Benefícios de levar as crianças ao teatro

O teatro está entre as atividades mais divertidas e educativas que podemos fazer com os nossos filhos. É um canal de expressividade, cultura, criatividade e trabalho em equipe, valores que os nossos filhos vão absorver para a vida pessoal.
Benefícios de levar as crianças ao teatro
María Alejandra Castro Arbeláez

Revisado e aprovado por a psicóloga María Alejandra Castro Arbeláez.

Escrito por Equipo Editorial

Última atualização: 27 julho, 2019

Levar as crianças ao teatro é uma das atividades recreativas mais completas e recomendadas para nos divertirmos com elas.

O teatro é uma janela criativa que estimula o conhecimento e a cultura em todos os seus espectadores, principalmente nas crianças. Quando a cortina se abre, a arte é responsável pela transmissão de emoções, valores e sentimentos.

Por que levar as crianças ao teatro?

O teatro é, sem dúvida, um dos espaços criativos mais recomendados para toda a família. A arte é uma ferramenta poderosa através da qual o conhecimento e a cultura podem ser transmitidos.

Quando vamos com os nossos filhos ao teatro, através das diferentes encenações podemos incutir valores essenciais para o desenvolvimento de seres humanos mais completos, amorosos e tolerantes.

Além disso, o teatro é uma das maneiras mais eficazes para que as crianças possam se divertir e, ao mesmo tempo, aprender. De diversas maneiras, essa atividade consegue se conectar com as emoções e os sentimentos do público.

Levar as crianças ao teatro: principais benefícios

Imaginação

As crianças adoram escutar histórias. Mas se essas histórias também forem acompanhadas por coreografias, músicas, luzes e cores, a experiência será inesquecível.

Não é à toa que um dos grandes benefícios de levar as crianças ao teatro é o desenvolvimento da imaginação. Os pequenos da casa estarão imersos em um mundo de aventuras e cores que fará com que desenvolvam a criatividade ao máximo.

Levar as crianças ao teatro: principais benefícios

Expressão de sentimentos

Outra das grandes vantagens do teatro é a conexão com o público. Ao contrário de outras formas de entretenimento, como o cinema, por exemplo, o teatro é feito ao vivo e a interação dos personagens com o público é uma experiência inigualável.

Com o teatro, as crianças aprendem a administrar e a expressar os sentimentos de forma mais eficaz através da expressão corporal. Elas também aprendem a importância de transmitir o que sentem, seja isso algo positivo ou negativo.

Valores

Um dos grandes benefícios do teatro é o aprendizado de valores. Porém, sempre devemos nos certificar de que o espetáculo seja apropriado para a idade da criança.

Assim como acontece quando elas assistem a um filme ou leem um livro, no teatro as crianças também aprendam valores e conceitos, sendo uma das ferramentas mais eficazes para isso. Alguns exemplos de aprendizagens possíveis são: amor, amizade, respeito, tolerância e muito mais.

“De diversas maneiras, o teatro consegue se conectar com as emoções e os sentimentos do público”.

Descanso da tecnologia

Em um mundo no qual a tecnologia é a grande protagonista, o teatro e também outras atividades, tais como cinema ou leitura, são espaços e ferramentas para deixar de lado os aparelhos eletrônicos, pelo menos por um tempo.

Essa ausência da tecnologia permite, ao mesmo tempo, que as crianças se conectem com outras emoções. Dessa forma, elas aprendem a se divertir sem a necessidade de estarem conectadas a telefones celulares, tablets ou consoles de videogame.

Mais cultura

Como vimos, o teatro é um dos espaços onde as crianças podem aprender enquanto se divertem. O fato de assistir a um espetáculo que esteja de acordo com a sua idade sobre a Odisseia, por exemplo, vai fazer com que elas conheçam essa obra da literatura através de jogos, músicas e cores.

Trabalho em equipe

Um dos mais importantes valores transmitidos pelo teatro é o trabalho em equipe. As crianças aprenderão sobre a importância de se relacionar com os seus pares, bem como sobre a importância de combinar esforços e ajudar os outros quando eles precisarem.

Aulas de teatro para crianças

Aulas de teatro para crianças

Por outro lado, nas aulas de teatro para crianças, elas exploram as suas habilidades de expressão e criatividade. Enquanto atuam representando diferentes personagens, elas adquirem uma nova experiência na sua formação e no desenvolvimento da sua personalidade.

Quais opções existem para os pais levarem as crianças ao teatro? Há uma boa oferta nas grandes cidades, sem dúvida. Mas esse tipo de atividade extracurricular também é incentivada nas escolas e nas férias.

Quando há uma escola de teatro, geralmente há grupos infantis. Nas cidades menores geralmente não há muitas opções, embora um grupo possa ser formado com a contratação de um professor, por exemplo.

Ao planejar essas aulas, é necessário buscar que o professor tenha uma experiência reconhecida no teatro. Além disso, certamente, que ele tenha a habilidade ou a capacidade de ensinar crianças. Com a soma desses fatores, garante-se uma excelente ferramenta para o amadurecimento das crianças.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Daste C.; Jenger, Y. y Voluzan, J. (1978). El niño, el teatro y la escuela. Madrid: Villalar.
  • Eines, J. y Mantovani, A. (1997). Didáctica de la Dramatización. Barcelona: Gedisa.
  • Navarro Solano, M. (2007). Drama, creatividad y aprendizaje vivencial: algunas aportaciones del drama a la educación emocional. Cuestiones pedagógicas, 18, 163-174. https://idus.us.es/xmlui/bitstream/handle/11441/12845/file_1.pdf?sequence=1
  • Núñez Cubero, L. y Romero, C. (2004). La educación emocional a través del lenguaje dramático. Addenda a la II Ponencia: Los lenguajes de las Artes. Escenas y Escenarios en Educación, XXII-Site-Sitges Conference.
  • Núñez Cubero, L.; Bisquerra Alzina, R.; González Monteagudo, J. y Gutiérrez Moar, M.C.(2006). Emociones y educación: una perspectiva pedagógica. En J.M. Asensio; J. Carrasco García; L. Núñez Cubero y J. Larrosa (Coords.) La vida emocional. Las emociones y la formación de la identidad humana (171-196). Barcelona: Ariel.
  • Tejerina, I. (1994). Dramatización y teatro infantil. Dimensiones psicopedagógicas y expresivas. Madrid: Siglo XXI.
  • Vieites, M. F. (2017). La Pedagogía Teatral como Ciencia de la Educación Teatral. (UVIGO). Universidad de Vigo. Pontevedra. España. Revista Educaçao & Realidade, Porto Alegre 42 (4): 1421-1544. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/edreal/v42n4/2175-6236-edreal-62918.pdf
  • Laferriere, G. (1999). 11 La pedagogía teatral, una herramienta para educar. Educación social1, 55.  Recuperado de https://core.ac.uk/download/pdf/39108274.pdf

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.