Benefícios dos cursos de fotografia para crianças

4 de julho de 2019
Capturar uma imagem vai muito além do que pode ser percebido à primeira vista: é algo que reflete um interesse, uma motivação e a atenção que é dada a uma história, a uma realidade específica.

A fotografia é uma arte que envolve um grande exercício de criatividade e que vale a pena ser aproveitada. No caso das crianças, essa forma de expressão é uma oportunidade para estimular a capacidade de observação e análise, pouco a pouco. Certamente, tudo vai depender da idade delas.

As crianças têm uma grande curiosidade pelo mundo, por isso é conveniente explorar o seu potencial através das formas de expressão artística. Simplesmente por não verem as coisas a partir de um ponto de vista meramente perceptivo, as crianças já poderão desenvolver as suas habilidades cognitivas.

A fotografia permite que elas expressem sentimentos e pensamentos sobre a realidade. Ao mesmo tempo, as ajuda a estabelecer uma conexão mais profunda com o ambiente ao redor.

De fato, uma vez que começarem a fotografar outras pessoas, elas terão a oportunidade de abordar e interagir com as pessoas a partir de um ponto de vista muito mais rico, em um nível perceptivo.

Benefícios da fotografia

Benefícios da fotografia

Da mesma forma que outras atividades artísticas, a fotografia permite que as crianças se expressem livremente. É um exercício de criatividade que permite até mesmo que elas se conheçam melhor. Assim, ao olhar para a foto de uma paisagem, por exemplo, elas podem fazer uma reflexão sobre o motivo por trás da foto.

Do ponto de vista pessoal

  • Melhora a capacidade de observação. A criança será encorajada a observar o seu objetivo a partir de diferentes ângulos e, assim, capturar a imagem a partir do melhor plano.
  • Expande o horizonte. A visualização é a melhor maneira de capturar uma boa imagem. Fazer uma pausa, observar bem e experimentar a partir de diferentes abordagens vai ajudar a tornar o resultado final impressionante.
  • Amplia a perspectiva ao buscar capturar imagens que dão uma sensação tridimensional.
  • Estimula a imaginação e, por consequência, a criatividade. Não é questão apenas de tirar uma foto, mas sim de colocar a imagem em um lugar harmônico e que chame a atenção.
  • Favorece um bom controle do tempo. A criança vai aprender a tomar o tempo necessário para obter um bom resultado, mas também a não exagerar se quiser aproveitar a luz para fazer outras fotos e atividades.

Do ponto de vista social

  • Melhora a interação social. Uma das habilidades que um bom fotógrafo deve dominar é a de ser empático. Assim, praticar a fotografia vai fornecer à criança as habilidades sociais para interagir com o ambiente com respeito e tranquilidade.
  • Proporciona maior facilidade de adaptação. O fotógrafo deve se ajustar ao ambiente, já que nem sempre um cenário preparado para uma sessão de fotos estará disponível. Ou seja, haverá momentos em que terá que se adaptar ao ambiente ao seu alcance.
    • Assim, são esses desafios que vão despertar na criança a capacidade de se adaptar a qualquer circunstância ou imprevisto.

Quando se deve aprender a fotografar?

Não há um momento específico para aprender a fotografar. Entretanto, se a criança sentir atração e curiosidade pelas câmeras, é possível aproveitar a oportunidade para ensinar os princípios rudimentares da fotografia.

No entanto, a partir dos 10-12 anos de idade, elas já podem ser matriculadas em um curso de fotografia para pessoas da sua idade. Dessa forma, vão explorar a arte de uma maneira apropriada para as suas habilidades.

Porém, não é aconselhável inscrever a criança em um curso de fotografia profissional, nem comprar a câmera mais cara desde o primeiro momento.

No início, o mais conveniente é permitir que ela use uma câmera simples, pequena e fácil de manipular para que se sinta confortável. Com o tempo, os instrumentos podem ser melhorados. Um passo de cada vez.

Quando se deve aprender a fotografar

Recomendações para os pais

É importante valorizar as fotografias da criança e incentivá-la a revelá-las, É claro, desde que isso seja financeiramente possível.

Elas também podem ser incentivadas a criar uma pasta no computador e fazer apresentações caseiras com slides. Principalmente se quiserem compartilhar as suas obras e falar sobre as histórias por trás de cada uma delas.

Por outro lado, é necessário lembrar-lhes que o fundamental é que elas sejam elas mesmas. Assim, não terão medo de experimentar dentro desse campo.

No começo, elas vão aprender enquanto brincam com a câmera. Mas com o passar do tempo, se pedirmos que tirem uma foto da família ou simplesmente as motivarmos a continuar explorando essa habilidade, elas serão mais cuidadosas.

Em suma, aprender a fotografar é uma atividade muito divertida que pode se tornar um dos hobbies ou ainda a vocação da criança no futuro.