Conselhos para criar crianças bilíngues

· 11 de junho de 2018
Criar crianças bilíngues não é tão complexo quanto se imagina. Embora possa ser difícil para a criança se acostumar a se desenvolver em dois idiomas, isso vai proporcionar muitas vantagens no futuro.

Às vezes pode ser um pouco complexo criar crianças bilíngues, principalmente porque se adaptar a dois idiomas costuma levar um tempo e, inclusive, pode atrasar o processo de fala da criança.

Mas esse é apenas um pequeno ponto negativo que vai se transformar em grandes vantagens para a criança em longo prazo, tanto no âmbito social quanto no profissional, pois ela terá a capacidade de se comunicar fluentemente em dois idiomas no futuro. Os seguintes conselhos vão te orientar para aplicar várias estratégias:

Alguns conselhos para criar crianças bilíngues

O processo de criar crianças bilíngues costuma ser um pouco mais complexo, pois muitas vezes é preciso trabalhar um idioma em casa, enquanto na escola o foco é aprender outro. São muitas as estratégias que podem ser aplicadas. Mas a seguir estão as mais importantes:

  • Uso de ferramentas tecnológicas. Atualmente, a tecnologia se transformou em uma ferramenta bastante útil e existem muitos aplicativos para aprender sobre vários idiomas. Sempre é positivo que os pais estejam junto com os pequenos na hora de utilizá-los.
  • Procure livros bilíngues. A leitura é fundamental nesse processo para melhorar a gramática. Você também pode ler histórias no idioma que a criança está aprendendo fora de casa e explicar as palavras.
  • Conteúdos multimídia.
    • A televisão pode ajudar a aprender um idioma mais rápido. Existem muitos programas educativos que ensinam palavras e expressões. Isso pode acelerar a aprendizagem do pequeno.
    • Quando a criança quiser ver um filme, deve assistir no idioma que estiver aprendendo. Dessa maneira, ao escutar, vai prestar atenção e fazer associações com o que vê na tela.
    • Não se recomenda assistir apenas desenhos animados, mas também programas educativos para crianças. Uma boa ideia, além disso, pode ser assistir um documentário sobre um país onde se fala tal idioma. Isso vai ajudar a criança conhecer mais sobre a(s) cultura(s) e o(s) país(es) do idioma.
  • Socialização. A criança deve se relacionar com amizades que falem o idioma que está aprendendo. Assim, quando ela interagir com seus amigos, o fará nesse idioma.

As vantagens de criar crianças bilíngues

É importante lembrar que cada criança é especial e desenvolve sua linguagem com o tempo. Mas o mais normal é que, ao aprender dois idiomas, ela se atrase um pouco em relação a outras crianças. É muito provável que a criança se confunda e utilize palavras em ambos os idiomas para construir uma oração. Por isso, os pais devem ter paciência enquanto o pequeno molda sua linguagem. Entre as muitas vantagens de criar uma criança bilíngue, temos:

Benefícios para a saúde

A capacidade que o cérebro começa a adquirir ao conectar e desconectar mais de um idioma cria um sistema preparado para mudanças e erros, armazenando as informações de uma forma muito diferente do que um cérebro monolíngue faz. Isso vai fazer com que a criança tenha, inclusive, mais facilidade para aprender outros idiomas.

Benefícios econômicos

Quando uma criança estuda e se desenvolve em dois idiomas, ela tem muito mais chances de conseguir um emprego e, inclusive, tem um campo de trabalho maior em outros países. Idiomas como o inglês são imprescindíveis hoje em dia, o que significa que quanto mais cedo a criança aprender, mais facilidade ela terá para aperfeiçoar o idioma com o tempo.

Benefícios educacionais

Uma criança bilíngue terá maior capacidade para aprender vários idiomas mais facilmente, ou seja, caso comece a aprender outro idioma, terá essa vantagem. Outro ponto importante é destacar que a criança terá a chance de estudar em uma escola ou universidade que use esse idioma sem nenhuma dificuldade.

criar crianças bilíngues

Benefícios socioculturais

Atualmente, pessoas de países diferentes têm mais facilidades para se comunicar, principalmente graças à tecnologia. As relações sociais e o intercâmbio de culturas transformaram em uma necessidade ter o conhecimento de mais de um idioma. Ser bilíngue aumenta a capacidade social e diminui a timidez.

Ao aprender dois idiomas, a capacidade de concentração da criança aumenta. Além disso, a memória tanto em curto quanto em longo prazo também melhora.

São muitas as vantagens de criar uma criança bilíngue. Por isso, é totalmente recomendável. Embora os pais sintam um pouco de medo porque a criança provavelmente vai demorar um pouco mais para falar do que outras que lidam com apenas um idioma, será um aspecto realmente benéfico no futuro.

Os benefícios serão percebidos com o tempo, mas será um aspecto importante para que o pequeno se desenvolva muito melhor dentro da sociedade.