Os mais eficazes sistemas de Ensino Médio

18 Abril, 2020
Já sabemos quais são os países que desenvolveram os sistemas de Ensino Médio mais eficazes de acordo com a classificação anual do Fórum Econômico Mundial.

Quais você acha que são os melhores sistemas de Ensino Médio do mundo? O finlandês é muito famoso, mas ele realmente é o mais positivo para essa segunda fase da formação das crianças?

Fórum Econômico Mundial fornece um relatório anual de Competitividade Global no qual, além de avaliar as economias de centenas de países, também analisa o seu sistema educacional, tanto primário quanto secundário e universitário.

Os melhores sistemas de Ensino Médio do mundo

No ranking elaborado por essa organização mundial, encontramos países muito diferentes uns dos outros. No entanto, todos eles têm algo em comum: um firme compromisso com a educação dos seus jovens.

Alguns estão trabalhando nisso há várias décadas, enquanto outros entraram para o ranking nos últimos anos. Seja como for, todos têm a certeza de que o futuro de sua nação passa por uma educação firme, adequada e de alto nível.

Japão

Ocupa um dos lugares de maior destaque graças às altas capacidades demonstradas pelos seus alunos nas áreas de ciências, matemática e alfabetização, de acordo com as escalas da OCDE. Os estudantes passam três anos no Ensino Médio não obrigatório, mas com 98% de matriculados, antes de escolher uma faculdade.

Aula de marcenaria em um dos sistemas de Ensino Médio mais eficazes

Barbados

É surpreendente a inclusão desse pequeno país, que atingiu um nível de alfabetização de 98%. O Ensino Médio se estende entre os 11 e os 18 anos e as escolas são estatais.

Nova Zelândia, um dos melhores sistemas de Ensino Médio

O bom trabalho de formação na Oceania levou a Nova Zelândia a uma das primeiras posições. As escolas de Ensino Médio estatais formam 85% dos alunos. E há também escolas de parcerias público-privadas e as completamente privadas.

Estônia

Outro dos países que mais melhoraram. Mantém uma lei educacional desde 1992 e aloca 4% do PIB para esse aspecto. Baseia-se na criação de condições para o desenvolvimento da personalidade e no respeito pelas minorias étnicas, juntamente com a preservação da natureza e dos valores da cidadania.

Irlanda

A maioria das escolas irlandesas de Ensino Médio é particular, porém elas são financiadas pelo Estado. Também são promovidas as instituições profissionalizantes e inclusivas. O estado destina 15% do seu PIB para a educação.

Catar

O Catar se tornou um agente importante em nível mundial no campo da inovação educacional. Nos últimos anos, foram implementados novos projetos de alfabetização e pesquisa universitária de alto nível.

Além disso, os seus padrões educacionais foram elevados e foi criado o programa Visão 2030 para criar um país autossuficiente por meio de escolas financiadas pelo governo que oferecem formação gratuita.

A Holanda, outro dos melhores sistemas de Ensino Médio

É outro país comprometido com o Ensino Médio de qualidade. Lidera o bem-estar educacional, de acordo com dados do UNICEF, e as suas escolas não relatam pressão e estresse entre os alunos. A formação é dividida entre escolas estatais neutras e escolas religiosas. Há apenas um pequeno número de escolas particulares.

Cingapura

O sistema educacional de Cingapura obtém pontuações muito altas todos os anos nas provas do relatório PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes). O desempenho dos alunos nas diferentes disciplinas computadas é alto, mas eles estão sob grande pressão.

Menina pensando sobre os sistemas de Ensino Médio mais eficazes

Bélgica

Oferece formação em quatro tipos de escolas de Ensino Médio. Por um lado, existem as gerais, mas também as técnicas, as profissionalizantes e, por fim, as de arte. Esse país possui um sistema educacional muito comprometido, já que isso é uma prioridade para eles, com um orçamento anual tanto em nível estadual quanto regional.

Suíça

O Ensino Médio na Suíça é basicamente público, exceto por 5% dos alunos que frequentam escolas particulares. Oferece formação em vários idiomas, dependendo da região, uma vez que, de acordo com a região do país, o idioma principal pode ser o alemão, o francês e até mesmo o italiano. Além disso, os alunos são separados de acordo com as habilidades e os talentos demonstrados.

Finlândia, o melhor sistema de Ensino Médio

O primeiro lugar em todos os tipos de classificações sobre os sistemas de Ensino Médio, Primário e até mesmo Universitário geralmente é da Finlândia. O seu sistema é famoso por evitar classificações e faixas independentemente da capacidade de seus alunos, pois todos aprendem nas mesmas classes.

É por isso que a diferença entre alunos fortes e fracos foi reduzida ao máximo. Além disso, o sistema também é famoso pelas poucas tarefas pedidas e porque força as crianças a fazer uma prova obrigatória aos 16 anos e um pouco mais.

Atualmente, esses são os sistemas de Ensino Médio que são considerados os mais eficazes do mundo. Qual você achou mais atraente e interessante?