Bebê canguru, o que é e para que serve

9 de janeiro de 2019
Serve justamente para carregar seu bebê com a vantagem de deixar as suas mãos livres.

O bebê canguru é um termo aparentemente já inventado para referir-se ao porta bebês.

O bebê canguru é conhecido em muitas culturas, especialmente na América Latina, onde os índios carregam seus bebês amarrados junto aos seus corpos com longas tiras ou pedaços de pano que o seguram bem.

Este método deixa as mãos livres para poder fazer o trabalho doméstico ou mesmo para colher frutas e legumes.

Apesar disso, não é uma prática utilizada apenas em comunidades indígenas. Há vários anos, voltamos a olhar o porta bebê como uma ferramenta prática e, sobretudo, saudável porque a coluna agradece a mobilidade que o bebê canguru proporciona.

Também é necessário saber que existem muitos tipos de porta bebês ergonômicos: canguru, wrap sling, sling de argolas, fast wrap, mei tai, bolsa ou rede, etc.

Portanto, é conveniente que a família escolha qual é o melhor modelo.

Os benefícios do canguru para o bebê

A Associação Espanhola de Pediatria lista em seu site as vantagens do bebê canguru. Estas incluem o aumento do contato físico com a pessoa que cuida do bebê, melhorando a segurança e a ligação entre eles.

Outro fato muito importante é que o bebê canguru favorece a redução do choro porque os bebês tendem a chorar menos quando estão nos braços ou sendo carregados.

Além disso, o porta bebês estimula o apego seguro porque os cuidadores aprendem a reconhecer os sinais do bebê mais cedo e os respondem antes.

É uma cadeia de benefícios que se potencializa ao atender as necessidades do bebê, melhorando o seu desenvolvimento e criando adultos independentes e confiantes. Também oferece maior qualidade de sono: um bebê tranquilo e seguro dorme mais horas e com mais facilidade.

Essa cadeia de benefícios inclui também a melhora do bem-estar do bebê, que tem como consequência uma melhor regulação da temperatura, a otimização do consumo de oxigênio e respiração, o alívio do refluxo gastroesofágico e o favorecimento da expulsão de gases e da evacuação.

O bebê canguru melhora o equilíbrio, reduz o estresse, otimiza o funcionamento das defesas e proporciona maior tolerância à dor.

“E se ele se acostumar?” você se pergunta. A Associação Espanhola de Pediatria afirma que os bebês têm necessidade de contato contínuo.

“O porta bebês ajuda a atender a essa necessidade facilitando as tarefas diárias do cuidador. Um bebê satisfeito adquire progressivamente segurança e autonomia e necessitará de menos contato físico. Os bebês não se acostumam a ficar no colo, precisam disso! ”

Entre outras vantagens, o bebê canguru favorece a amamentação, e a produção de leite aumenta porque a demanda é estimulada.

Aqui listamos outras vantagens do bebê canguru:

  • Previne a plagiocefalia posicional ou a deformação da cabeça.
  • Protege o desenvolvimento das costas, melhorando o tônus muscular e a curvatura fisiológica da coluna vertebral.
  • Protege o desenvolvimento de quadris e evita displasia.
  • Em bebês prematuros, o método canguru melhora o desenvolvimento físico, emocional e intelectual.

Vantagens para você

Já mencionamos a vantagem de ter as mãos livres enquanto você cuida do bebê, para não mencionar os momentos de ternura potencializados porque você verá como seu filho adota certos costumes quando o carrega desta maneira.

É uma prática muito bonita porque o seu bebê te acaricia, brinca, se aconchega e te beija enquanto, por exemplo, você pendura a roupas, fala ao telefone, lava a louça, etc.

Imagine os benefícios que o fato de ter as mãos livres pode te oferecer, aumentando a autonomia e a mobilidade.

Além disso, com o porta bebês alguns empecilhos podem ser evitados como escadas, transportes públicos, etc.

Você vai achar muito mais fácil até para ir ao supermercado. Bom, eu estou falando de você como exemplo, mas o seu parceiro também pode usá-lo perfeitamente.

De acordo com as notas da Associação Espanhola de Pediatria, o bebê canguru reduz o risco de depressão pós-parto e aumenta a sua autoestima. Como os bebês choram menos e dormem melhor, você se sentirá mais segura.

Há mais um fato, o bebê canguru ajuda na postura. O uso do porta bebês ergonômico não tem impacto negativo nas costas do adulto. Usado corretamente, protege e favorece a musculatura das suas costas.

Lembre-se de que, para carregá-lo com essa técnica, é necessário conhecer algumas normas básicas de segurança. É muito importante deixar o rosto do bebê sempre livre, evitar que o pescoço esteja curvado, não usá-lo em carros nem se tiver risco de quedas ou estiver perto de líquidos muito quentes.