4 benefícios de colecionar figurinhas na infância

27 de fevereiro de 2020
Embora você possa não acreditar, há muitos benefícios em colecionar figurinhas na infância, algo que é comum a partir dos 7 anos de idade e que incentiva a comunicação, a socialização e a atenção.

Você fez isso quando criança e agora fica surpresa com o fato de seus filhos fazerem o mesmo… Eles se divertem bastante colecionando coisas! Você sabia que existem vários benefícios de colecionar figurinhas na infância? Neste artigo, vamos falar mais sobre isso.

Benefícios de colecionar figurinhas na infância: por que as crianças colecionam coisas?

Pedras, adesivos, bonecas, latas, potes… Tanto faz! As crianças adoram colecionar coisas e às vezes o quarto delas parece um museu (ou um depósito de lixo) com tudo o que elas guardaram durante a sua curta vida.

Por volta dos sete anos, começa a ‘febre de colecionar’, porque é nesse momento que elas têm a capacidade de curtir seus pequenos tesouros. Antes disso, elas estão muito ocupadas aprendendo a falar, andar, ir ao banheiro… Mas, depois que tudo isso tiver sido controlado, começa a fase da criatividade.

Outra teoria defende que o colecionismo está relacionado com o desenvolvimento intelectual e com aprender a classificar e ordenar. O melhor de tudo é que, enquanto se divertem, elas treinam tanto a concentração quanto a atenção, além de valorizar os seus tesouros.

Além disso, colecionar coisas tem um claro efeito social. É a maneira que as crianças encontraram para brincar e se comunicar com os colegas de classe no recreio, trocando figurinhas, mostrando as suas coleções etc.

benefícios de colecionar figurinhas na infância

Caso o nosso filho não tenha vontade de colecionar figurinhas ou algo do tipo, isso não é uma indicação de que algo de ruim esteja acontecendo com ele. Isso simplesmente não faz parte da personalidade dele. Ou talvez ele goste de colecionar coisas diferentes: ele tem muitos livros, gosta de ler histórias (as armazena ou guarda na sua mente), etc.

Além disso, também devemos ter em mente que colecionar deve ser algo divertido, para os momentos de lazer, tanto em casa quanto na escola. Portanto, não deve se tornar o único assunto para as conversas, nem o único motivo de tristeza ou de raiva, nem de felicidade absoluta. Assim, tente fazer com que o seu filho faça outras atividades além de armazenar esses objetos.

Também não podemos permitir, como pais, que ele colecione muitas coisas ao mesmo tempo, não apenas por uma questão de espaço, mas também pela saúde mental da família inteira. É necessário entender por que ele está usando essa atividade como válvula de escape e o que está faltando para ele.

Inclusive, essa pode até mesmo ser uma maneira de chamar a atenção se um irmão tiver nascido, se os pais tiverem se separado ou se um membro da família tiver falecido.

Quais são os benefícios de colecionar figurinhas na infância?

Embora as crianças possam acumular todos os tipos de objetos, na verdade, as figurinhas ou os adesivos são os mais escolhidos. Quem na infância nunca teve um álbum ou um punhado dessas imagens autoadesivas? Entre os benefícios de colecionar figurinhas na infância, podemos destacar:

benefícios de colecionar figurinhas na infância

1. Interesse pela leitura

O momento de começar a colecionar coincide justamente com a fase na qual as crianças começam a ler com mais frequência. Portanto, isso é algo bom para as crianças que não gostam muito de ler, pois, pelo menos, elas farão isso para saber os nomes dos personagens ou a história do álbum.

2. Desenvolver conhecimentos em matemática

Às vezes, pensamos que a matemática é algo entediante, mas quando temos uma coleção de figurinhas, podemos usar o nosso conhecimento para saber quantas temos, quantas faltam para completar a coleção, a ordem dos números (organizando do menor para o maior), agrupar, somar, subtrair, dividir, multiplicar, etc.

3. Aprimorar o sentido da visão

Nesse momento no qual os olhos das crianças estão fixos nas telas, não é uma má ideia que elas tenham contato com algo tangível. Não há nada como um bom desenho ou uma fotografia para aprimorar o sentido da visão e das coisas estáticas (nem sempre em movimento, como no celular).

4. Melhorar a socialização

Sem dúvida, esse é um dos maiores benefícios de colecionar figurinhas na infância, e também o mais divertido. Reunir-se com um grupo de amigos ou colegas da escola para trocar, negociar, fazer perguntas, interessar-se pelos outros, ser gentil, inventar jogos. Tudo isso gira em torno de colecionar.

Além disso, também podemos destacar outros benefícios de colecionar figurinhas na infância, tais como gerenciar as próprias finanças (mesadas e economias), melhorar a capacidade de controlar as frustrações, melhorar a atenção e a memória ou, também, desenvolver a motricidade fina de mãos e dedos.

  • De Diego Murillo, N. (2016). FoodCultura. La experiencia de coleccionar. AusArt. https://doi.org/10.1387/ausart.17170