ficar sempre de olho no bebê, mesmo quando você o colocar na cama ou no trocador. Alguns bebês podem ser bastante inquietos e, mesmo que ainda não consigam ficar em pé, conseguem se virar e se movimentar quando estão deitados. Tenha muito cuidado para evitar qualquer tipo de acidente.
  3. Em relação à higiene, é importante trocar a fralda frequentemente para evitar irritação nas partes íntimas. O ideal é limpar o bebê com panos úmidos. Um fato muito positivo dessa fase é que o bebê vai se divertir nos banhos, que podem continuar sendo diários ou a cada dois dias se for mantida uma boa higiene genital. Os especialistas têm opiniões divergentes sobre esse tema.
segundo mês de vida

Estimulação do bebê de dois meses

O segundo mês de vida do bebê é uma fase muito produtiva para a estimulação, pois ele estará cada vez mais em contato com o ambiente e vai conseguir se relacionar com pessoas e objetos. É fundamental aproveitar os crescentes momentos de vigília para conversar, fazer carinho e mostrar o mundo ao redor para o bebê. Deixe-o tocar e explorar o próprio corpo e o seu.

Quando você o colocar deitado, deixe-o de barriga para cima com algum objeto pendurado acima da cabeça. É uma oportunidade para o bebê tentar identificar, focar o olhar e reconhecer cores, sons e movimentos. Você também pode levá-lo para dar um passeio. O bebê está em pleno processo de descobrir o mundo exterior, ajude-o a fazer isso de maneira plena.