Os benefícios do desenho para as crianças

O desenho infantil é uma expressão universal e é a abordagem mais pura da arte. Acompanhe seu filho em sua aventura de comunicar sentimentos com formas e cores.
Os benefícios do desenho para as crianças

Última atualização: 05 abril, 2022

A pintura e o desenho são duas das mais antigas expressões da humanidade que dão conta do cotidiano de nossos ancestrais. Atualmente, vários estudos têm demonstrado os benefícios do desenho para as crianças. Portanto, essa atividade artística espontânea representa um marco no desenvolvimento do seu filho.

Dessa forma, especialistas indicam que é ideal que cada criança tenha algum contato com essa forma de manifestação e expressão desde cedo, sejam simples rabiscos ou formas incipientes reconhecíveis.

E você está esperando o que para desenhar seu filho? Lembre-se de que quanto mais você pinta, mais um melhor desenvolvimento é garantido. Os benefícios do desenho para as crianças são muitos e podem ser expressos em diversas áreas como motora, intelectual, emocional, entre outras.

O desenho para as crianças

Essa atividade lúdica tem a inestimável capacidade de potencializar as habilidades dos pequenos ao mesmo tempo que ajuda a desenvolver sua personalidade, além de facilitar a projeção do mundo interior do seu filho ao colocar em jogo funções neuropsíquicas complexas.

Especialistas afirmam que a pintura melhora a motricidade fina e a escrita das crianças, que por meio desse passatempo também desenvolvem sua criatividade e aumentam sua autoconfiança. Outro dos grandes benefícios do desenho para as crianças é a expressão de sentimentos, emoções e sensações.

Motive seu filho a pintar, porque esse hobby não apenas diverte e aprimora tanto sua fantasia quanto sua tendência criativa, mas também melhora aspectos de seu desenvolvimento. Em termos físicos, aperfeiçoa suas habilidades manuais que lhe permitem manipular pequenos objetos e aguçar sua noção de espaço.

Emocionalmente, desenhar crianças produz grande satisfação e reforça a autoestima das crianças, ao mesmo tempo que permite canalizar o seu estado de espírito de forma positiva, mesmo que não tenham consciência nem sejam capaz exteriorizá-lo oralmente.

Desenho para as crianças: materiais adequados

Existem várias técnicas e materiais para que qualquer criança possa desfrutar plenamente da experiência enriquecedora do desenho e da arte infantil, pois não se trata apenas de usar elementos convencionais como lápis e cores.

É conveniente, na medida do possível, recorrer a objetos que ofereçam texturas diferentes, como tinta misturada com farinha ou sal, giz com água, gelatina ou açúcar. Todas essas são excelentes ferramentas para fazer verdadeiras obras de arte.

Materias para o desenho das crianças.

Atenção! Para evitar qualquer tipo de contratempo, forneça à criança os utensílios e materiais mais adequados para sua idade. Ofereça a ela um pedaço de papel ou um quadro-negro para pintar, de preferência de cor clara, para que ela possa distinguir suas linhas.

Evite também dar folhas A4 ou cadernos, preferindo folhas maiores que permitam fazer grandes voltas com os braços. Outras boas ideias são colocar um rodapé de papel lavável no quarto ou comprar um grande quadro-negro se a criança gosta de pintar em pé e para que tenha mais liberdade de movimento.

Em relação às cores, é conveniente comprar tinta a dedo, canetinhas grossas e giz de cera curto e grosso. Certifique-se sempre de escolher materiais não tóxicos, laváveis e infantis.

Benefícios do desenho para as crianças

Promover os benefícios do desenho nas crianças é importante porque implica dotá-las de uma ferramenta que aumenta a sua capacidade de funcionamento social. A pintura também estimula a criatividade e a sensibilidade dos pequenos.

Além disso, outros benefícios do desenho são a redução da ansiedade, dos medos e das expectativas, a expressão de preocupações e emoções e o desenvolvimento de preferências e perfis artísticos.

