Atividades para incentivar a leitura na sala de aula

27 de janeiro de 2020
Os professores têm um importante papel na hora de incentivar os pequenos a lerem por prazer. Vamos ver uma compilação de atividades para serem realizadas em aula que podem ajudar a fomentar o hábito da leitura nas crianças desde o ensino fundamental.

Os professores sempre enfrentam um desafio nas suas salas de aula: conseguir que os seus alunos leiam e, sobretudo, que leiam por prazer. É aqui que entra a importância de ter um amplo leque de atividades para incentivar a leitura na sala de aula e saber como fazer isso.

Porque é claro que os alunos vão ler os textos das unidades didáticas, com conteúdos específicos. Mas o que acontece no resto do dia? Eles vão ter vontade de ler fora da sala de aula?

Para que uma pessoa consiga se transformar em alguém que lê durante toda a sua vida, ela deve desenvolver, desde o começo da sua capacidade leitora, o amor pela leitura. Se uma criança não gostar de ler quando for pequena, provavelmente não vai ler quando for maior.

O ambiente familiar é muito importante para as crianças em todos os aspectos e também é o elemento que está relacionado com criar hábitos de leitura e o gosto por ler.

O segredo para que as crianças leiam costuma ser que os pais também leiam. Se as crianças tiverem pais que leem em casa, é muito mais provável que elas tenham a ideia de que ler é algo agradável, algo que é feito porque você quer e é divertido.

Os professores podem fazer alguma coisa para incentivar a leitura na sala de aula? Compilamos algumas ideias para motivar as crianças a ajudar a criar o amor pela leitura.

Atividades para incentivar a leitura na sala de aula

Os professores leem

As crianças devem saber que todos os professores, não apenas os de língua, leem livros. Uma boa ideia para incentivar a leitura na sala de aula é que, durante o ano escolar, os professores tragam alguns de seus livros favoritos para a aula.

Atividades para fomentar a leitura na sala de aula

Antes de iniciar a aula, sem se importar com a matéria que vai ser dada, o professor deve ler em voz alta para a classe uns cinco minutos desse livro que ele tanto gosta. Assim, isso vai despertar nas crianças o interesse por esses e por outros livros.

As paredes da leitura

O ambiente é fundamental. Trata-se de criar um ambiente na classe para que o tema da leitura esteja sempre presente. Dessa forma, uma boa ideia para incentivar a leitura na sala de aula pode ser criar as paredes de leitura. É uma ideia criativa, divertida e fácil de fazer.

Nessas paredes, cada vez que um aluno ou um professor começarem a ler um livro, eles vão deixando um desenho, uma frase, algo visual relacionado com essa nova leitura. É uma ótima forma de criar recomendações. Assim, todos os alunos vão querer participar, ler e deixar as suas contribuições.

Desafios de leitura

Os desafios de leitura são um ótimo incentivo para que as crianças queiram ler. Nesses desafios, deve haver prêmios simbólicos no final do ano escolar, por exemplo, medalhas, diplomas e até mesmo alguns livros.

Leitura extrema

É um bom desafio para os menores. Trata-se de fazer com que eles, ao longo do curso, tirem fotos lendo em muitos lugares, desde atrações de parques de diversão até em um banco no parque. Uma cafeteria ou na grama do campo, por exemplo, podem ser outras sugestões de lugares.

As crianças vão trazendo as suas fotos para a aula e vão colocando em um corredor onde todo mundo possa ver. Dessa forma, como elas sempre estarão carregando livros consigo, acabarão lendo de verdade.

Nossas 100 palavras para incentivar a leitura

Cada aluno vai escrever uma redação de 100 palavras sobre um tema que lhe interesse. Se alguém não conseguir pensar em nenhum tema, o professor pode ter uma lista de propostas para que os alunos escolham.

Depois, na aula, cada dia uma das redações é entregue aos colegas, que vão ler (vai ser fácil, já que são curtas) e vão ter que escrever comentários sobre o que leram. Como argumento para os alunos, o professor vai explicar que ler o que o colega escreveu é apoiar alguém que escreveu algo, e que isso é valioso.

Atividades para fomentar a leitura na sala de aula

Desse modo, pouco a pouco, eles vão se acostumando a ler. Por serem poucas palavras, essa leitura não é algo difícil para eles e, uma vez que são escritas por um colega, isso irá despertar curiosidade imediatamente.

Os 16 antes dos 16 para incentivar a leitura na sala de aula

Essa é uma atividade para adolescentes. Eles devem ler 16 livros antes de completarem 16 anos. O professor apresenta uma seleção de livros adequados para a sua idade, que podem despertar o seu interesse.

Uma vez que se trata um desafio, algo que deve ser enfrentado, eles vão ficar interessados em fazer. Na aula, a cada duas ou três semanas, vamos contando quais livros do desafio são lidos e vendo quem se aproxima dos 16 livros aos 16 anos.

Exemplos de livros para adolescentes:

  • O sol é para todos.
  • Uma confraria de tolos.
  • O apanhador no campo de centeio.
  • Jogos vorazes.
  • Extraordinário.
  • Os treze porquês.

Com essas simples atividades, o amor pela leitura vai se desenvolver de forma natural nos alunos desde pequenos. Dessa forma, pouco a pouco, os professores vão tornar possível que eles se transformem em leitores por prazer, com todas as consequências positivas que isso terá para o seu desenvolvimento pessoal ao longo da sua vida.

  • González Álvarez, Cristóbal. (2000). Estrategias y procedimientos para fomentar la lectura en la familia y en la escuela.
  • Braxton, Barbara. (2004). Encouraging students to read for pleasure. Teacher Librarian.