Benefícios das artes dramáticas para crianças

· 3 de março de 2018
As oficinas de arte dramática são atividades muito divertidas, com as quais as crianças vão aprender ferramentas e técnicas úteis não apenas para atuar no palco, mas também para tomar decisões e se desenvolver na vida real.

Muitos pais decidem inscrever seus filhos em várias atividades extracurriculares. Algumas vão desenvolver suas habilidades, despertar sua curiosidade ou melhorar sua saúde através do exercício físico.

Dentro dessa ampla gama de opções, uma muito interessante são as artes dramáticas, geralmente no formato de cursos de teatro.

Nessas aulas, os mais jovens desenvolvem a imaginação e a expressão corporal através de brincadeiras. Basicamente, os exercícios são similares aos que as próprias crianças poderiam inventar nas suas brincadeira, mas guiados e orientados por profissionais.

Dessa forma os pequenos podem obter os vários benefícios das atividades, ao mesmo tempo em que se divertem.

O que se faz nas artes dramáticas?

As brincadeiras infantis são instrumentos para explorar diferentes corporalidades, vozes, atitudes e habilidades, como o malabarismo, por exemplo. Toda criança começa a brincar baseando-se em imitações do que vê e entende ao seu redor.

As artes dramáticas seguem esse mesmo sistema, mas utilizando amplos recursos. Estimulam tanto a criatividade quanto as diversas habilidades sociais e cognitivas das crianças, aproveitando sua capacidade de reproduzir seu entorno ou o produto da sua imaginação.

“Nos cursos de artes dramáticas, as crianças vão explorar sua capacidade como atores, brincar com diferentes corporalidades, vozes, atitudes e habilidades”

Geralmente os exercícios que são realizados nessas aulas exploram sua capacidade de atuar como personagens. Também são realizadas atividades de expressão oral e corporal, mímicas ou de movimentos.

Muitas vezes devem desenvolver os estereótipos que imitam, mas também poderão imaginar as reações dos personagens em diversas situações, realistas ou fantásticas.

Benefícios das artes dramáticas para crianças

Os benefícios das artes dramáticas

“Graças às artes dramáticas as crianças perdem a inibição. Elas se mostram como são perante ao mundo, ganhando confiança e segurança em si mesmas”

  • Ajuda a desenvolver a expressão verbal. Essa atividade ajuda as crianças a melhorarem sua maneira de se comunicar. Elas vão ganhar muito vocabulário, mas também dicção, fluidez, clareza, entre outros aspectos.
  • Incentiva a expressão corporal. Uma parte muito importante da comunicação é a “não-verbal”, a mensagem que enviamos com nossos gestos e movimentos. Ao estudar artes dramáticas, as crianças tomam consciência do próprio corpo e de tudo que são capazes de transmitir através dele.
  • Promove o companheirismo e ajuda a eliminar a timidez. Os exercícios dessas artes geralmente requerem a colaboração entre colegas. As crianças vão aprender a socializar, assim como vão entender a importância do trabalho em equipe e do respeito.
  • Ajuda a entender e valorizar a importância de ser constante no trabalho. A meta nas artes dramáticas não é imediata, mas precisa ser trabalhada regularmente. Pode ser que algumas crianças se sintam frustradas ao não verem resultados no dia seguinte, mas se persistirem conseguirão apreciar os frutos do esforço.
  • Ensina as crianças a conectar com suas emoções, a identificá-las e refletir sobre elas. Colocar-se no lugar de outra pessoa, seja real ou num papel de determinada obra, ajuda a compreender diferentes formas de enxergar o mundo.
  • Melhora a perspectiva, a autoestima e a segurança das crianças, além da confiança em si mesmas ao entender o que acontece.
  • Estimula a criatividade e a imaginação, o melhor brinquedo que as crianças podem ter.
  • Transmite grandes valores, como a igualdade, o respeito, o compromisso, a responsabilidade, a tolerância e a colaboração.
  • Todo esse aprendizado acontece através de brincadeiras divertidas e agradáveis. O fundamental é que as crianças sempre se divirtam nas atividades que realizam.

O apoio dos pais é indispensável

Contar com o apoio e o incentivo dos pais sempre é importante. Mas no caso das artes dramáticas, é possível que esse apoio necessite de um lado mais “material”.

Ao longo dos cursos, as crianças vão desenvolvendo diferentes habilidades e é normal que queiram fazer um projeto em comum que reflita tudo o que aprenderam. 

Benefícios das artes dramáticas para crianças

Normalmente isso será colocado em prática num palco, para pode mostrar a familiares e amigos o resultado de tanto esforço. Muitas vezes essas tarefas requerem a ajuda dos pais.

A parte material a que nos referimos? As crianças precisarão da ajuda dos pais para elaborar as fantasias, ajudar com a cenografia, os materiais, etc.

No entanto, o mais importante, como sempre, é a parte não tangível. Além do apoio constante ao longo das atividades, a tarefa final requer um esforço extra para todos.

Ajudar a controlar o nervosismo, repassar o roteiro juntos, os detalhes de última hora… Mas será um trabalho altamente recompensador: as crianças se mostrarão deslumbradas com seus progressos. E não será menor o prazer dos pais ao verem seus filhos brilharem e, principalmente, se divertirem no palco.