Areia moldável para crianças: saiba mais!

8 de agosto de 2019
A areia moldável para crianças é muito divertida e permite construir todos os tipos de objetos com grande facilidade. Neste artigo, aproveitaremos a oportunidade para falar sobre seus benefícios.

A areia moldável para crianças é um material de jogo sensorial verdadeiramente surpreendente, que parece e funciona como uma combinação de areia molhada e massinha. É ideal para construção e modelagem, além de proporcionar uma experiência sensorial única para as crianças.

O jogo sensorial é muito importante para os pequenos porque estimula os sentidos e ajuda a promover o desenvolvimento do cérebro.

Através da areia moldável para crianças, elas podem moldar, cortar, achatar e construir castelos de areia. Além disso, ao mesmo tempo, permite que os pequenos exercitem os músculos dos dedos e das mãos.

Da mesma forma, a areia moldável é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento das crianças. Os adultos também podem se beneficiar, particularmente aqueles que sofrem de distúrbios de ansiedade, estresse ou depressão.

Areia moldável para crianças

A areia moldável é macia e elástica. É um material sensível à água, por isso recomenda-se a utilização dela apenas em interiores, onde os níveis de umidade nunca excedem os 60%. Tenha em mente que, se o composto for molhado, você deverá deixá-lo secar até que recupere a mesma textura que tinha antes.

Além disso, brincar com areia moldável é uma experiência mágica e hipnotizante para as crianças. Isso proporciona, entre outras coisas, momentos inesquecíveis e relaxantes para os pequenos.

A areia moldável é feita de uma mistura de areia e polímeros. Por isso, ela tem uma textura diferente de qualquer outro material com o qual as crianças já brincaram antes.

Sua textura é menos arenosa do que a da areia seca e muito moldável, como areia molhada sem estar realmente molhada. Ao mesmo tempo, é macia e fácil de moldar, como a massinha.

Areia moldável para crianças

Quais são os benefícios da areia moldável para crianças?

Os benefícios de brincar com areia moldável para crianças são os seguintes:

  • Ajuda as crianças a aprimorar o desenvolvimento da motricidade fina. Como a areia é um material moldável prático e que agrada aos pequenos, eles podem espremer, esmagar, cortar, empurrar, beliscar, enrolar e achatar o material.
  • É benéfica para crianças que são sensíveis a experiências de jogos ou aquelas que estão relutantes em tentar coisas novas em geral.
  • É uma atividade perfeita antes da aprendizagem da escrita.
  • É uma maneira fantástica de estimular a criatividade de maneira descontraída. A areia moldável ajuda as crianças a desenvolverem habilidades cognitivas e aumenta a criatividade.
  • Através de suas próprias criações, a criança desenvolve habilidades de comunicação.
  • Traz uma verdadeira sensação de calma, algo estranhamente experimentado por muitas pessoas, crianças e adultos.

“Todas as aprendizagens mais importantes são feitas na primeira fase da vida. Daí a importância dos jogos e brincadeiras nessas idades, permitindo às crianças explorar em liberdade”.
-Francesco Tonucci-

Areia moldável: uma atividade sensorial

A areia moldável é uma atividade sensorial que estimula os sentidos. Obviamente, qualquer brincadeira na qual uma criança esteja envolvida ativará pelo menos um ou mais sentidos: visão, audição, tato, paladar e olfato. No entanto, algumas atividades, como a com areia moldável, são mais estimulantes do que outras.

Da mesma forma, as atividades sensoriais ajudam a desenvolver habilidades motoras finas, estimulam a brincadeira imaginária e aumentam a autorregulação. 

Você também deve levar em consideração que as crianças aprendem fazendo e vivenciando seu mundo, de modo que a areia moldável, como uma brincadeira sensorial, representa uma oportunidade perfeita para desenvolver o cérebro das crianças e estimular o pensamento criativo.

menina na praia

Além disso, é necessário enfatizar que as atividades sensoriais não têm o mesmo impacto em todas as crianças. Isso significa que o que para uma criança pode ser estimulante pode não ser para outra.

Embora seja muito positivo encorajar a criança a experimentar coisas novas, é importante não forçá-la a fazer aquilo que a distancia de sua zona de conforto. Isso fará com que ela não se sinta confortável e levará à rejeição como resposta.

Por fim, lembre-se de que a areia moldável para crianças é muito fácil de limpar. É por isso que os pequenos podem brincar com ela dentro de casa. Se você gosta de brincadeiras sensoriais para o seu filho ou se apenas procura novas ideias, esta é uma excelente opção. Certamente irá agradar ao seu pequenino!