11 erros dos pais no desenvolvimento da fala das crianças

Na maioria das vezes os pais influenciam positivamente o desenvolvimento da linguagem das crianças. No entanto, em outras vezes eles são os causadores de atrasos na fala.
11 erros dos pais no desenvolvimento da fala das crianças

Última atualização: 14 março, 2022

Sem saber, nós pais cometemos uma série de erros que depois afetam nossos pequenos. Especificamente, essas falhas estão relacionadas à evolução das crianças. Nesse sentido, queremos informar os principais erros que os pais cometem no desenvolvimento da fala das crianças.

Tenha em mente, antes de tudo, que os bebês aprendem a falar ao longo dos primeiros dois anos de vida.

Erros dos pais no desenvolvimento da fala das crianças

Vamos ver alguns erros no desenvolvimento da fala que estamos inadvertidamente promovendo nas crianças. Na realidade, são facilmente corrigíveis. Anote.

1.- Não repita o que a criança fala errado

Muitas vezes tendemos a repetir as palavras que as crianças dizem, mesmo que elas as pronunciem incorretamente. Isso é um erro. O dever do pai é corrigir o filho para que ele aprenda a pronúncia correta de cada palavra.

2.- Não acrescente ao vocabulário palavras que seus filhos pronunciam incorretamente

Embora pareça óbvio, muitos pais acham fofinho e acabam usando essa palavra. Contudo, você não deve repeti-la ou incorporá-la em seu vocabulário, ou a criança não saberá que está errada.

3.- Não use diminutivos

Tente usar o mínimo possível de diminutivos. Lembre-se de que, mesmo se você falar com uma criança, nem tudo precisa terminar em -inho ou -inha.

As crianças devem aprender a se comunicar corretamente sem erros.

4.- Fale com a criança como se ela fosse um adulto

Em relação à construção gramatical, converse com a criança como se ela fosse um adulto. As construções das frases devem ser as mesmas e fazer sentido. Dessa forma, ela também aprenderá a construir as frases corretamente.

5.- Ensine seu filho a vocalizar

Ensinar seu filho a vocalizar não exigirá muito. Você só precisa ter em mente que é melhor que ele veja você falar. Se você falar com ele cara a cara, ele verá como você articula as palavras quando fala. Dessa forma, aprenderá os movimentos que devem ser feitos para pronunciar corretamente.

6.- Fale apenas com as palavras certas

Em nenhum caso fale usando palavras estranhas que não estejam corretas. Embora existam muitos pais que inventam palavras, é melhor falar corretamente. Por exemplo, não chame a mamadeira de tetê. Para que seus filhos falem corretamente, será essencial que você faça o mesmo.

7.- Deixe seu filho se explicar

Ninguém gosta de ser interrompido durante uma explicação, então não faça isso com seu filho. Não queira antecipar o que ele quer explicar para você. Tenha em mente que as crianças muitas vezes gaguejam. Elas fazem isso porque estão tentando se expressar com as palavras certas. Não tenha pressa para que seu filho termine sua explicação e não o interrompa. Deixe-o falar e não o condicione.

8.- Incentive-o a se explicar com palavras e não com gestos

É importante que seu filho se explique com palavras e não use gestos. As crianças costumam usar muito a linguagem não verbal, mas essa não é a opção mais adequada. Mesmo que elas apontem para objetos quando quiserem pegar algo, incentive-as a pedir usando palavras.

É aconselhável ensinar as crianças a falar corretamente desde cedo.

9.- Tente não dar chupeta

A chupeta tem sua função, mas se a criança já começou a falar, é melhor que não a use. Pense que será apenas um obstáculo que a impedirá de dizer suas primeiras palavras. A chupeta não vai ajudá-la a se explicarem como deveria, nem a vocalizar ou ser compreendida.

10.- Cada criança tem seu próprio ritmo

Nem todas as crianças começam a falar no mesmo ritmo. Algumas começam mais cedo e outras mais tarde. Isso porque cada uma segue um processo diferente. No entanto, se depois de dois anos a criança não for capaz de dizer palavras isoladas, procure um fonoaudiólogo. Ela pode ter um atraso na fala e isso precisa ser tratado.

11.- Seu papel é fundamental

No processo que ocorre no desenvolvimento da linguagem da criança, seu papel é fundamental. Como pais, esse papel deve ser ativo. Isso porque, caso contrário, você mesmo pode estar desencadeando um atraso na aquisição da fala ou simplesmente promovendo maus hábitos na criança. Agora você já conhece alguns dos erros mais clássicos no desenvolvimento da fala infantil. Então a solução está em suas mãos.

This might interest you...
Comunicação: sobre o que eu posso falar com o meu filho?
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Comunicação: sobre o que eu posso falar com o meu filho?

A comunicação entre pais e filhos é fundamental, além de servir para manter uma relação familiar harmônica, ajuda a garantir o bom desenvolvimento ...