Batatas: contraindicadas durante a gravidez

· 6 de janeiro de 2018

As batatas são um dos alimentos contraindicados durante a gravidez devido a sua relação com a diabetes. Em outras palavras, os riscos de desenvolver diabetes são maiores durante a gravidez se esses tubérculos forem consumidos. 

De acordo com um estudo recente publicado pela British Medical Journal, ficou constatada a existência de uma relação direta entre o consumo de batatas e o aumento de diabetes gestacional.

Segundo os resultados desse estudo, as mulheres que consomem batatas regularmente correm um risco de sofrer de diabetes durante a gravidez.

O estudo foi feito avaliando a dieta de 21.000 gestantes durante uma década. Das 21.000 mulheres estudadas, 854 desenvolveram diabetes durante a gestação devido ao consumo de batatas.

Esse estudo foi realizado por pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano Eunice Kennedy Shriver e concluiu que consumir batatas – na forma de purê, assadas, fervidas, ao forno ou fritas – antes e durante a gravidez aumenta significativamente as possibilidades de aparecimento de diabetes.

Reduzir a quantidade não é suficiente

Aquelas mulheres que consomem apenas uma batata durante a semana – fervida ou ao forno – ou 237 mililitros de purê de batatas ou 113 gramas de batatas fritas, têm 20% mais de probabilidade de sofrerem de diabetes. E no caso das que consomem mais de cinco batatas durante a semana o risco aumenta para 50%.

É necessário substituir as batatas pro outros alimentos na gravidez

Pode-se notar que as quantidades não são necessariamente muito altas em termo de porções, peso e consumo para estabelecer limites seguros de ingestão já que estamos falando de intervalos semanais.

Segundo os pesquisadores, a razão pela qual as batatas podem gerar diabetes nas gestantes se deve ao fato de que esse alimento – que contém uma grande quantidade de amido – é absorvido pelo corpo quase imediatamente após ser consumido.

Uma vez que a batata é absorvida, são liberadas grandes quantidades de insulina no organismo para poder processá-la, aumentando assim as probabilidades de aparecimento de diabetes.

Apesar do fato de as batatas serem ricas em vitamina C, potássio, fibras e alguns fitoquímicos, elas também têm efeitos negativos no metabolismo da glicose, ao contrário de outros vegetais.

Substitua as batatas por outros alimentos

Esse estudo foi muito importante, pois foi realizado com mais de 21 mil mulheres gestantes e dentre elas 854 sofreram de diabetes mellitus.

Ao avaliar a alimentação, assim como outras condições de risco ou antecedentes familiares, baixa atividade física ou gordura no corpo, é possível constatar que as mulheres que consumiram mais batatas em qualquer das suas formas aumentaram o risco de ocorrência de diabetes.

O consumo de batatas aumenta o riso de diabetes

Ao observar esses resultados, os especialistas recomendam substituir as batatas por outros vegetais, legumes ou grãos integrais antes da gravidez para minimizar o risco de diabetes.

Por outro lado, o Serviço de Saúde do Reino Unido afirmou que 18% das britânicas grávidas desenvolvem diabetes durante a gestação, uma condição que geralmente se manifesta a partir da 28ª semana de gravidez e desaparece depois do parto.

No entanto, essas mulheres têm um risco maior de voltar a desenvolver diabetes no futuro.

Aquelas mulheres que consumem regularmente apenas uma porção de batatas na semana apresentam 21% de risco de aparecimento de diabetes mellitusenquanto aquelas que comem batatas de duas a quatro vezes na semana têm 34% de probabilidade de sofrer da doença.

Por outro lado, as mulheres que ingerem mais de 5 pratos acompanhados com batatas durante apenas uma semana têm um risco maior, aproximadamente 62% de chance de sofrer de diabetes.

Baseado nessa pesquisa, se você está grávida ou tem planos para isso, a recomendação é diminuir o consumo de batatas e substituí-las por um consumo maior de outros vegetais que podem ser mais benéficos para a sua saúde, assim como para o futuro do bebê. Como sempre, uma dieta balanceada é o segredo.