A importância da educação no trânsito para crianças

5 de outubro de 2019
As vantagens da realização de ações de educação no trânsito para crianças já foram demonstradas. Além de evitar acidentes e situações indesejáveis, as crianças aprenderão a conviver melhor em sociedade.

A educação no trânsito é essencial quando se trata de evitar acidentes de trânsito. Um grande número deles ocorre devido à imprudência ou ao desconhecimento das leis. Por isso, é essencial educar as crianças nessa área.

As crianças que recebem educação no trânsito não somente terão menor probabilidade de sofrer algum tipo de acidente, como também se tornarão adultos responsáveis e com conhecimento das leis. Dessa forma, elas serão, portanto, motoristas, pedestres, ciclistas e passageiros mais conscientes e cautelosos.

Mas quem é o responsável por ensinar a educação no trânsito para as crianças? Muitas vezes, os pais pensam que outras pessoas vão fazer isso ou que a escola cuidará do assunto. É preferível não esperar que isso aconteça, já que a educação no trânsito para crianças também é responsabilidade dos pais, principalmente através do exemplo.

A seguir, veremos alguns elementos para entender a importância da educação no trânsito para crianças e adolescentes.

Por que a educação no trânsito para crianças é importante?

As crianças, principalmente quando são pequenas, usam as vias públicas como pedestres ou passageiros sempre acompanhadas pelos pais ou por um adulto responsável.

Tanto pais quanto educadores devem incentivar as crianças a terem atitudes que gerem uma consciência de cidadania, para que elas possam desenvolver um comportamento responsável no trânsito.

a educação no trânsito para crianças 

Essa educação no trânsito ajudará as crianças a aprender regras de convivência e diretrizes adequadas para uma mobilidade mais segura.

Além disso, elas também saberão quais são as possíveis consequências de fazer as coisas de forma incorreta e quais são as vantagens de fazê-las da forma adequada. Isso, sem dúvida, determinará o seu comportamento no futuro.

É importante ter em mente que as crianças, por causa de sua pouca idade, ainda não estão com suas habilidades de raciocínio ou de percepção sensível bem desenvolvidas. Da mesma forma, a psicomotricidade está em desenvolvimento e elas nem sempre são capazes de tomar decisões diante de possíveis problemas que possam ter no trânsito.

Os adultos, então, são responsáveis não apenas por acompanhá-las para garantir a sua segurança, mas também por ensiná-las as regras básicas através de instruções e indicações, especialmente através do exemplo. Assim, as crianças vão gradualmente adquirir o conhecimento necessário para um comportamento adequado no trânsito.

O que é a educação no trânsito para crianças?

A educação no trânsito para crianças não consiste apenas em ensinar as leis e placas de trânsito ou a ser bons motoristas. É necessário incluir outros aspectos do desenvolvimento evolutivo infantil.

O conteúdo sobre o trânsito deve ser integrado na rotina diária das crianças, da mesma forma que fazemos ao ensiná-las a se vestir ou a fazer a higiene pessoal. Dessa forma, a segurança será maior e os acidentes de trânsito serão reduzidos.

Além de informações sobre placas e comportamento, a educação no trânsito para crianças deve incluir educação em valores como respeito, responsabilidade, espaço compartilhado, etc.

Trata-se de ensinar às crianças as práticas e os hábitos relacionados ao cuidado e à proteção das pessoas que utilizam as vias públicas. Quando esses hábitos são aprendidos desde cedo, isso ajuda a evitar acidentes.

importância da educação no trânsito para crianças

Como ensinar as crianças?

Há algumas coisas simples que os pais podem incluir no dia a dia com seus filhos para complementar a educação no trânsito recebida na escola.

Uma delas é, por exemplo, ensiná-las a sempre olhar antes de atravessar a rua, mesmo que estejam andando de mãos dadas com um adulto. É importante que elas tenham o hábito de olhar para os dois lados antes de atravessar.

Também é muito útil ensinar que devemos procurar, na medida do possível, uma faixa de pedestres para atravessar a rua. Da mesma forma, devemos explicar que nunca devemos atravessar com o sinal vermelho, mesmo que não haja carros por perto.

Se as crianças andam de bicicleta, é importante ensinar que elas sempre devem usar capacete e andar em locais seguros.

É importantíssimo ensinar que devemos procurar, na medida do possível, uma faixa de pedestres para atravessar a rua.

Quando estiver com as crianças na rua ou no carro, você pode mostrar e explicar as diferentes placas de trânsito para que se familiarizem com elas. Existem também alguns aplicativos que podem ajudar os pais nessa tarefa.

Por fim, um comportamento responsável no trânsito por parte dos pais será a melhor maneira de ensinar as crianças através do exemplo.