13 atividades para melhorar a coordenação olho-mão em crianças pequenas

Confira essas 13 atividades fáceis para fazer com seus filhos e os ajude a melhorar sua coordenação mão-olho.
13 atividades para melhorar a coordenação olho-mão em crianças pequenas

Última atualização: 20 abril, 2022

Esses jogos e atividades são simples, rápidos e exercitam a capacidade do cérebro de coordenar as mãos e os olhos simultaneamente. Aqui estão algumas atividades que são ótimas para melhorar a coordenação olho-mão em crianças pequenas. Além disso, eles vão se divertir muito!

Fazer uma atividade por dia que dure cerca de 5 minutos, sem que vocês percebam, terá um grande impacto no desenvolvimento motor do seu filho. Mais tarde, isso irá ajudá-lo a aprender a ler e escrever de forma mais eficaz. Como você verá, são atividades simples, mas que ajudarão o pequeno a desenvolver sua coordenação olho-mão de maneira correta.

Atividades para melhorar a coordenação olho-mão em crianças pequenas

Meninas jogando bola para melhorar a coordenação olho-mão.

1. Jogar e pegar uma bola

Essa é provavelmente a melhor maneira de desenvolver a coordenação olho-mão de uma criança. Você deve praticar pegar e jogar bolas com frequência, pois essa também é uma habilidade que precisará quando seu filho começar a praticar esportes.

Para realizar essa atividade, você pode usar bolas de diferentes tamanhos, como bolas de tênis, bolas de basquete, bolas de praia… Lançar e pegar bolas menores requer habilidades mais avançadas.

2. Fazer uma guerra de travesseiros para melhorar a coordenação olho-mão

Essa é uma atividade que as crianças vão adorar. Jogar almofadas e trabalhar os olhos, as mãos e o riso ao mesmo tempo é o mais divertido. Vocês passarão um tempo maravilhoso cheio de risadas.

3. Enfiar e amarrar

Enfiar e amarrar são ótimos para desenvolver a concentração e praticar movimentos controlados. Seu filho deve coordenar seus olhos e dedos cuidadosamente para completar essa tarefa. Então, crie seus próprios cartões de encadeamento ou entrelaçamento usando figuras de papelão e fazendo furos neles ou usando um conjunto de cartões entrelaçados.

Enfiar e amarrar são duas das melhores atividades que seu filho pode fazer para desenvolver habilidades motoras finas. Além disso, vocês se divertirão juntos enquanto fazem uma atividade tranquila.

4. Jardinagem com crianças para a coordenação olho-mão

A jardinagem é uma ótima maneira de passear ao ar livre enquanto se desenvolve a coordenação e as habilidades motoras gerais. Tudo que você precisa são algumas ferramentas de jardinagem.

Criança plantando plantas no jardim.

5. Boliche para a coordenação olho-mão

Crie seus próprios pinos enchendo grandes garrafas plásticas com um pouco de água e pintando-as de várias cores. Em seguida, alinhe-as e reveze com seu filho para rolar uma bola e derrubá-las. À medida que seu pequeno for ficando mais habilidoso, faça pinos com garrafa menores.

6. Quebra-cabeça

Os quebra-cabeças são uma das melhores atividades para o seu filho. Eles desenvolvem habilidades como habilidades motoras finas, reconhecimento de formas (pré-matemática), resolução de problemas, lógica, atenção e, claro, coordenação olho-mão. Escolha quebra-cabeças de madeira, pois são mais resistentes e fáceis de manusear.

7. Brincar com  bexiga

Encha uma bexiga pequena ou grande e veja quanto tempo seu filho consegue mantê-la no ar enquanto bate nela. Isso é ótimo para desenvolver a coordenação, pois requer se mover e pensar rapidamente para evitar que a bexiga caia, trabalhando os olhos e as mãos simultaneamente.

8. Brinquedos de caixa de areia

Por outro lado, brincar na caixa de areia enchendo recipientes com areia e construindo estruturas de areia pode fornecer muita prática para o desenvolvimento da coordenação. Ofereça ao seu pequeno baldes e recipientes de diferentes tamanhos, além de ferramentas como pás e baldinhos.

9. Recorte e cole para melhorar a coordenação olho-mão

Dê ao seu filho diferentes tipos de papel, como jornal, papel de seda, papelão, etc., e deixe-o cortar em formas ou tiras. Além disso, forneça cola como cola líquida para madeira, cola para artesanato, bastão ou até mesmo uma mistura de farinha e água com alguns pincéis para espalhar a cola. Essa atividade necessitará de muita supervisão devido ao tipo de material utilizado.

10. Pular corda

Saltar é uma habilidade desafiadora que muitas crianças têm dificuldade em fazer, mas é ótima para melhorar a coordenação. As crianças não só precisam coordenar os dois lados do corpo e alternar as pernas, mas também precisam mover a corda de pular, certificando-se de que saltam através da corda.

Crianças pulando corda para melhorar a coordenação olho-mão.

11. Sorteio

Seus filhos devem passar um tempo desenhando todos os dias. É uma atividade básica que ajuda a desenvolver muito bem a coordenação mão-olho. Os olhos e os dedos trabalham ao mesmo tempo para realizar a mesma tarefa. Para isso, disponibilize diversos utensílios e suportes como, por exemplo, papel, cartolina, lousa, lápis, cores de cera, têmperas, etc.

12. Quadro-negro e giz para coordenação olho-mão

Um grande quadro-negro dá ao seu filho a oportunidade de desenhar enquanto trabalha seus grandes músculos. Ele também tem que trabalhar a lateralidade para alcançar a esquerda e a direita, o que desenvolve sua habilidade de cruzar a linha média do corpo. Pegue uma lousa ou cole uma grande folha de papel na parede para proporcionar uma experiência semelhante.

13. Pintura a dedo

Essa atividade dá a oportunidade de ter uma experiência sensorial e ajuda a desenvolver a coordenação mão-olho. Crie sua própria pintura a dedo em casa ou compre-a pronta, o que você quiser! Seus filhos vão adorar aprender enquanto colocam as mãos na tinta. Serão momentos muito sujos e divertidos para os pequenos.

Como você pode ver, existem muitas atividades que você pode fazer com seus filhos em casa e com materiais facilmente disponíveis. Como se isso não bastasse, vocês passarão um tempo maravilhoso juntos fazendo essas tarefas. O que você está esperando para colocá-las em prática?

Pode interessar a você...
4 jogos de reflexo e coordenação para crianças
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
4 jogos de reflexo e coordenação para crianças

Os jogos de reflexo e coordenação são usados para estimular a psicomotricidade dos pequenos. A seguir, mais detalhes nesse artigo.



  • Muñoz García, A. ( 2010). Por qué jugar con bloques es bueno para niños pequeños. En: Psicología del desarrollo en la etapa de educación infantil. Editorial: Pirámide.
  • Ramírez Calixto, Carmita Yisela, Arteaga Rolando, Mary América, & Luna Alvarez, Heriberto Enrique. (2020). Las habilidades de coordinación visomotriz para el aprendizaje de la escritura. Revista Universidad y Sociedad12(1), 116-120. Epub 02 de febrero de 2020. Recuperado en 08 de marzo de 2022, de http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2218-36202020000100116&lng=es&tlng=es.