As melhores ideias para um final de semana com as crianças

· 12 de dezembro de 2017

Um final de semana com as crianças é uma excelente oportunidade para se livrar do estresse, passar tempo de qualidade juntos e dividir atividades de lazer e distração. Durante a semana isso pode ser um pouco difícil por causa das responsabilidades que cada um tem. Nós trabalhamos, enquanto que os pequenos vão para a escola.

Por isso, o final de semana é o tempo ideal para nos divertir juntos, conversar, aproveitar a companhia um do outro enquanto nos distraímos, além de fortalecer os laços emocionais entre todos os membros do núcleo familiar.

Um final de semana pode representar um desafio para os pais, já que é preciso um pouco de criatividade e planejamento.

A seguir, vamos ver algumas sugestões de planos que podem ser muito úteis. Eles são voltados para toda a família, assim os avós também podem participar.

Planos de atividades ao ar livre

Para as crianças, sair da rotina e ir a lugares que são pouco visitados pode ser uma verdadeira aventura. Algumas boas opções são:

Parques temáticos. São um mundo de diversão para crianças e adultos. Nos parques temáticos, as crianças vão vivenciar experiências emocionantes e inesquecíveis.

Excursão ao campo. Para as pessoas que vivem nas cidades, uma visita ao campo é divertida e relaxante. O contanto com a natureza traz benefícios psicológicos e físicos. Respirar ar puro, contemplar uma paisagem diferente e proporcionar às crianças espaço para se sentir à vontade e correr, rolar na grama ou andar de bicicleta é uma experiência gratificante.

famiíia sentada na grama

Dia na praia. Se a praia for acessível ou estiver relativamente próxima de sua casa, é uma ótima opção. As crianças podem levar objetos para construir castelinhos de areia e esculturas. O mar no verão por si só é uma diversão. Quando existe a possibilidade de ficar na praia até a noite, uma boa ideia é acender fogueiras para se reunir em volta e contar histórias, por exemplo.

Visita ao zoológico ou fazendinha interativa. As crianças adoram animais. Nos zoológicos elas podem conhecer animais que não veriam em outro contexto. A vantagem das fazendinhas interativas é que podemos interagir com os bichinhos.

Eventos esportivos. As corridas são atividades cada vez mais populares em família e muito benéficas para o aprendizado de crianças de todas as idades. A participação nesse tipo de atividade é uma boa opção de atividade em família. Além disso, permite o estímulo ao hábito de fazer exercícios físicos, o que é saudável para todos.

Planos culturais e educativos

Um final de semana com os filhos pode ser um momento ideal para aprender e se divertir ao mesmo tempo.

Existem várias opções:

Museus. Embora possa parecer um plano para adultos, os museus têm atividades para crianças de todas as idades. Se os adultos estimularem a visita ao museu de maneira adequada, as crianças vão demonstrar interesse e vão aproveitar muito.

Lugares históricos. Visitar lugares históricos é uma maneira de se relacionar com a cidade. As crianças aprendem História e tradições do lugar onde vivem, além de desenvolver o senso de pertencimento aquele lugar.

Planos para atividades em casa

A casa pode ser o lugar ideal para passar um final de semana muito divertido com as crianças.

Cinema em casa. É uma opção fantástica que agrada a todos. Cada membro da família pode escolher seu filme favorito. Depois é possível assistir à seleção de filmes juntos nas tardes e noites do final de semana. Nada melhor do que acompanhar os filmes com pipoca, refrigerante e sorvete.

menina com pipoca

Competições em família. É possível optar por atividades que os membros da família aproveitem. Desde jogos de tabuleiro, karaokê e dança, até competições de salto à distância, que podem ser realizadas em um parque próximo à casa.

Jantar especial. A cozinha une as pessoas. Uma ida especial ao supermercado e o passo a passo das receitas podem ser um processo divertido. É importante que cada membro da família desempenhe um papel nessa atividade.

Faxina em equipe. Cada criança pode ter atribuições especiais e receber recompensas simbólicas por cumprir com seu papel. Limpar e organizar o trabalho em equipe e a responsabilidade. Além disso, ressalta a importância da colaboração e consolida hábitos positivos para a vida quotidiana.

Trabalhos manuais. Os trabalhos manuais são divertidos e muito criativos.

As redes sociais: uma atividade a mais

Todas as atividades para um final de semana especial com os filhos podem ser acompanhadas por uma câmera para tirar fotos ou telefone celular para registrar o que acontecer. No final, algumas fotos dentre as várias tiradas podem ser selecionadas, além de publicar álbuns nas redes sociais como lembrança.

Recomendações para um final de semana feliz com os filhos

Como cada família é única, não existem regras. No entanto, existem algumas recomendações gerais que podem ser extremamente úteis:

  • Escolher atividades apropriadas à estação do ano. Uma atividade pode ser um sucesso ou um fracasso, dependendo do clima.
  • Levar em consideração a idade das crianças. Todos vão aproveitar mais quando as crianças estiverem felizes.

É recomendável levar sanduíches no caminho, trocas de roupa, água, etc. Tudo o que for necessário para que toda a família tenha suas necessidades atendidas.