5 trabalhos manuais com pintura a dedo

Pintar com as mãos é uma forma de se ligar mais às suas criações. Portanto, apresentamos cinco ideias para que você possa colocá-las em prática em casa.
5 trabalhos manuais com pintura a dedo

Última atualização: 28 Outubro, 2021

A pintura a dedo é uma das melhores maneiras de desenvolver a criatividade das crianças. Por isso, convidamos você a experimentar essa atividade em família, passando mais tempo juntos, se divertindo e estimulando o aprendizado dos pequenos.

Apresentamos cinco ideias originais para reproduzir ao seu gosto e imaginação. Vamos lá?

O poder dos dedos e da tinta

Como bem descrito por um estudo realizado pela Universidade Técnica de Ambato, a pintura a dedo favorece o desenvolvimento da inteligência e da coordenação motora fina nas crianças. Em consonância, propomos as seguintes opções para inspirar você e seu filho.

bebê pinta com as mãos pintando com os dedos

1. Abacaxi

A primeira opção é muito simples, pois você só precisa de tintas verde, amarela e marrom.

Primeiro, pinte a fruta com manchas amarelas e marrons com o dedo. Em seguida, use o verde para fazer as folhas que se destacam acima da fruta.

Uma das vantagens dessa pintura é que pode ajudar a transmitir a importância de comer frutas e vegetais, de uma forma simples e divertida. Além do mais, recomendamos que você dê asas à imaginação e ouse fazer outras frutas: maçãs, peras, laranjas ou cerejas.

2. Ovelha

Criar um rebanho de ovelhas é outra ideia educacional que permite que você transmita ao seu filho o respeito pela natureza e pelos animais. Com certeza vocês vão adorar pintar esses animais, e é uma alternativa perfeita para decorar cartões de Natal.

Materiais

  • Papelão da cor que você quiser, mas o ideal é optar por tons pastéis, pois permitem ver melhor a pintura.
  • Tesoura.
  • Cola.
  • Tinta branca.
  • Velcro.

Passo a passo

  • A primeira coisa que você deve fazer é desenhar o corpo do animal no papelão colorido. Para isso, molhe o dedo indicador do seu filho com tinta branca e simule a lã com suas pequenas digitais.
  • Quando o corpo estiver pronto, desenhe e corte quatro patas, a cabeça e a cauda. Use o velcro para colar as partes do corpo.
  • Desenhe dois olhos em outro cartão e recorte-os. Em seguida, cole-os nas ovelhas.

Por fim, você pode fazer uma dedicatória com letras desenhadas à mão, com os restos de tinta que sobraram.

3. Vasos com flores

Essa é uma opção ideal e original para acolher a chegada da primavera. Os vasos de flores trazem alegria para a casa!

Para fazer essa pintura, molhe a parte superior do pé da criança com tinta e apoie em um pedaço de papel. Isso será usado para fazer as pétalas da flor. Depois, com os dedos, faça o caule das plantas.

Se quiser colocá-las em um vaso, pegue outro cartão marrom, desenhe o vaso e cole sob as flores. Sugerimos que cole os desenhos nas janelas para que possam ser vistos de fora de casa ou decore as paredes do quarto do bebê com eles.

4. Pintinhos, um dos trabalhos manuais de pintura a dedo que os pequenos vão adorar

Para fazer alguns pintinhos, basta molhar a palma da mão da criança com tinta amarela e carimbar em uma cartolina branca. Em seguida, pinte o bico, o olho e uma pequena crista. Desenhe duas patas e voilà!

Você também pode aproveitar a palma da sua mão para fazer a galinha junto com o pintinho na mesma criação.

5. Barco ao pôr do sol

Se você quiser fazer uma paisagem em um tom realista, mas com as pegadas dos pequenos, confira como fazer esse barco ao pôr do sol.

Materiais

  • Cartolina branca.
  • Tinta azul, vermelha e amarela.

Passo a passo

  • A primeira coisa a fazer no barco é molhar a sola do pé da criança com tinta vermelha. Na horizontal, estampe a pegada no cartão branco, para simular o barco.
  • Em seguida, use o azul para desenhar as velas e as ondas que movem o barco.
  • Por fim, feche o punho da criança e molhe a lateral de sua mão com o amarelo. Carimbe a pegada no topo do barco e finalize com alguns pequenos raios, para simular o sol.

Trabalhos manuais com pintura a dedo: mãos à obra!

Os artesanatos feitos com as mãos criam um vínculo especial entre o artista e a pintura :

“O pincel se torna um instrumento que permite o processo criativo, para que fluam sentimentos bons e ruins. Quando uma criança pinta, os dois lados do cérebro estão envolvidos, e isso fortalece a conexão entre ambos os hemisférios.”

-RJ Painted Street-

Fazer essas criações com as pegadas do seu filho permite que você tenha uma memória inesquecível que vai durar ao longo do tempo. Claro, tenha cuidado com pinturas e vigie seu filho o tempo todo.

Pode interessar a você...
Por que pintar é um bom passatempo?
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Por que pintar é um bom passatempo?

Desde pequenas, as crianças gostam de pintar. Por volta do primeiro ano de vida, elas descobrem que se trata de um bom passatempo. Saiba tudo aqui!