  • Incentive a comunicação. A arte nos humaniza e nos ajuda a nos comunicar numa linguagem diferente e pessoal. Esse é um grande benefício, especialmente para crianças tímidas, autistas ou com certas deficiências. É, portanto, um excelente meio de comunicação e expressão, no qual as habilidades verbais não interferem.
  • Melhora as habilidades motoras. Embora possa parecer um exagero, segurar um lápis ou manusear um pincel ajuda a regular os movimentos das mãos e estimular as conexões cerebrais. Por isso falamos dos benefícios que o desenho traz para a motricidade fina. Até por essa mesma razão se diz que a pintura prepara a criança para realizar com facilidade algumas tarefas tão importantes quanto a escrita.
f5364829c79ea8b6011e86cd3acc3706
  • Ajuda a desenvolver a individualidade e aumenta a autoestima. É um ambiente não competitivo e descontraído no qual a criança desfruta de suas realizações pessoais. É por isso que o desenho é de grande importância para crianças com problemas de codependência e traumas. Quando uma criança aprende a pintar, ela se sente bem consigo mesma e, não podendo ser rotulada como boa ou má ou rotulada como vencedora ou perdedora, não se sente exposta a sentimentos de frustração.
  • Relaxamento, serenidade e tranquilidade. Através da pintura, os pequenos podem desabafar seus sentimentos, materializar suas emoções no papel. Portanto, cada sentimento será expresso através de cores e formas diferentes, através de um processo prazeroso.
  • Aprender a apreciar a arte. Se a criança se acostumar com essa linguagem visual, poderá interpretar o trabalho dos outros, além de despertar seu desejo por aprender mais sobre a arte em geral. Praticar, entender e falar sobre arte permitirá que a criança seja o destinatário desse tipo de comunicação.
  • Mais diversão. Por meio dessa forma de expressão, as crianças criam novos mundos, descobrem como as cores são formadas, desenvolvem um espaço onde tudo é possível. Através do desenho, a criança ri, socializa, aprende, aprecia a natureza e se apaixona por algo saudável.
  • Serve como terapia. A pintura é uma atividade individual onde reina um mundo próprio, pois a estimulação da parte criativa permite o isolamento positivo da realidade, gerando um descanso mental que reduz o estresse e produz sentimentos de felicidade e relaxamento. Por isso, especialistas no assunto recomendam essa atividade para crianças com problemas de agressividade e nervosismo, já que a pintura é usada com sucesso como terapia para síndromes como o autismo.
  • Promove atenção, concentração e cura. Quem passa várias horas pintando, atinge um estado de concentração muito acentuado, durante o qual apaga o ambiente e perde a noção do tempo esquecendo o cansaço ou a dor física. Isso é o que é conhecido como estado de concentração Alfa, onde uma parte do cérebro fica consciente e a outra traz o inconsciente.
  • Proporciona saúde mental. A pintura distrai a criança de seus problemas, transformando a angústia em algo belo, permitindo identificar os sentimentos e aumentar a capacidade expressiva. Isso é muito benéfico e catártico para crianças nervosas ou com problemas mentais, ou para quem está passando por um desequilíbrio emocional ou sentimental.
  • Estimula a atividade cerebral. O desenho estimula os dois hemisférios do cérebro: o esquerdo envolve o lado lógico racional, enquanto o direito explora nossa criatividade e emoções. Dessa forma, essa atividade combate doenças como o Alzheimer e fortalece a imaginação.

Você notou todos os benefícios do desenho em crianças? O que você está esperando para dar ao seu filho lápis de cor e um pedaço de papel? Então, seja para saúde, lazer ou um objetivo pessoal, vamos pintar!

This might interest you...
O que os desenhos das crianças podem revelar?
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
O que os desenhos das crianças podem revelar?

Os desenhos das crianças são uma boa amostra de informações sobre muitos aspectos da vida infantil. Você sabe o que eles podem revelar? Descubra aq...