Benefícios do cubo mágico para as crianças

14 de junho de 2018
Se você quiser saber quais são os benefícios do cubo mágico para as crianças, não perca este artigo! Aqui reunimos as vantagens desse ótimo passatempo para crianças e adultos.

O cubo mágico é um passatempo com muitos benefícios para as crianças. Esse pequeno objeto foi inventado no ano de 1974 pelo húngaro Erno Rubik, um professor de arquitetura que, até o último instante, não havia se dado conta de que tinha criado um útil quebra-cabeças.

Sua finalidade, em primeiro lugar, era que os estudantes em idade escolar estendessem a estrutura de objetos com várias dimensões. Após ter criado o objeto, o inventor percebeu que tinha projetado um quebra-cabeça complexo apenas no momento em que tentou recolocar as peças em seus devidos lugares após tê-las misturado.

Sem saber que traria grandes benefícios, sua criação tem sido utilizada desde então como um passatempo para crianças e adultos.

O que é o cubo mágico?

O cubo mágico é um objeto que possui seis faces. Cada uma delas formada com pequenos cubos das seguintes cores: verde, branco, vermelho, azul, laranja e amarelo. É exatamente essa característica que faz com que seja um objeto de curiosidade para as crianças.

O cubo possui um dispositivo interno que mantém cada uma das faces unidas e, além disso, permite que possam ser giradas em torno do eixo principal de forma que as cores se misturem entre si. A ideia do jogo é misturar todas as cores e, em seguida, recolocar cada uma das peças em seus devidos lugares, restabelecendo o estado original do cubo, ou seja, até que todas as faces voltem a ter suas cores originais.

É um jogo fácil de entender e utilizar, mas de tamanha complexidade que exige muita atenção e habilidade nas mãos. Além disso, exige grande capacidade de atenção para se lembrar do movimento das peças. Graças à complexidade para chegar à resolução, é uma atividade que traz muitos benefícios para o desenvolvimento da mente infantil.

Benefícios do cubo mágico para as crianças

1.- Retenção da informação

Para poder desenvolver uma eficiente resolução do cubo mágico, a criança precisa se lembrar de cada um dos movimentos realizados para conseguir recolocar cada cor em seu lugar. Essa ação ativa a memória e a capacidade de armazenar informações, já que o cérebro permanece ativo.

2.- Capacidade de análise

Para encontrar uma solução, a criança deve ter a capacidade de analisar diferentes maneiras de solucionar esse quebra-cabeça em forma de cubo. Esse jogo proporciona tantos benefícios quanto jogar xadrez.

Além disso, melhora a localização espacial, já que ao resolver o quebra-cabeça, a criança exercita a capacidade de perceber semelhanças e diferenças entre as diferentes partes do objeto; isso ajuda na compreensão de diversas circunstâncias.

3.- Paciência e atenção

O cubo mágico para as crianças fomenta a paciência, a atenção e a persistência; a razão disso é que, para completar o jogo, a criança deve se manter trabalhando na mesma atividade por um longo tempo. Portanto, também exercita a concentração, já que é um dos elementos principais para poder completar o jogo.

“O objetivo original do cubo mágico era que os estudantes em idade escolar entendessem a estrutura de objetos com várias dimensões”

4.- Criatividade

Por outro lado, também estimula a criatividade tanto em crianças quanto em adultos, já que é possível escolher vários caminhos para chegar à resolução do quebra-cabeça. A criança deve utilizar cada uma de suas habilidades para tentar criar diferentes maneiras de resolver o jogo com sucesso.

Outras particularidades

Esse pequeno e benéfico jogo pode ser levado para qualquer lugar graças ao seu tamanho. Dessa forma, as crianças podem aproveitar todos os benefícios desse excepcional quebra-cabeça em qualquer momento.

O cubo mágico para crianças é o brinquedo mais vendido no mundo. Por isso, já foi projetado em outros formatos tridimensionais. Hoje em dia podemos encontrar o cubo mágico para crianças em forma de triângulos, circunferências, prismas, entre outros modelos. Todos muito benéficos e divertidos.

Muitas crianças participam todos os anos de competições oficiais para resolver cubos mágicos. Um exemplo é Lucas Etter, que participa dessas competições desde os dez anos de idade e atualmente possui um recorde de resolver o cubo em 4,90 segundos – marca que conquistou com apenas catorze anos. Nessa competição, cada participante tem apenas quinze segundos para estudar o cubo e iniciar seus movimentos.

Foi comprovado que existem mais de 43 trilhões de possíveis soluções para chegar ao esperado resultado final. Segundo especialistas e pesquisadores, esse maravilhoso quebra-cabeça pode ser resolvido em apenas 26 movimentos. Essa é a menor quantidade de movimentos com os quais o cubo mágico já foi solucionado em competições.

Agora você já sabe: se seu filho pedir um cubo mágico, não há motivos para negar. É um jogo que traz muitos benefícios!